ELEANOR OLIPHANT IS COMPLETELY FINE [GAIL HONEYMAN]

*esta publicação inclui links de afiliados*
"Eleanor Oliphant is Completely Fine" - Gail Honeyman
Eleanor Oliphant is Completely Fine. A sério. Acreditem! A Eleanor Oliphant está muito bem! Por que raio não havia de estar? Eleanor Oliphant tem 30 anos e uma vida perfeitamente normal: trabalha há 9 anos num escritório e tem uma rotina que inclui pouco mais do que casa, trabalho, vodka e refeições pré-feitas, além da conversa semanal com a mãe. É um tanto excêntrica e não é a pessoa com maior facilidade em ter interacções sociais de sucesso. Mas está tudo bem... até porque Eleanor não sabe que a vida pode ser mais do que isto. Tudo começa a mudar quando ela e Raymond, o informático do escritório, socorrem Sammy, um velhote que se sente mal na rua. Não só o evento abala a rotina de Eleanor, mas também a obriga a começar a interagir com mais pessoas.

Eleanor Oliphant is Completely Fine é um livro que mexe connosco e nos transmite várias emoções. Inicialmente, Eleanor parece difícil de compreender e várias das suas atitudes são inusitadas o suficiente para nos colocar um sorriso na cara. Depois vamos tendo pistas sobre a vida dela e percebemos que ela é muito inteligente e houve, certamente, algo no passado que ficou por resolver. Num livro que fala de trauma, depressão e solidão, aquilo que mais me impressionou em toda a trama é o facto de haver momentos para tudo: para rir, para chorar, para pensar. Sentimos muito durante o livro, à medida que compreendemos melhor a história de Eleanor.

Apesar do sentido de humor, não deixa de ser um livro triste. Quando a Eleanor fica feliz ao perceber que tem um amigo eu tive vontade de chorar e abraçar o livro, com esperança de que o abraço chegasse a ela. Não é o típico romance em que a pessoa solitária se apaixona por outra e tudo fica bem e eu gostei disso. Gostei de ver aquela amizade formar-se e acho que foi ainda mais importante que tenha acontecido assim. Também nem tudo na vida passada de Eleanor é um mistério até ao final. As várias pistas que são deixadas ao longo do livro permitem-nos ir construindo um mapa mental daquilo que terá acontecido. Diz-se por aí que a Reese Witherspoon está a trabalhar na produção da adaptação cinematográfica do livro e tudo!

Com o título traduzido para A Educação de Eleanor, este livro foi a minha escolha para aproveitar os descontos do Dia do Livro, em Abril, e li-o logo uns dias depois. Apesar de só estares a ler isto em Junho, escrevi isto mal terminei o livro, para poder falar de tudo, sem esquecimentos. É um livro que tanto parte como aquece o coração e gostei muito de o ler. Todos os pormenores extravagantes da Eleanor tornam-na ainda mais especial no final e acho que só isso vale a pena.


*Comprar*
Book Depository: Livro em inglês


Título Original: Eleanor Oliphant is Completely Fine
Título em Português: A Educação de Eleanor
Autora: Gail Honeyman
Edição: 2017


2 Theories So Far

  1. A minha vontade de ler este livro já era muita e acabou por aumentar *-*

    ResponderEliminar
  2. Eu li o livro inglês e também adorei! Também como tu, ri, chorei e pensei muito com este livro. É mesmo muito bom

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.