COMO BEBER MAIS ÁGUA

como beber mais água
Como vos contei na sexta-feira, tenho tentado beber mais água. Apesar de em casa não beber refrigerantes e até mesmo fora optar algumas vezes pela água, sentia há já alguns meses que bebia pouca água. Muitos dias só bebia um ou dois copos, o que é muito pouco. A água é uma bebida cheia de benefícios para o nosso organismo, incluindo para a pele. Aliás, é na pele que noto realmente melhorias. Estava com alguma celulite nas pernas, à superfície, e depois de dois meses já noto que diminuiu bastante. Claro que a água não resolve todos os problemas de celulite, até porque muitos são mais graves, no entanto pode ajudar um bocadinho.

Também tenho de deixar já a ressalva de que isto não são dicas profissionais, apenas dicas de alguém que se tem saído bem no desafio de beber mais água. Além disso, quando começarem a beber mais água vão começar a ir mais à casa-de-banho, por isso não se chateiem quando isso acontecer, okay? Por fim, eu sei que no Verão é mais fácil beber mais água, porque está mais calor, por isso estou já a tentar implementar algumas rotinas que me ajudem a continuar a beber água quando as temperaturas estiverem quase negativas e não apetecer tanta água.

NÃO COMEÇAR LOGO A QUERER BEBER 2 LITROS POR DIA
A primeira coisa que têm de saber é que não podem passar de dois copos a dois litros assim de repente. É muito mais difícil habituarem-se e vão desistir mais facilmente. Quando comecei o desafio estávamos em plena vaga de calor por isso claro que andava a beber mais de dois litros de água por dia, mas quando a vaga de calor terminou decidi começar a beber um litro de água por dia. Em muitos dias era simples e até bebia mais, noutros não era tão fácil e nem perto de um litro chegava. Agora já bebo um litro por dia na boa e o meu objectivo é centrar-me ali no litro e meio por dia, seguro, sem variações.

O organismo precisa de uns dias para se habituar por isso o melhor é fazerem o processo gradualmente: começar por beber um litro, depois de umas semanas passar a um litro e meio e depois de mais umas semanas já podem beber dois litros de água num dia sem sentirem que é demasiado para vocês. Tenham atenção a que quem pratica exercício regularmente precisa de mais água.

TER UMA GARRAFA DE ÁGUA SEMPRE COM VOCÊS
Não sei quantas vezes, nos últimos anos, a mencionei, mas ter comprado uma garrafa reutilizável foi útil para beber mais água durante a faculdade. A minha tem filtro e, por isso, é sempre preciso substituí-lo a cada X meses. Felizmente, nos últimos três anos, surgiram muitas alternativas com vários tamanhos e vários preços, por isso é fácil e barato comprarem uma garrafa reutilizável para andar na vossa mala ou mochila. Estou a recomendar-vos garrafas destas para também serem mais amigos do ambiente e da carteira, já que podem enchê-las em qualquer lado, sem terem de estar sempre a comprar garrafas.

como beber mais água
UM COPO DE ÁGUA À SECRETÁRIA
Se o vosso trabalho for à secretária, claro. Tem ajudado muito ter um copo sempre ao meu lado quando estou ao computador ou até mesmo quando estou só a ver televisão ou algo do género. Tenho sempre aquela tendência a pegar nele para beber, já que está à mão, e a pausa para esticar as pernas e ir buscar água também é bem vinda.

SUBSTITUIR REFRIGERANTES POR ÁGUA
Esta para mim foi muito fácil, porque normalmente só os compramos cá em casa quando há jantaradas ou algo do género. Não os excluí por completo, mas acho que só os bebo para aí uma vez por mês, ou menos, e não sinto propriamente falta. Às vezes opto por fazer sumos em casa, com fruta e água, por isso é já uma solução. Se são muito agarrados aos refrigerantes, optem por começar a beber apenas a uma das refeições ou só quando fizerem refeições fora de casa (supondo que não fazem muitas), por exemplo.

CHÁS, MUITOS CHÁS!
Ora aí está a ideia base para o tempo mais frio que esperemos que se avizinhe: beber chás e infusões. Agora que finalmente estou a voltar a beber o meu cappuccino matinal (no Verão normalmente nunca bebo porque está demasiado calor) também estou a poder voltar aos chás e vai ser com recurso a eles que vou tentar manter o meu ritmo de água no Inverno. De manhã preciso do cappuccino para funcionar, mas durante a tarde ou à noite sabe bem um chá, principalmente em dias de chuva e frio. Aaaah, estou quase a suspirar só de pensar nas tardes de livros e chá! A verdade é que acho que é esta a forma mais fácil de beber água no Inverno, principalmente quando queremos algo mais confortável.

COMO NÃO PERDER O FOCO
Tal como vos falei na publicação das apps do meu telemóvel, tenho usado a Water Drink para controlar melhor a quantidade de água que bebo. Para mim tem funcionado bem porque dá um certo gosto ir adicionando a quantidade que já bebi e ver o gráfico mexer. Se aplicações não for a vossa cena, podem ter um bullet journal e fazer um mês em pixeis: fazem uma tabela com quadradinhos equivalentes a cada mês e vão pintando cada quadradinho sempre que bebem a quantidade de água que estipularam para cada dia. Também podem ter uma legenda e pintar de cores diferentes quando bebem entre 0 e 500 ml, entre 500 ml e 1 litro, entre 1 litro e 1,5, etc. Ou, ainda, em vez de terem uma garrafa mais pequena, usem uma com a capacidade certa da quantidade que querem beber e andem com ela. À medida que vão bebendo também vão ver a garrafa a ficar vazia e vai dar-vos alguma motivação para a terminar.


Terminada esta publicação... preciso de ir beber água! Aproveitem e partilhem nos comentários as vossas dicas para beber mais água!


18 Theories So Far

  1. A dica que deixo sempre em consulta (e que quem a seguiu está satisfeito e diz resultar) é arranjar um copinho (daqueles típicos das festas!) e beber um desses copos cheios a cada hora, desde acordar até deitar. Se se esquecerem de alguma(s) hora(s) não compensam, seguem sempre em frente. Por ser um copo pequeno e uma disciplina horária fácil de reter, beber a água toda do copo acaba por ser fácil e ao fim de umas semanas já não precisam de olhar para o relógio para se lembrarem de beber água, o corpo pede! Tem dado resultados incríveis :)

    ResponderEliminar
  2. para mim a melhor maneira é mesmo ter a garrafa sempre à mão. caso contrário, nao bebo agua NENHUMA! esqueço-me e tenho pouca sede...
    boas dicas!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu às vezes tenho preguiça de me levantar e ir buscar água por isso se a tiver ao pé de mim já é mais fácil!

      Eliminar
  3. Beber mais água tem sido um desafio para mim, especialmente porque não sou disciplinada e facilmente me esqueço de fazer isto ou aquilo. Mas faço sempre questão de ter uma garrafa comigo, quando vou para a faculdade ou quando estou em casa à secretária. Há dias em que bebo um litro, um litro e meio (durante aquela vaga de calor acho que cheguei aos dois litros), e isso nota-se logo no corpo. Passei a ter uma pela mais limpa e com um aspecto saudável. Com o passar do calor, desleixei-me. Mas faço questão de beber água às refeições e de beber chá ao longo do dia. Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beber às refeições e optar pelo chá já é um bom princípio!

      Eliminar
  4. Óptimas dicas, Sofia! Eu ando sempre com a minha garrafa de água na mala. No trabalho ou em casa, tenho-a sempre em cima da secretária.
    Como referiste, no Inverno custa sempre mais beber água (não é o meu caso, porque eu sou viciada em água mesmo, haha), e para uma pessoa que não tenho esse hábito, os chás são sem dúvida a melhor solução, para além de que ficas mais aconchegada com o seu calor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não ando com garrafa acabo por sentir falta dela, o que é muito bom! Também estou a tentar tornar-me viciada em água, por isso depois encontramo-nos nas reuniões dos Aguólicos Anónimos ahahah

      Eliminar
  5. Para quem ter dificuldade em beber água, acho que a primeira dica é fundamental, caso contrário desmoraliza logo. É preferível começarem aos poucos e irem aumentando.
    Tenho sempre uma garrafa perto de mim e também aposto imenso nos chás. Para temperaturas mais frias, é ótimo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim tem resultado muito bem, até porque ajuda a habituar o corpo.

      Eliminar
  6. Eu bebo facilmente 2L de água num dia - basta ter a garrafa (geralmente de 1.5L) comigo no escritório, ao lado do computador. Desafiar colegas também é uma boa opção pois uns puxam pelos outros :)

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho épocas em que bebo muita água e outras em que não. A minha dica é ter uma garrafa ou algo do género giro. Se for giro, sentes mais tentada a usar sempre e a beber, pelo menos comigo tem de ser assim xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tinha pensado nisso, mas, de facto, se for giro é possível que tenhamos vontade de usar mais! Boa sugestão!

      Eliminar
  8. A minha dica é aromatizar a água. Colocar dentro da garrafa uma rodela de laranja (ou outra fruta que gostem) ou um pau de canela (para quem gosta) dá outro sabor à água e assim vamos bebendo mais e variando sabores durante os dias para não nos fartarmos.

    ResponderEliminar
  9. Ótimas dicas Sofia. Beber mais água também é algo que tenho implementado nos meus dias e só bebo refrigerantes quando vou comer fora, o que não acontece tantas vezes assim.
    Acho que o andarmos com uma garrafinha atrás de nós só compensa em tudo, como referiste :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes, estamos juntas na tentativa de beber mais água! 💪

      Eliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.