UMA DÚZIA DE LIVROS: EVERYTHING I NEVER TOLD YOU

*esta publicação inclui links de afiliados*
Uma Dúzia de Livros - "Everything I Never Told You", Celeste Ng
No Uma Dúzia de Livros de Fevereiro, a Rita desafiou-nos a ler um livro sobre famílias. Pensei em várias opções, mas acabei por decidir ler o Everything I Never Told You, da Celeste Ng. Quando li o Little Fires Everywhere senti alguma dificuldade em entrar no ritmo do livro, tal como contei aqui. Os capítulos eram longos, a narrativa parecia não avançar... no final gostei do livro, sim, mas sabia que ia começar o Everything I Never Told You um bocadinho de pé atrás, com algum receio de que também custasse ler no início. Aconteceu o contrário.

Lydia is dead. But they don't know this yet.
Este início do livro é um pontapé de saída excelente. A família Lee vive numa cidade pequena do Ohio, nos anos 70, e é bastante complexa: o pai, James, é descendente de chineses e o facto de ser diferente sempre o fez sentir que não pertencia aos lugares onde estava; a mãe, Marilyn, é loira, de olhos azuis, e foi contra vários preconceitos para casar com James. Juntos tiveram três filhos: Nath, Lydia e Hannah. Lydia é a filha preferida, sabem-no os pais, os irmãos e ela. Mas a pressão que colocam nela, que tem apenas 16 anos, é muito alta e no início sabemos logo que ela está morta. Foi encontrada num lago ali perto. Sem saberem o motivo, cada membro da família tenta lidar com segredos e sentimentos despertados por aquela morte repentina. Nath está convencido de que um vizinho, Jack, tem algo a ver com o acontecimento, mas nem tudo é tão simples quanto pode parecer.

Intercalando entre o presente e o passado, o narrador vai-nos contando como é que a família chegou àquele ponto, com todos os passos que levaram à trágica morte de Lydia e com a forma que cada membro da família encontra para tentar compreender e ultrapassar a perda de Lydia. Apesar de focar um tema sensível, achei que a autora respeitou muito esse tema e conseguiu contar a história de uma forma que nos deixa agarrados. Gostei muito do livro e no final acabei a sorrir. Embora o final seja triste e complexo, achei-o bonito e especial.



Título original: Everything I Never Told You
Título em português: Tudo o que Ficou por Dizer
Autor: Celeste Ng
Ano: 2014


Comprar o livro:
BookDepository: Livro versão 1 | Livro versão 2


Uma Dúzia de Livros é um projecto original da Rita da Nova. Podem saber mais aqui.


6 Theories So Far

  1. Tenho este livro há que tempos aqui em casa. Agora fiquei com vontade de o ler (bom, na verdade, li as primeiras 20 páginas e não avancei...). Mas tenho de lhe dar uma segunda oportunidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei bastante, acho que vale a pena dares essa nova oportunidade!

      Eliminar
  2. Fiquei com a pulga atrás da orelha! Parece ser interessante. A Celeste Ng é uma autora que já me desperta a curiosidade há algum tempo, em grande parte com a ajuda da Helena Magalhães e do clube dela. Mas agora fiquei ainda com mais vontade de a ler. Até ficava bem num certo mês para o nosso clube literário, não? Ahahahah

    Beijinhos,
    Sónia Rodrigues Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficava muito bem num certo mês, sim! 😂 Tens de ler! Dos dois dela este é o meu preferido.

      Eliminar
  3. Celeste Ng é uma das autoras que me desperta maior interesse, mas ainda não me aventurei na sua obra. Tenho que tratar disso! Este livro, em particular, deixou-me curiosa, não só pelo tema, mas por essa abordagem inicial. Acho que é sempre um risco, mas quando a narrativa é bem construída é impossível não nos envolvermos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A forma de ela envolver as pessoas na história é diferente do habitual, por isso acho que vais gostar!

      Eliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.