É DIFÍCIL CONCILIAR VÁRIOS GÉNEROS DE ESCRITA?

conciliar escrita
Irrita-me muito quando parece que, a nível de escrita, ou tenho uma coisa ou tenho outra. Como se fosse impossível ter as duas ao mesmo tempo. Porque parece que ter ideias e escrever para o blog é incompatível com ter ideias e escrever para projectos literários. Não acho justo, sinceramente. De certa forma, é como se não conseguisse desligar um género e ligar o outro sempre que quero. And that sucks.

Tenho sentido que não se trata apenas de ter uma rotina de escrita, mas também de ter uma rotina de géneros... e não sei como a criar. Escrever num blog exige um tipo de escrita e de trabalho diferente, normalmente tendo sempre em conta umas quantas dicas imprescindíveis de SEO, com temas que não costumam exigir tanto como escrever literatura. Um projecto literário prolonga-se por vários dias, semanas, meses. Tem várias fases. Uma publicação num blog não funciona assim. E tenho dado por mim a pensar que às vezes é demasiado difícil conciliar ambos. Se me dedico mais a um sinto que o outro vai sofrer com isso e não é justo. Fico sempre a sofrer por um deles. Deve ser assim que os pais com mais de um filho se sentem, não é? Talvez não.

Ainda estou a tentar equilibrar os vários tipos de escrita de que gosto e, sinceramente, não tenho dicas a partilhar. Não, hoje não sou eu a partilhar dicas. Hoje é a vossa vez: como é que se organizam para escrever vários géneros literários? Também sentem que é difícil conciliar géneros diferentes e ter ideias para todos ao mesmo tempo? 


3 Theories So Far

  1. Parece que é tudo a mesma coisa, porque a base é a escrita, mas a verdade é que exigem diferentes processos de trabalho. E também sinto que nem sempre é fácil conciliá-los. Há uns meses, quando o Pingo Doce lançou o passatempo de Literatura Infantil, decidi que este ano não iria deixar escapar, porque queria desafiar-me a esse nível. No entanto, acabei por não conseguir. Esse desligar do blogue para um mundo de escrita à parte, digamos assim, é complexo!

    ResponderEliminar
  2. Verdade seja dita nunca tentei, mas creio que uma forma de conseguires conciliar, seria criar uma rubrica para o teu processo criativo... Assim podias escrever à vontade e ao mesmo tempo conseguias escrever para o blog através das atualizações do processo. :D

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente, acho que se completam. Para mim, investir numa é meio caminho andado para apostar noutra, porque estou sempre a trabalhar na escrita! É verdade que o conteúdo é diferente e a abordagem também, porém, é uma questão de encontrar um ponto em comum e saber como transitar pelos meios!

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.