180 SECONDS

180 seconds - jessica park
De vez em quando vou à Kindle Store ver os livros das secções mais baratinhas, menos de 3 dólares, menos de 2 dólares, menos de 1 dólar. Há um bocadinho aquele preconceito com livros demasiado baratos, como se isso determinasse a qualidade que têm. Num desses dias, apareceu-me um livro nas sugestões, baseado nas minhas pesquisas recentes, que custava $2,45. O título intrigou-me e a sinopse também. Não conhecia a autora, por isso não tinha qualquer termo de comparação, mas arrisquei. E foi uma excelente surpresa.

180 Seconds é uma história narrada pela Allison. A Allison cresceu entre orfanatos e famílias de acolhimento e só foi adoptada aos 16 anos, por Simon, um homossexual solteiro. Allison só tem uma amiga, Steffi, e sofre de alguma ansiedade social. No dia em que decide fazer algo diferente e sair dos dormitórios da universidade, Allison é escolhida para participar numa experiência social feita por Esben Baylor. A experiência consiste em ambos ficarem sentados frente a frente durante 180 segundos (3 minutos) sem quebrarem o contacto visual. Aqueles são os 180 segundos que mudam a vida de Allison.

Apesar de poder parecer uma história banal, o livro fala de traumas, de confiança, de amizade. O Esben não é propriamente youtuber, mas faz vídeos e tem uns largos milhares de seguidores nas redes sociais, que usa para tentar ajudar as pessoas — há um motivo para isso, que me fez gostar ainda mais do livro —, mas ao longo do livro percebemos que o facto de haver pessoas mesquinhas e más online é algo que o incomoda. Mesmo com alguma carga emocional e com temas fortes, o livro não é muito pesado. Há dois ou três capítulos que nos deixam o coração apertadinho, emocionam e são muito fortes.


Quando o comecei, confesso que achei que seria uma leitura mais leve e engraçada, mas o facto de não ter sido o romance que eu esperava foi uma surpresa muito agradável. Devorei-o no fim-de-semana e posso dizer que realmente era bom se todos tivéssemos um Esben na nossa vida. Pelo que pesquisei, não há nenhum livro da autora publicado em português, mas deixo-vos os links para a Kindle Store e para o Book Depository:


*link de afiliado


2 Theories So Far

  1. Que pena não existir em português, porque fiquei bastante intrigada com a história. Pela tua descrição, tem mesmo tudo para ser daquelas que falam ao coração!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela sugestão, Sofia! Adorei ler o livro (eu disse que o devorava num dia xD), e também já está nos meus favoritos do ano :). Quando comecei, achei o mesmo que tu, que iria ser uma leitura leve, por isso fui surpreendida com a profundidade da história.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.