COMO ORGANIZO O KINDLE

Como organizo o Kindle
Sabem aquela pessoa que gosta de organizar tudo em pastas, dentro de pastas, com mais pastas ainda, para estar tudo acessível? Eu sou essa pessoa. No computador, tenho uma pasta onde junto várias pastas. Se por exemplo for uma pasta de fotografias, cada uma está dividida em anos e, depois, em meses. Yap. Sou dessas. No Kindle, durante muito tempo, as minhas pastas (que lá se chamam colecções) estavam mal organizadas, mas acabei por me dedicar a arrumar tudo de forma bonita e organizada.

A minha primeira forma de organizar era: tudo o que ainda não li fora de colecções, uma colecção com tudo o que li, excepto: 1Q84, Harry Potter e Rainbow Rowell. Estava a resultar mais ou menos, para ser sincera. Só que ter tudo o que já tinha lido no mesmo sítio estava a chatear-me. Então optei por criar colecções para os livros que já li e os livros que tenho por ler ou que estou a ler ficam fora de colecção até que estejam lidos. Como vão poder ver, no fundo de cada colecção aparece uma bolinha com o número de ebooks incluídos.
Como organizo o Kindle
O Kindle organiza a lista de colecções por ordem alfabética, por isso a primeira pasta é dedicada à trilogia 1Q84, do Haruki Murakami. Li-a no ano passado e logo na altura achei que fazia sentido separar trilogias/sagas. Ao lado tenho uma colecção dedicada a amostras. Penso que já comentei uma vez, mas na Amazon podemos ler uma amostra do ebook que queremos comprar. Essa amostra pode ser enviada para o nosso Kindle ou para a aplicação e inclui as primeiras páginas do livro. Quando terminamos a amostra, o Kindle dá-nos opção de comprar o ebook completo. Tenho várias, como podem ver, que quero ler para perceber se quero mesmo adicionar os livros à minha lista ou não.

Depois tenho mais uma trilogia, desta vez Anna and the French Kiss, da Stephanie Perkins. Já tenho estes ebooks há anos, por isso não podia deixá-los de fora do Kindle. Se tiverem curiosidade aqui está uma publicação sobre o primeiro livro, aqui sobre o segundo e aqui sobre o terceiro. Por baixo tenho mais três: uma dedicada aos livros de ficção (com uma excepção que já vou mostrar) que já li, outra para a saga Game of Thrones e, por fim, para a saga Harry Potter. De GoT só tenho um ebook, por enquanto, mas à medida que for comprando outros ebooks e avançando na saga é para lá que vão. De Harry Potter, apesar de ter quatro livros físicos, tenho os sete em versão digital há muito tempo. Quando é preciso um bocadinho de magia tenho sempre onde ir.
Como organizo o Kindle
A minha segunda página de colecções começa com a trilogia The Hunger Games, da Suzanne Collins, mas depois varia: tenho uma dedicada a ebooks de Marketing, outra de não-ficção e/ou biografias e ainda uma só para ebooks de escrita. Pelo meio, dediquei uma à Rainbow Rowell, porque no ano passado andava numa onda de ler tudo dela e queria tudo juntinho. Falta ler o Carry On. E tenho uma dedicada à minha trilogia queridinha, To All The Boys I've Loved Before, da Jenny Han.
Como organizo o Kindle
Por fim, a minha última colecção é dedicada a um público e não a um género: young adult. Leio muitos livros para este público e achei que fazia sentido juntar tudo numa colecção separada da colecção de ficção. A partir daqui tudo o que há são ebooks que ainda não li (o Our Story foi gratuito e é a minha aquisição mais recente, o do Bukowski custou 1 dólar e pouco, e o outro que está a 7% também foi gratuito, mas não sei se vou mantê-lo porque não achei assim tão interessante para o que queria.) e aqueles que estou a ler de momento (Sophia of Silicon Valley e Hopeless).



Criar colecções no Kindle é algo muito pessoal: há quem adore fazê-lo, há quem não ligue. Eu gosto. Acho que é mais fácil encontrar os livros e saber o que tenho por ler. As colecções que crio são as que fazem sentido para mim. De certeza que cada um teria colecções diferentes. De qualquer forma, espero que tenha sido uma publicação útil! Se ainda estão a ponderar a compra do Kindle, podem ler a minha review aqui ou ver o vídeo em que mostrei o Kindle e o que tinha lá (a organização estava um bocadinho diferente).


8 Theories So Far

  1. Cada vez mais tenho vontade de comprar um kindle, porque ultimamente tenho lido muito no pc e telemóvel. Só ainda não comprei, porque tenho medo de não me habituar e eles são um pouco caros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler no Kindle não se compara a ler no telemóvel e no computador! Os ecrãs são completamente diferentes. Mas percebo a questão do preço: aquilo que digo sempre é que se for para comprar têm de pensar se vão dar uso (para quem lê pouco acho que não vale a pena) e o melhor é andar sempre em cima de promoções.

      Eliminar
  2. Ultimamente também ando a pensar em investir num Kindle! (se bem que tenho um amor bem forte pelos livros físicos xD) O teu está muito bem organizado!
    Vou dar um saltinho à tua review sobre ele!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  3. No computador e no telemóvel também tenho tudo organizado por pastas, acho que é mais intuitivo e funcional. Por isso, se tivesse um kindle, seguiria o mesmo princípio :D
    Gostei de saber a forma como o teu está organizado

    ResponderEliminar
  4. Tenho um kindle mas não está assim tão organizado...mas é algo que vou fazer depois ver o teu post :)

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.