DE SETEMBRO A NOVEMBRO EM LIVROS

setembro - novembro em livros
É. A. Loucura! É mesmo! Porque hoje temos o mês de Setembro, o de Outubro e o de Novembro em livros! Que loucura! Preparem-se para muitos livros juntos! Mas, antes disso, deixem-me explicar-vos o porquê de isto estar tudo junto. Lembram-se de, no início de Outubro, vos ter dito que em Setembro não me tinha apetecido ler? Só tinha dois livros sobre os quais falar em Setembro por isso decidi que ia juntar aos livros de Outubro. Depois o meu computador morreu e eu fiquei sem saber quando ia conseguir fazer essa publicação e logo de seguida vinha já a de Novembro. Ainda ponderei fazer Setembro+Outubro e depois Novembro, mas iam acabar a sair muito juntas ou, se muito separadas, ia continuar a ter atrasos nas seguintes para não ficarem próximas. Foi por isso que optei juntar tudo. Prometo que não é uma overdose literária... essa vem daqui a uns dias!
the upside of unrequited - becky albertalli
THE UPSIDE OF UNREQUITED, da Becky Albertalli
O Upside of Unrequited é contado pela Molly Peskin-Suso. A Molly é uma miúda bem humorada que já teve 26 paixonetas ao longo da vida... mas nunca beijou um rapaz. Ela e a irmã gémea, Cassie, são muito diferentes, mas sempre foram melhores amigas. No entando, a Cassie arranja uma namorada, Mina, e rapidamente começa a tentar juntar Molly a Will, um dos amigos de Mina. Mas Molly, embora ache que Will é bonito e interessante, tem alguns receios porque nunca beijou ninguém e não sente que se vá apaixonar por Will. Ao mesmo tempo, conhece Reid, o seu colega de trabalho, que é uma espécie de nerd, um bocadinho deslocado, de quem ela se torna amiga.

O ponto de contacto com o mundo do Simon é que a Molly e a Cassie são primas da Abby Suso. A Abby até tem algum destaque na história, porque sempre foi próxima das primas, e o Simon e o Nick também dão um ar de sua graça. O livro é maravilhoso. Adorei a Molly e o papel dela enquanto narradora e achei o livro muito ao nível do Simon vs. the Homo Sapiens Agenda, com temas importantes e uma história fofinha. Enquanto o lia, como seria de esperar, não consegui parar de pensar o quanto a literatura para jovens adultos é importante.

Falei dele aqui.
did i mention i love you - estelle maskame
TRILOGIA DID I MENTION, da Estelle Maskame
A história começa por se passar em Santa Monica, Los Angeles, quando Eden, de 16 anos, vai passar o Verão com o pai, a madrasta e os três filhos dela. Eden vai contrariada, mas começa logo por ficar amiga de Rachel, que vive na casa em frente, e dos amigos dela... incluindo o meio-irmão, Tyler. Tyler é um idiota de primeira, que adora beber até cair e consumir algumas substâncias pouco legais. Mas há algo nele que não deixa Eden indiferente.

A versão que comprei agrupa os três livros num só. Ora, no geral, é uma trilogia descontraída e interessante, no entanto cada livro despertou sentimentos diferentes em mim. Confesso que foi muito arriscado para mim comprar algo que era três em um porque tinha muito receio de não gostar o suficiente do primeiro livro para querer continuar a trilogia. Acabei por meter na cabeça que ia ler os três livros de qualquer forma. Correu bem. O final do primeiro livro dá vontade de ler o segundo e o final do segundo só não me tirou a vontade de ler o terceiro porque pensei que se lixe, se já cheguei até aqui chego até ao fim, mas irritou-me muito. É uma trilogia de Verão, leve, sem personagens demasiado complexas, embora a história envolva algum drama. Apesar de não ter criado empatia com todos os momentos dos três livros, acabei com vontade de ler o Just Don't Mention it, o livro narrado pela perspectiva do Tyler

Podem ler mais detalhes sobre cada livro aqui.
little fires everywhere - celeste ng
LITTLE FIRES EVERYWHERE, da Celeste Ng
A história começa quando um incêndio destrói a casa da família Richardson, em Shaker Heights, no final dos anos 90. A partir daí a história anda para trás, até ao início de tudo o que motivou o incêndio. Além da história dos Richardson, conta também as história de Mia e Pearl, as suas misteriosas inquilinas. Os capítulos são muito longos (o Kindle dizia várias vezes que o tempo de leitura era de 20 a 30 minutos por capítulo) e não gostei disso.

Também demorei a habituar-me à forma de narrar, mas perto do fim já estava a gostar. A dinâmica do livro, os mistérios e a comunidade de Shaker Heights fez-me lembrar Desperate Housewives. O final é aberto, de certa forma, e volta ao início do livro, ao incêndio e a um bocadinho do que aconteceu depois. Apesar de me ter custado ler capítulos tão longos, acabei por gostar muito do narrador e da construção da narrativa.

Falei do livro aqui.

SAGA SECRETA
Wait... what???? Ah, pois! Beeeeeeem, em Outubro li uma saga de quatro livros sobre a qual era suposto ter saído um vídeo no final desse mês. Como tenho clips gravados e quero publicar mesmo o vídeo, decidi não falar dela aqui e, por isso, vão mesmo ter de esperar para saber qual foi, o que motivou a leitura e o que achei. Stay tuned!
this is how it always is - laurie frankel
THIS IS HOW IT ALWAYS IS, da Laurie Frankel
Este livro conta a história de Rose e Penn e da família numerosa que criaram. Conheceram-se num encontro quase às cegas e sentiram, logo aí, que havia algo especial entre eles. Casaram e tiverem cinco filhos, todos rapazes. Embora Rosie sempre tenha querido uma menina, na última tentativa veio Claude. Claude, como qualquer criança, quis ser muita coisa. Até que um dia quis ser uma menina. Portanto, com 5 anos, Claude passou a ser Poppy, deixou crescer o cabelo e passou a usar só roupa de menina.

A certo ponto, Rosie, que é médica no Wisconsin, trata, nas urgências do hospital, uma rapariga, transgénero, que foi agredida quase até à morte por ter um pénis. Rosie conclui que, como toda a gente conhece a história de Poppy, não é seguro estarem ali e a família muda-se para Seattle. Lá, acabam por decidir manter tudo em segredo. Falei-vos dele há pouco tempo por isso não é uma novidade por aqui. Foi um livro que me marcou e do qual gostei mesmo muito.
o principezinho
O PRINCIPEZINHO, de Antoine de Saint-Exupéry
No meu aniversário, durante a tarde, peguei neste livro e em pouco mais de uma hora li-o de uma ponta à outra. É um clássico e, por isso, presumo que conheçam a história do narrador que um dia caiu no deserto e encontrou lá o Principezinho, que vinha de outro planeta. É um livro maioritariamente infantil mas que consegue atravessar gerações e fazer sentido em várias idades, como uma espécie de magia só possível na literatura. Se nunca leram vale a pena procurarem-no.
uma coisa supostamente divertida que nunca mais vou fazer - david foster wallace
UMA COISA SUPOSTAMENTE DIVERTIDA QUE NUNCA MAIS VOU FAZER, de David Foster Wallace
Falei-vos deste livro pela primeira vez em Agosto, lembram-se? No entanto, só o acabei em Novembro. Li-o muito devagar, maioritariamente porque os ensaios são longos e, por isso, optei por os ler devagar. Como os ensaios não têm relação, é difícil avaliar um livro assim. Gostei mais de uns do que de outros, como é óbvio, mas, no geral, foi uma introdução boa à escrita do David Foster Wallace... até porque é diferente de tudo o que já li, com muitas notas de rodapé e, principalmente, muitas notas de rodapé longas.
this is me - chrissy metz
THIS IS ME, da Chrissy Metz
A Chrissy Metz interpreta a Kate em This is Us e este é o primeiro livro dela. É um livro sobre o percurso dela e aquilo que ela aprendeu nesse percurso. Em algumas partes a Chrissy fala directamente para os leitores e transmite algumas lições que ela considera que aprendeu ao longo de vários anos, muitos deles difíceis. Mostra algum sentido de humor e, acima de tudo, serenidade: em relação ao peso, em relação ao passado, em relação ao futuro. Confesso que fiquei surpreendida pela forma como ela parece lidar com alguns assuntos do passado.

Como é óbvio, comprei-o no Verão, numa super promoção da Kindle Store (a sério, onde mais?), e não sei se o livro vai chegar a Portugal, mas se gostarem do trabalho da Chrissy é um livro interessante para compreenderem melhor como é que ela chegou à série com uns míseros 80 e poucos cêntimos na conta bancária. 


E... é isto! Cansados? Eu estou um bocadinho! Mas estou também curiosa: o que têm lido ultimamente? O que planeiam ler em Dezembro?


4 Theories So Far

  1. Ui agora quero saber que saga é essa!
    Ainda tenho de ler o THE UPSIDE OF UNREQUITED

    ResponderEliminar
  2. O Principezinho é aquele livro-casa que releio todos os anos *-*
    Fiquei extremamente curiosa com essa saga mistério, com o livro da Chrissy e reforcei a vontade de ler «This Is How It Always Is»
    Neste momento, estou a ler uma coleção de livros do Sherlock Holmes

    ResponderEliminar
  3. THIS IS HOW IT ALWAYS IS está sem dúvida na minha lista graças aos teus progressos no Goodreads! Mal posso esperar por o conseguir ler após este frenesim todo. Todavia o que mais quero é acabar de ler o Tall Man, publicado pela Planeta. Meti na cabeça que este ano queria ler mais terror/suspense pelo que vou por aí.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Yay! Mais um post que vou guardar nos favoritos. Sigo os teus posts de livros religiosamente :).
    Quero muito ler "This is how it always is", sobretudo depois de ler a tua opinião!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.