LISBOA: PANTEÃO NACIONAL

Panteão Nacional - Lisboa
Há sítios onde, sinceramente, não pagaria para entrar, embora quisesse entrar. O Panteão Nacional é um desses sítios. Queríamos muito ir lá, até já tínhamos estado à porta há uns dois anos e tal, mas não achámos que valesse a pena gastar dinheiro para ver uma série de túmulos e cenotáfios e subir ao terraço. Estávamos um bocadinho falidos, na verdade. Foi isso que nos fez adiar a visita durante tanto tempo. Como o Panteão é um dos monumentos cuja entrada é gratuita ao domingo, até às 14h, combinámos, num domingo soalheiro de Novembro (anda difícil actualizar isto dos locais!), visitar o Panteão e um outro lugar ali perto, do qual hei-de falar eventualmente, lá para 2030.
Panteão Nacional - Lisboa
Panteão Nacional - Lisboa
Panteão Nacional - Lisboa
O Panteão Nacional é, na verdade, um estatuto dado à Igreja de Santa Engrácia. A igreja foi mandada construir em 1568 pela infanta D. Maria. No entanto, em 1681 houve um temporal que destruiu grande parte do local. No ano seguinte começaram a reconstrução, mas as obras eram um bocadinho como muitas das obras que há hoje em dia: prolongavam-se muito no tempo e a igreja só ficou pronta em 1966. Sim, leram bem: 1966! Foram necessários 284 anos para que a reconstrução da igreja fosse concluída! Por isso mantenham a esperança na Sagrada Família e em todas as obras que parece que nunca mais acabam. Uma outra curiosidade é que, por causa do tempo que demorou, surgiu a expressão lisboeta obras de Santa Engrácia, que significa algo que demora muito tempo.
Panteão Nacional - Lisboa
Panteão Nacional - Lisboa
Panteão Nacional - Lisboa
Ainda antes de estar concluída, a Igreja de Santa Engrácia ganhou o estatuto de Monumento Nacional em 1911 e passou a ser Panteão Nacional em 1916. O Panteão tem túmulos e cenotáfios. Os cenotáfios não têm restos mortais, apenas são uma representação, feitos em memória de alguém que está sepultado noutro lugar. Alguns estão em galerias à parte, mas todos têm uma pequena biografia das pessoas que lá estão. Depois, há acesso ao terraço por escadas. Nos andares superiores há uma pequena exposição sobre o Panteão e depois o famigerado terraço.
Panteão Nacional - Lisboa
Panteão Nacional - Lisboa
Panteão Nacional - Lisboa
Para mim, a melhor parte do Panteão é mesmo o terraço, que é um dos miradouros mais bonitos da cidade. A vista para o Tejo e para Alfama são maravilhosas e dá vontade de ficar lá, mesmo no chão, a aproveitar o sol. Lá dentro, não é uma visita muito recheada, uma vez que só têm mesmo túmulos e cenotáfios para ver. Vale a pena pelo terraço e, por isso, vale a pena aproveitarem os dias de entrada gratuita para irem até lá. Já foram ao Panteão?


Informações Úteis
Horário
Abril a Setembro – 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h40). 
Outubro a Março - 10h00 às 17h00 (última entrada às 16h40).


Encerrado: Segunda–feira, 1 de Janeiro, domingo de Páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho, 24 e 25 de Dezembro.

Bilhetes
Normal - 4€
50% de desconto: estudantes, Cartão Jovem, idade igual ou superior a 65 anos.

Entrada gratuita aos domingos e feriados até às 14h00; para menores de 12 anos e no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril) e no Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) 

Localização
Campo de Santa Clara


7 Theories So Far

  1. Nunca visitei o Panteão, mas é algo que pretendo fazer no futuro (só não sei se próximo ou longínquo). No entanto, ao fazê-lo, acho que também aproveitaria o dia de entrada gratuita.
    As fotos ficaram fantásticas!

    ResponderEliminar
  2. Quando comecei a ler o post, pensei: "A SOFIA VEIO CÁ E NÃO ME DISSE NADA, WHAT THE HELL!?". Mas depois entendi, ahah!
    Adorei (como sempre) a forma como descreveste o local e amei as fotos!


    Maria Moreira Rato - Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Ai as obras de Santa Engrácia vêem daqui! :p Obrigada pelo pedacinho de informação ahah :) ainda bem que referes isso de ser gratuito ao Domingo - talvez aproveite a minha próxima visita a Lisboa!

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post :)
    Também penso o mesmo que tu, quero visitar o Panteão mas não me apetece gastar dinheiro na entrada, por isso vou ver se num domingo acordo cedo e vou visitá-lo.
    Foste de carro? Se sim, onde deixaste o carro?
    Beijinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fui a pé (poucos minutos de Santa Apolónia), mas há estacionamento do lado de trás, no sítio onde ao sábado fazem a Feira da Ladra!

      Eliminar
  5. Nunca fui ao Panteão mas estas fotos deixaram-me com muita curiosidade!!!

    Beijinhos
    Cloud World

    ResponderEliminar
  6. Eu fui ao Panteão em dezembro e fiquei encantada com a beleza e grandiosidade do mesmo. Paguei entrada, mas na minha opinião foi dinheiro muito bem gasto :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.