TBC: FÚRIA DIVINA [JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS]

*esta publicação inclui links de afiliados*
The Bibliophile Club: Fúria Divina - José Rodrigues dos Santos
De tudo o que já li de José Rodrigues dos Santos, tanto ficção como não-ficção, o Fúria Divina sempre foi um dos meus preferidos. Em ficção é mesmo aquele de que mais gosto. Li-o durante o secundário e acabei por comprar um exemplar numa feira do livro organizada na escola. Agora que o reli não gostei tanto como me lembrava de ter gostado, mas já lá vamos. Fúria Divina é o quarto livro da saga de Tomás Noronha mas não acho obrigatório ler os anteriores para ler este. Neste livro o historiador, criptanalista e professor Tomás Noronha é chamado pela CIA para ajudar a decifrar uma mensagem da Al-Qaeda, visto que Tomás também tem conhecimentos sobre o Islão e sabe falar árabe.

Além de o género ser semelhante, também a estrutura dos livros de José Rodrigues dos Santos lembra os livros de Dan Brown, porque os capítulos são alternados. Neste caso, um capítulo foca-se em Tomás e o outro num rapaz muçulmano chamado Ahmed. Inicialmente não sabemos como é que as duas histórias se cruzam, até porque demoramos uns capítulos a perceber qual o espaço temporal em que ambas decorrem, mas depois percebemos rapidamente como é que tudo acontece.

Tal como disse, não gostei tanto do livro como me lembrava de ter gostado, o que não é algo necessariamente mau. No início houve alguns diálogos que achei pobres e em alguns momentos claro que comparava aquilo que ia lendo ao que já conheço de Dan Brown. É inevitável quando o estilo é tão semelhante. No entanto, não estou a dizer que afinal o livro não é bom — porque é e continuarei a achar que é dos melhores dele. O que acontece é que na altura em que o li pela primeira vez eu não tinha lido tantos livros como já li agora e, por isso, acho que há uma certa influência de tudo o resto que me faz perceber que sim, é bom, mas podia ser melhor.

Claro que importa dizer algo mais. Apesar de ser uma história de ficção, as informações históricas e religiosas são verdadeiras e isso ajuda-nos a compreender um bocadinho melhor o fundamentalismo islâmico e dá relevo à história, principalmente à de Ahmed. Os livros de ficção que conseguem explicar a realidade (ou parte dela, na verdade) acabam por ter um impacto diferente e este é um desses casos. O livro vale por isso mesmo: mesmo quando a história não está tão boa, tudo o resto que aprendemos é tão importante.


*Comprar*



Título: Fúria Divina
Autor: José Rodrigues dos Santos
Edição: 1.ª (2009)


The Bibliophile Club é um clube de leitura da autoria de Sónia Rodrigues, Carolayne Ramos e Sofia Costa Lima (euzinha). Para saberes mais sobre o clube clica aqui.

3 Theories So Far

  1. Acho que lhe vou dar uma oportunidade :)
    De José Rodrigues dos Santos apenas li A Vinda Num Sopro e adorei! Tenho que o reler

    ResponderEliminar
  2. Nunca li José Rodrigues dos Santos, mas espero ler em breve. Já me falaram muito bem dos seus livros. No entanto, ainda estou indecisa na escolha do primeiro livro que irei ler dele. Pelo menos este já me deixou curiosa :)

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.