8 LUGARES QUE PRECISO DE VISITAR NO PORTO

Mais Porto: 8 lugares onde preciso de ir
Vou ser muito sincera: eu não planeava publicar esta lista. Tenho-a escrita há quase um ano e meio e não planeava publicar, nem eu sei porquê. Até que dei por mim sem ideias e comecei a perguntar-me por que raio não a ia publicar. Mas 2018 está a terminar e o meu instinto diz que 2019 vai ter Porto na minha vida e, acreditem ou não no meu instinto, achei que era uma razão suficiente para me deixar de merdas e publicar a lista. Como é óbvio, são 8 de todos os lugares que há para ver no Porto... e eu quero ver todos. Até os que já vi. Mas pronto, ficamos com oito. E são lugares onde preciso de ir, não onde quero ir. Preciso. Preciso. Preciso.

CAVES DO VINHO DO PORTO
Okay, são em Gaia, mas you get the point. Eu nem gosto de vinho (uma pessoa disse-me, uma vez, que com a idade talvez comece a gostar...), mas juro que quero muito ir às caves do vinho. Até bebo um copo e tudo! As Caves da Cockburn's são consideradas das mais bonitas, a Real Companhia Velha é a produtora e exportadora de Vinho do Porto mais antiga, mas há várias hipóteses de visita. Talvez não no mesmo dia, porque é capaz de ser muito vinho para um só dia.

MERCADO DO BOLHÃO
Quando estive no Porto andei pela zona do Bolhão num dia em que o Mercado estava fechado e, por isso, não pude fazer aquilo que queria muito fazer: fotografar o interior. Acho que há toda uma mística naquele mercado e quero visitar num dia em que esteja aberto. 

MUSEU SOARES DOS REIS
Quero ir ao Soares dos Reis desde que li Uma Aventura no Porto, há séculos. Tudo isto porque quero ver o Desterrado. Sim, esta é a história real: eu quero ir ao Soares dos Reis por causa do Desterrado, de que ouvi falar n'Uma Aventura no Porto. Claro que depois vejo o resto, óbvio.

MUSEU DO CARRO ELÉCTRICO
Sabiam que existe um museu cheio de eléctricos no Porto? É em Massarelos, naquela que era a central termoeléctrica, e não faço de qual foi a razão para o deixar de fora quando estive lá (talvez o facto de não poder visitar tudo), mas quero muito ir!

Mais Porto: 8 lugares onde preciso de ir
PALÁCIO DA BOLSA
Estive do lado de fora, pelo menos quatro ou cinco vezes, mas optei por deixar para outra visita. Das fotografias que já vi do interior, é um espaço lindo, que irá ameaçar gastar toda a bateria da minha câmara.

FOZ DO DOURO // PASSEIO ALEGRE
Não conheço nadinha da zona da Foz, que tem também o Forte de São João Baptista, e juro-vos que, se passarem na Pérgola da Foz, é possível ouvirem-na dizer, baixinho: Sofia Costa Lima, vem cá, vem cá, vem... Não acreditam? Fogo, ao menos fingiam!

CADEIA DA RELAÇÃO
A Cadeia da Relação é praticamente ao lado da Torre dos Clérigos e é onde está albergado o Centro Português de Fotografia: a razão para eu querer ir a uma cadeia.

TORRE DOS PAÇOS DO CONCELHO
Subir ao miradouro do edifício da Câmara Municipal do Porto é algo que exige muito planeamento porque, de acordo com as minhas pesquisas, o miradouro só funciona na manhã do primeiro domingo de cada mês. Portanto, vou ter de ir lá na manhã de um primeiro domingo de um mês. Planeamento, pessoas, planeamento!

bónus
IR AO HARD CLUB VER HIP HOP DE VERDADE
Ir ao Hard Club claro que deve ser um bom plano, mas ir ao Hard Club ver hip hop de verdade é um objectivo de vida. Okay, talvez não. Mas eu quando penso no Hard Club lembro-me sempre dos Mundo Secreto. (...) Sabiam que uma vez levei um banho de cerveja num concerto dos Mundo Secreto? Aconteceu mesmo!



Podem ler mais sobre o Porto aqui.

5 Theories So Far

  1. Eu que estou no Porto há quase um ano e não sabia da possibilidade de subir à CMP a não ser em eventos específicos como vi este ano. Sem dúvida que vou começar por, em Janeiro, arranjar tempo para lá ir!

    Quanto ao mercado do Bolhão estou ansioso para que as obras acabem e ver com irá ficar. Quando visitei o edifício e pela sua arquitectura, percebi logo que o potencial é enorme. Mal posso esperar!

    Excelente post!

    ResponderEliminar
  2. O Porto é uma cidade com tanta para visitar, uma pessoa fotografa tudo e não se cansa. É incrível :)
    Partilho de alguns destes sítios, espero visitar em 2019 também.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Se precisares de companhia, é só dizeres :D
    Estou desejosa de ver as alterações que estão a fazer no bolhão! E também quero muito visitar o Palácio da Bolsa, a Cadeia da Relação e o Museu Soares dos Reis, com os quais estou em falta há anos. O Museu do Carro Elétrico, os Paços do Concelho, a Foz e as Caves valem mesmo muito a pena *-*

    ResponderEliminar
  4. se precisares de companhia para ir às caves e ao palácio da bolsa conta comigo... Também nunca fui, mas tenho imensa curiosidade.

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.