TBC: STILL ALICE

*esta publicação inclui links de afiliados*
The Bibliophile Club: "Still Alice" - Lisa Genova
Vi o filme antes de saber que havia livro. Gostei tanto do filme na altura, há uns quatro anos, que comprei o livro depois, em segunda mão. O filme marcou-me e, apesar de na maior parte das vezes os livros serem melhores do que os filmes, esperava que o livro tivesse o mesmo impacto. Posso já dizer que entretanto revi o filme e achei uma adaptação até bastante boa, com apenas alguns pormenores que fizeram a diferença em relação ao livro. Tinha o filme tão presente na memória que, ao ler, conseguia facilmente ver as cenas correspondentes.

Still Alice é um livro de ficção sobre Alice Howland, uma professora doutora, que ensina Linguística na Universidade de Harvard. Aos 50 anos, depois de alguns esquecimentos e uma questão de desorientação, Alice é diagnosticada com a doença de Alzheimer, precoce. Começa por uma palavra e vai crescendo de uma forma impressionante: Alice passa a tarde a preparar uma aula e chega lá e não se lembra do tema que acabou de preparar; esquece-se de ir para uma conferência; esquece-se onde é a casa-de-banho da sua casa.

Apesar de ser ficção, é um livro forte. A história dá que pensar, sabem? E se fosse a minha mãe? E se fosse eu? Alice pensa muitas vezes que um dia pode esquecer quem são os filhos e quem é o marido, quem são as pessoas que ama, e isso deixa-a angustiada. A doença impede-a de ser quem era e ela teme tudo o que ainda lhe pode tirar. Com este livro torna-se impossível não pensar em como seria se fosse connosco.

Gostei muito do livro e talvez tenha gostado um bocadinho mais do filme pela forma impressionante como a Julianne Moore interpreta a Alice, mas recomendo ambos. O Still Alice foi a minha escolha para o mês de Março do The Bibliophile Club. O tema é um livro escrito por mulheres/sobre mulheres e foi uma boa opção.


Título Original: Still Alice
Título em português: O meu nome é Alice
Autora: Lisa Genova
Ano: 2007 (edição de 2015)


Comprar o livro:
Wook: Livro
Book Depository: Livro em inglês


The Bibliophile Club é um clube de leitura da autoria de Sónia Rodrigues, Carolayne Ramos e Sofia Costa Lima (euzinha). Para saberes mais sobre o clube clica aqui.

8 Theories So Far

  1. Nunca li o livro, mas o filme é maravilhoso. O que eu me fartei de chorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme também me fez chorar, mas o livro não. Acho que o factor visual mexeu mais comigo.

      Eliminar
  2. Já vi o filme há algum tempo e não me lembro de grande parte dos acontecimentos. No entanto, lembro-me que foi um filme que me deixou muito emocionada. Talvez esteja na altura de o rever e, quem sabe antes, ler o livro :)

    ResponderEliminar
  3. Quero muito ler o livro [e ver o filme]. A premissa chamou-me logo à atenção!

    ResponderEliminar
  4. Não li o livro, mas o filme é fantástico. É um tema, uma história tão forte. Como tu dizes, torna-se impossível não nos imaginarmos na pele dela ou alguém da nossa família...
    Beijinhos

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.