LIVROS E LIBERDADE

Livros, Liberdade e Gratidão
Há uma certa harmonia curiosa em, na mesma semana, se comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e o Dia da Liberdade. Gosto de pensar nesta harmonia de datas porque os livros dão-nos liberdade e a liberdade deu-nos livros. Já li livros que seriam certamente proibidos se tivessem sido publicados noutra altura. Muitos, aliás, são proibidos em alguns países. E, de todas as coisas pelas quais estou agradecida ao 25 de Abril, hoje quero agradecer especialmente pelos livros. Por saber que posso ler o que quiser, em público ou em privado, que não vou ser presa por isso. Por saber que posso escrever sobre o que quiser que, em princípio, não vou presa por isso. Por todos os livros que nos falam da História, da Política, da Educação e nos ajudam a compreender melhor o passado. Por todos as histórias que só nasceram porque os autores tiveram liberdade de as escrever e partilhar. Estou grata pelos livros que a liberdade nos trouxe, nos traz e nos trará. Estou grata pela liberdade que esses livros nos trazem. Mesmo que hoje já seja 26 de Abril. Estou grata todos os dias.


6 Theories So Far

  1. Já não imagino o que seria de mim sem livros, são mesmo da melhor liberdade que existe. (:

    arrblogs.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Concordo! E, às vezes, tendemos a esquecer que nem todos os países do mundo dão a liberdade de lermos o que quisermos, muito menos em público. É bom ter consciência disso e, como tu afirmaste, sentirmo-nos gratas todos os dias :)

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  3. Há coincidências felizes, que nos enchem a alma graças a essa harmonia que mencionas. E é tão bom! Partilho dessa gratidão *-*

    ResponderEliminar
  4. Sou grata pelas mesmas razões! É bom ser-se livre no meio de livros *-*

    ResponderEliminar
  5. Sou tão grata pela liberdade e pelo nosso dia dos livros.

    ResponderEliminar
  6. Ora nem mais! Já se passaram 11 dias desde que partilhaste esta publicação e, ainda assim, é bastante relacionável o que expuseste! Temos mesmo que agradecer por tudo aquilo que temos, exatamente pela liberdade que conquistámos!

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.