7 APPS MAIS ÚTEIS DO MEU TELEMÓVEL

7 apps mais úteis do meu telemóvel
Desde que falei das aplicações que tenho no telemóvel, em Janeiro, muita coisa mudou. Incluindo o meu telemóvel. Tal como tinha dito nessa publicação, o meu telemóvel não tinha grande memória e, por isso, andava a limitar-me a nível de aplicações. Além disso, as crises de bateria estavam cada vez piores e o telemóvel desligava sozinho, do nada, com 50% ou mais de bateria. Não estava fácil, por isso tive de mexer na poupança e mudá-lo. Agora tenho um BQ e adoro! Adoro tanto que o meu sonho consumista de ter iPhone morreu. Mas pronto, adiante.

Agora que tenho um telemóvel decente, tenho muitas mais aplicações e, por isso, vou fazer duas publicações sobre algumas apps em específico. A primeira, esta mesmo, é sobre as aplicações que tenho que facilitam por completo a minha vida e que, de certa forma, também ajudam na minha organização diária.
7 apps mais úteis do meu telemóvel
EVERNOTE
No final de Março decidi experimentar o Evernote. Usava o Simplenote e, no telemóvel, até funcionava bem, mas faltava algo. O Evernote, para mim, é muito superior. Além da aplicação têm também opção de a instalar no computador e podem usar em versão site também. A versão para computador não é tão bonita como a aplicação móvel, mas também funciona bem. Onde quer que apontem as vossas notas, elas sincronizam online e podem aceder em qualquer das opções que prefiram. Cada nota pode ser guardada em blocos de notas e podem adicionar etiquetas às notas. Não tenho usado as etiquetas, mas tenho as minhas notas guardadas em blocos, cada um para a área em que a nota se insere: coisas do blog, coisas para vídeos, etc. Esta forma de organização é tão útil! Permite termos as notas todas na mesma pasta, em vez de termos de estar à procura dela no meio de dezenas de notas.

Além disso, no telemóvel, a aplicação permite mais do que escrever simples notas. As vossas notas podem ser fotografias, podem adicionar anexos, gravar áudio ou mesmo fazer desenhos/escrever à mão. Também há a opção de adicionar lembretes às notas. Cada nota é privada, mas podem partilhar em link com outras pessoas ou adicionar pessoas, por e-mail, que podem editar aquela nota, o que é útil para projectos conjuntos.
7 apps mais úteis do meu telemóvel
GOOGLE CALENDAR
Este ano, por vários motivos, não estou a usar agenda. É a primeira vez para aí desde o 5.º ano, mas ainda não senti realmente falta dela. Para compensar a falta de agenda, tive de arranjar outra forma de apontar tarefas e marcações e escolhi o Calendar. Podem adicionar eventos e seleccionar a duração dos mesmos e podem personalizar os eventos com cores diferentes, adicionar lembretes, a localização do evento, convidar pessoas (por e-mail), adicionar uma nota ou anexar algo do Google Drive. Também têm a opção de adicionar apenas um lembrete, definindo aquilo de que precisam de se lembrar, a hora do lembrete e as vezes que esse lembrete se repete. Por fim, têm a opção de adicionar um objectivo. A aplicação tem logo algumas sugestões mas podem personalizar o vosso objectivo. Depois escolhem quantas vezes querem fazer essa actividade, durante quanto tempo e qual a melhor altura do vosso dia para a fazerem. A aplicação vai agendar as sessões por vocês, de acordo com as vossas preferências. Podem ajustar a hora e, sempre que chegar essa hora podem ir ao objectivo e marcar a sessão do dia como concluída e ver o vosso progresso.

Têm visão diária, semanal, de três dias e mensal, além da visão agenda, que vos mostra as vossas marcações todas em lista. Podem aceder ao vosso calendário quer na aplicação quer no computador, uma vez que as informações sincronizam de imediato. É lá que aponto a hora de saída de cada post do blog, por exemplo. E tenho cores específicas para cada coisa: verde para o blog, azul para jogos do Porto (original, eu sei), flamingo para aniversários, vermelho para eventos, etc. Ainda não experimentei, mas sei que podem sincronizar também com o Google Keep e o Tasks. Embora nada substitua realmente as agendas de papel, confesso que o Calendar tem feito um trabalho muito bom.
7 apps mais úteis do meu telemóvel
CANVA
O Canva não deve ser novidade, mas antes só o usava no computador e, se precisava das imagens de lá, tinha de fazer download e enviar para o telemóvel. Uma trabalheira. O Canva, caso não saibam, permite criar imagens, de vários formatos, para vários objectivos. Já o usei para muitas imagens aqui no blog e o meu currículo também foi feito lá (as duas últimas versões, na verdade, foram feitas lá). No telemóvel uso-o para algumas coisas que publico nas Instagram Stories e é a forma mais rápida e simples de partilhar imagens personalizadas por lá, visto que há já designs predefinidos com tamanho para lá e tanto podem personalizar os já existentes como criar o vosso próprio design. Uma vez criados e guardados, ficam acessíveis tanto no computador como na aplicação. Também foi lá que criei os ícones dos destaques no perfil do Instagram, por exemplo. Outra aplicação popular para criar Stories é a Unfold. Experimentei-a durante uns dias, mas, sinceramente, parece que as histórias de toda a gente ficam iguais e no Canva sempre dá para ser mais criativo.
7 apps mais úteis do meu telemóvel
CLUE
Já falei desta aplicação, mas vale sempre a pena lembrá-la. O Clue é uma aplicação para mulheres (peço desde já desculpa pela discriminação) que funciona como calendário menstrual. Depois de criada a conta, com as vossas informações, escolhem as opções que pretendem controlar (quantidade de sangue, dores, horas dormidas, exercício físico, medicação, etc.) e só têm de, diariamente, monitorizar as vossas opções. O ciclo começa no primeiro dia de menstruação e, depois de alguns ciclos, o Clue dá-vos previsão de quando começará um novo ciclo, qual a janela de fertilidade e os dias da famigerada TPM. Com a conta criada, mesmo que mudem de telemóvel, têm acesso aos vossos ciclos todos. Também podem (e devem) tê-la à mão quando forem ao médico, caso haja algo irregular no ciclo que considerem importante referir. Se forem mais esquecidas, podem determinar um lembrete para apontarem as vossas informações do dia, além de terem também lembretes caso o período se atrase ou quando é suposto estar prestes a começar, lembrete para o dia da ovulação, para o aproximar da TPM ou para fazer um auto-exame mamário.
7 apps mais úteis do meu telemóvel
GOOGLE DRIVE
A Drive é muito útil: podem guardar todos os tipos de ficheiros, organizá-los em pastas e partilhá-los com outras pessoas ou mesmo criar um link. Além de todas as maravilhas que o uso no computador dá, no telemóvel permite-nos ter acesso aos nossos ficheiros em qualquer lugar e, caso seja necessário, podem colocar a opção de disponibilizar determinados ficheiros offline ou mesmo transferi-los para o telemóvel. Além de ter lá algumas cópias de coisas importantes para mim, tenho ainda uma pasta com fotografias que tirei com a câmara e que quero usar no Instagram. Depois de as editar no computador, faço upload para a Drive e não preciso de transferir para o telemóvel se não o quiser fazer visto que dá para carregar a fotografia directamente para o Instagram. É uma excelente forma de poupar memória.
7 apps mais úteis do meu telemóvel
WATER DRINK
Sempre achei que isto de haver aplicações para praticamente tudo era muito interessante mas, sinceramente, nunca achei que me ia tornar uma daquelas pessoas que têm aplicações para beber água. Achava que não era assim tão necessário. No entanto, no Verão, percebi que estava a beber pouca água e notava-o maioritariamente na minha pele. Claro que sabia que desafiar-me a beber mais água ia precisar de um bocadinho mais do que o desafio em si. Instalei uma aplicação aleatória, até porque há várias com o mesmo objectivo, e comecei a tentar beber mais água no dia 1 de Agosto. Calhou na altura da vaga de calor, por isso não era difícil beber 2,5 litros por dia. Só têm de adicionar a vossa idade e peso e a aplicação determina quanta água devem beber por dia, podendo variar consoante o clima e o exercício físico. Claro que, dentro do valor recomendado pela aplicação, podem adicionar o vosso objectivo. Como é algo que vem do hábito, o melhor é começar com uma dose mais baixa e ir aumentando. Depois só têm de adicionar o vosso copo, com o tamanho que determinarem, e personalizar os vossos lembretes e notificações, caso sintam que é melhor terem sempre a aplicação a lembrar-vos de beber água. Vou falar-vos melhor deste desafio de beber mais água em breve!
7 apps mais úteis do meu telemóvel
TV TIME
Também já falei dela, mas continua a ser útil e importante no meu telemóvel. Como prefiro séries a filmes, é normal acompanhar muitas ou querer começar novas e com o TV Time posso saber quando saem novos episódios das minhas séries e marcar os episódios que já vi. Além disso, dá para avaliar episódios e marcar a personagem preferida do episódio e comentar (e ver os comentários de outros utilizadores). Apesar de também existir em versão site acabo por a usar quase exclusivamente na aplicação, porque acho mais prática e intuitiva. Podem ainda descobrir o que os vossos amigos andam a ver ou usar o menu de descoberta para ficarem a conhecer novas séries. Se quiserem, podem seguir-me aqui.


5 Theories So Far

  1. De todas aplicações que referiste, só uso efectivamente o Evernote. Adoro a app e é lá que, normalmente, escrevo os textos ou aponto ideias para o meu blogue.
    O Canva uso apenas no computador, mas depois de ler o que costumas fazer com a app, talvez instale para ver como me safo.
    Achei também piada ao facto de teres a Water Drink e penso este tipo de app se está a tornar muito popular. Para mim, esta aplicação só iria encher a memória do telemóvel, porque eu mesmo já bebi cerca de 2L de água por dia, haha.

    Gostei muito do post! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta a app do Canva! Não é muito difícil conseguires fazer coisas giras lá para o Instagram, por exemplo! Se usares depois conta-me se estás a gostar!
      Eu também acho piada a ter Water Drink no telemóvel ahahahah aos poucos estou a começar a chegar ao nível de água que o meu organismo precisa de beber por isso quando estiver já a fazê-lo regularmente devo desinstalar, mas para já está a ser muito útil para mim! :D

      Eliminar
  2. Eu uso o Canva e o Calendar (sendo que, este último, só mesmo para o trabalho porque para tudo o resto prefiro a agenda em papel - onde incluo também as coisas do trabalho) :)

    ResponderEliminar
  3. Também uso e abuso do Evernote, porque é muito intuitivo e prático. Facilita imenso o nosso trabalho! Além desta, uso o Canva, mas apenas no computador [o meu cv, os destaques no instagram e tudo o que seja relacionado com o blogue também são feitos lá]. Tenho que experimentar no telemóvel!

    ResponderEliminar
  4. Evernote, Calendar, Canva (no pc) e Google Drive: uso-as e abuso delas! São tão úteis!! 😍😎
    Quanto ao Clue, já utilizei, mas desisti porque prefiro apontar os dias à mão, embora a app ofereça muito mais do que a contagem do ciclo! Não me adaptei, simplesmente! :P

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.