2018 | OS MAIS LIDOS

2018 - mais lidos do ano
Cá estamos novamente, naquela altura do ano em que vos revelo as publicações que tiveram mais destaque. Nos anos anteriores, mostrei-vos as mais lidas no geral do ano, este ano vou mostrar aquela que foi a publicação mais lida de cada mês. Isto só é um trabalho possível porque, na verdade, todos os meses vejo como correu a vida pelo blog. Vamos lá ver o que se destacou este ano?
5 livros para quem escreve
Comecei o ano com uma missão: partilhar mais sobre livros e sobre escrita. Acho que me tenho saído relativamente bem nessa missão e, para o provar, esta foi a publicação mais lida de Janeiro. Escolhi 5 livros que podem ser úteis a quem escreve, seja o que for que escrevam. Três deles são de autores portugueses e os outros dois têm tradução em português (um deles ganhou-a em Novembro!).
destralhar digital
2018 foi o ano do destralhar digital. Se em Fevereiro falei um bocadinho do processo, ao longo do ano fui ainda mais longe: eliminei contas que me seguiam no Instagram (de spam, de fãs de não-sei-quê), eliminei contas que seguia, comecei a seguir pessoas que considero mais interessantes para mim neste momento. Este ano deixei de seguir muitas pessoas que não acrescentavam nada positivo à minha vida ou com as quais não me identifico de momento. Até posso voltar a identificar-me no futuro, mas agora não. E se isto foi algo que implementei em 2018, é certo que vou levar para 2019.
como ajudar criadores de conteúdo
Numa altura em que há muita coisa em suspenso por causa dos artigos que estão em discussão na União Europeia, nada como lembrar que, em Março, a publicação mais lida foi sobre como ajudar os criadores de conteúdo. Não tenho andado a dedicar-me muito a este assunto, salvo um ou outro retweet, mas sempre que gosto de um conteúdo partilho-o com o mundo e deixei, nesta publicação, várias formas de mostrarmos que gostamos daquele conteúdo.
dia mundial do livro
Foi o segundo ano a convidar bloggers a partilhar livros no Dia Mundial do Livro e correu muito bem. Em 2019 logo se verá o que acontece, mas, por este ano, é muito bom saber que foi a publicação mais lida de Abril e uma das mais lidas do ano. Aaaaaaah, e entretanto já devolvi os dois livros que tinha cá emprestados. Vêem como me portei bem?
despenalização da eutanásia
Foi a votação no Parlamento e chumbou. Quis dar a minha opinião sobre a despenalização da eutanásia e, curiosamente, tornou-se o texto mais lido do mês. É um tema sensível, mas tentei que a minha opinião fosse explicada de uma forma compreensível por todos. Infelizmente ainda não foi em 2018 que Portugal aprovou a despenalização da eutanásia. Eventualmente, chegaremos lá.
desafio 1+3 - uma peça de roupa
A primeira publicação do Desafio 1+3, criado pela Carolina, destacou-se em Junho. Escrevi muito e falei-vos da minha relação com a roupa, antes e agora. Não sei se a Carolina planeia continuar o projecto em 2018, mas, se continuar, é certo que haverá por cá mais publicações do mesmo.
13 segundos - bel rodrigues
JULHO | 13 Segundos
Quando decidi que queria escrever mais sobre literatura tive muito receio. Queria fazê-lo porque é algo de que gosto muito e queria partilhar mais, mas não sabia como é que quem me lê ia reagir. Felizmente, foi um receio sem fundamento porque sempre que escrevo sobre livros tenho feedback muito bom e prova disso também é o facto de a review do primeiro livro da Bel Rodrigues ter sido a publicação mais lida de Julho (e uma das mais lidas do ano!). O 13 Segundos foi, sem dúvida, um dos meus livros preferidos do ano também.
to all the boys i've loved before
Teria ficado ofendida se esta não fosse a publicação mais lida de Agosto! Okay, não ficava ofendida. Mas ainda bem que foi a mais lida. É que este ano o mundo apaixonou-se pelo Peter Kavinsky e já não era sem tempo! A culpa talvez tenha sido do Noah Centineo, mas tudo bem. Esta foi a minha publicação de comparação entre o livro e a adaptação da Netflix e estou mesmo feliz a escrever isto sabendo que vai haver outra do género, sobre o segundo livro! Obrigada, Netflix, obrigada!
us open 2018
Foi o tema de Setembro e fez correr muita tinta: Serena Williams acusou o árbitro Carlos Ramos de sexismo. Eu passei-me com ela e não podia deixar de escrever sobre o assunto, posicionando-me do lado das regras, do lado da razão, do lado do árbitro. Em 2019 espero irritar-me menos com a Serena e com as atitudes feias.
como beber mais água
Se me tivessem dito, quando eu me lembrei desta publicação, que iria ser uma das mais lidas de Outubro... eu teria rido. E muito! É que eu pensei nisto de dar dicas sobre como beber mais água apenas porque sim, porque achei que era engraçado, porque é algo que me diz muito apesar de não ter grande relação com o que costumo publicar. Estou a escrever isto em Dezembro e ainda estou surpreendida. Talvez seja um sinal de que no próximo ano tenho de publicar ainda mais coisas diferentes... e o #masterchefcádosítio vai voltar!
23 coisas que aprendi aos 23
Além de ser uma das publicações que mais gosto de escrever, a publicação daquilo que aprendi com X anos é sempre algo que as pessoas gostam de ler. Num mês de Novembro atribulado e que quebrou o ritmo por completo, aquilo que aprendi aos 23 foi a publicação mais lida, das poucas que foram possíveis.
100 sugestões de livros
Aaaaaaah, obrigada!!!! Obrigada por todos, claro, mas obrigada por terem tornado este o mais lido do mês e também por o terem partilhado várias vezes! Deu uma trabalheira desgraçada, mas valeu a pena! São 100 sugestões de livros para o Natal, mas espero que vos sejam úteis durante todo o ano.


20162017

6 Theories So Far

  1. Foram publicações maravilhosas, ainda bem que o teu público as valorizou :)
    Quanto ao Desafio… sim, vamos continuar em 2019! Espero continuar a contar com as tuas participações :)

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro a Bel e tenho de ler o livro dela ASAP.
    Foram posts espetaculares e que venham muitos mais neste novo ano <3

    ResponderEliminar
  3. É tão giro rever isto e depois contextualizar no tempo.. Adorei

    ResponderEliminar
  4. Foi um privilégio ler grande parte delas! Não só pelo conteúdo em si, mas pela tua escrita sempre tão versátil e fluída. A título mais individual, foi um gosto tremendo fazer parte do teu desafio para o Dia Mundial do Livro *-*

    ResponderEliminar
  5. É certo que não acompanho o teu blogue há muito tempo, mas desde que o descobri venho cá regularmente e gosto mesmo da forma como nos fazes chegar as tuas ideias. Destas, as minhas preferidas talvez sejam as 23 aprendizagens e sobre Destralhar. Ahh, e adorei os vídeos que foste fazendo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me de as ter lido a todas!!! Parece que foi ontem!! :o
    É sempre bom ler o que escreves e ainda bem que mais pessoas concordam comigo! :P

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.