DIA MUNDIAL DO LIVRO

dia mundial do livro
Feliz Dia Mundial do Livro!!!! Aaaaaah, estou tão feliz por este dia ter finalmente chegado! Não o Dia do Livro em si, mas o dia em que, mais uma vez, convidei vários bloggers para partilharem livros neste dia. No ano passado fiz o teste com um pequeno número de bloggers e este ano convidei mais uns quantos e apresentei-lhes um desafio diferente: sete categorias, sete (ou mais) livros.
dia mundial do livro
LIVRO QUE TENHO HÁ MAIS TEMPO
Quase escolhi o meu primeiro livro de sempre, que a minha mãe ainda tem guardado, mas achei que não tinha grande coisa a dizer sobre um livro que tem um botão para fazer o som de um pássaro a cantar. A Lua de Joana, no entanto, foi o primeiro livro a sério que comprei. Para quem não conhece, é um livro narrado pela Joana, na primeira pessoa, através de cartas escritas para a melhor amiga dela, Marta, que morreu com uma overdose. Ao longo do livro, a Joana tenta compreender o que aconteceu à amiga ao mesmo tempo que começa a descobrir mais sobre si. Foi um livro que li no início da adolescência e mais algumas vezes depois disso e que me marcou. 
dia mundial do livro
LIVRO QUE TENHO HÁ MENOS TEMPO
Chegou há quatro dias, se vamos ser totalmente exactos. Comprei, há dois anos, o 1001 Songs You Must Hear Before You Die e, desde aí, andava a tentar comprar este 1001 Albums You Must Hear Before You Die. À semelhança do anterior, está dividido em décadas, desde 1950 até à actualidade, e para cada década vai falando dos álbuns mais importantes e que tiveram algum impacto no mundo da música. Só ouvi o primeiro álbum com atenção, mas já folheei o livro e estou realmente ansiosa por começar a dedicar-lhe o devido tempo.
dia mundial do livro
LIVRO QUE LI MAIS VEZES
Não tenho forma de saber se foi de facto o que li mais vezes e quantas vezes o li, no entanto, acredito que A Vida é Só Fumaça foi mesmo o livro que li mais vezes... a par do Uma Aventura no Porto, possivelmente. Até ao Verão de 2011, eu tinha uns dezassete ou dezoito livros que considerava ainda ter idade para ler. Nesse Verão pedi à minha mãe que me comprasse dois livros, porque queria mais escolhas, e foi assim que este veio parar cá a casa. Tem crónicas, tem contos, tem pequenas piadas, e, numa altura em que eu não tinha assim tantos livros como hoje, era uma leitura recorrente.
dia mundial do livro
LIVROS QUE AINDA TENHO POR LER
Há uns dias decidi arrumar os meus livros de forma a tentar que coubessem melhor no armário onde estão e não é que peguei neste livro d'As Crónicas de Nárnia e fiquei a olhar para ele com a maior cara de parva de sempre porque não me lembrava de que o tinha. E, pior, é possível que o tenha há uns doze anos e... nunca o li. Nunca. A culpa é do filme. Lembro-me de ver um bocadinho do filme na televisão, não gostei e depois nunca quis ler o livro. Estou a perder alguma coisa?
dia mundial do livro
LIVRO COM MAIS VALOR SENTIMENTAL
Ah, pronto, tinha de chegar a publicidade à descarada, não é? Bem, tinha de ser. Porque quando passei os olhos pela minha estante percebi que aquele livro que mexe realmente comigo só de o ver é este. Talvez porque nunca esperei vê-lo em livro, talvez porque foi o primeiro, talvez porque, se fosse hoje, seria completamente diferente... não sei, mas o meu Teremos Sempre Londres é, sem dúvida, o livro com mais valor sentimental para mim.
dia mundial do livro
LIVRO QUE EMPRESTEI E NÃO VOLTEI A VER
Prometo que é a última vez que falo do caso imperdoável e terrível d'A Crónica de Uma Morte Anunciada. Para quem não sabe, é um dos meus livros preferidos de sempre e conta a história de como Santiago Nasar foi morto por algo que não sabemos se fez. Ora, esta que vos escreve, um dia cometeu a burrice de emprestar este belo exemplar e... não lhe põe a vista em cima há mais de dois anos. Nem vai voltar a fazê-lo. Isto é muito triste, eu sei. Devia ter-vos avisado para terem tempo de ir buscar um pacote de lenços e chorar pelo meu livro perdido.

(Para as pessoas que me emprestaram livros e a quem ainda não os devolvi: Ana, o livro do Saramago está aqui, em boas condições, mas eu esqueço-me sempre de te pedir uma morada para o enviar! Ah, e o outro livro que ainda não devolvi... estou à espera de ter algo para fazer perto dos Correios para não ir lá de propósito!)
dia mundial do livro
PECHINCHA LITERÁRIA
Eu adoro falar deste livro porque é uma edição de 1988, incrível, e custou a módica quantia de... cinco euros. Sim, cinco euros. É, para muitos, o melhor livro de crónicas do Miguel Esteves Cardoso e foi a maior pechincha desta vida. Poupo-vos já as perguntas: foi comprado numa livraria de Cascais, a Déjà Lu, que fica na Cidadela de Cascais. A Déjà Lu é uma livraria solidária, que vende livros em segunda (terceira, quarta...) mão, cujo lucro reverte a favor da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.


Se replicarem este desafio, deixem o link nos comentários!

Participantes:
Carolayne Ramos - Imperium
Cherry - Life of Cherry
Ana Garcês - Infinito Mais Um
Joana Sousa - Jiji
Rita da Nova - Rita da Nova
Sofia Ferreira - Por onde anda a Sofia?
Inês Mota - Bobby Pins
Filipa Maia - Deixa Ser
Sónia Pinto - By The Library
Daniela e Artur - Palavra-Padrão
Maria Moreira Rato - Estranha Forma de Ser Jornalista
Margarida Pestana - Margarida Pestana
Marli Neves - My Own Anatomy
Dalila Melfe - Miss Melfe
Catarina - Marquesa de Carabá
Letícia - (i)Cónica


15 Theories So Far

  1. A Lua de Joana, tem tantos e tantos anos! =)
    Gostei muito de ler.
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Começo a notar um padrão: a categoria das pechinchas literárias está recheada de velharias lindas, como não podia deixar de ser! E eu que quero tanto ler esse!

    A Lua de Joana. Caramba, agora bateu uma nostalgia forte :)

    Obrigada pelo convite, Sofia :) foi tão bom escrever e ler as sugestões que já vi por aí!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar, tenho que agradecer o convite! Foi mesmo um gosto fazer parte deste desafio. Obrigada *.*
    Tenho ideia da história, mas nunca cheguei a ler «A Lua de Joana». Adoro Miguel Esteves Cardoso e este exemplar está na minha lista de espera
    Gostei de ler as tuas escolhas :)

    ResponderEliminar
  4. Olá! Gostei muito :)
    Se soubesse antes também tinha participado! Agora já não vou ter tempo para publicar hoje :)
    A Lua de Joana também foi um dos meus primeiros livros (se não contar os infantis claro) e ainda hoje adoro quando o volto a ler.
    Já estive para comprar um da colecção dos 1001 (o dos filmes) mas ando à espera de uma promoção boa :P
    Eu tinha uma certa "mania" de não comprar livros em segunda mão, tinha sempre receio do livro estar estragado, ou com páginas dobradas, mas comprei um há uns quatro anos (o Under the Dome) e fiquei satisfeita, por isso acabei com a mania e agora arranjo livros super baratos assim :)
    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda podes participar! Não publicas hoje, publicas depois! :)

      Os dois que tenho dos 1001 foram comprados em promoção também! Passo semanas (meses) a namorá-los, à espera da promoção certa ahahahah! O próximo da família que quero é o dos livros. Mas ainda não é para já...

      Eliminar
    2. Obrigada! Já fiz a publicação (aleluia!). Deixo-te o link: http://shizukaandfamily.blogspot.pt/2018/04/dia-mundial-do-livro-e-do-direito-de.html
      Fui uma exagerada nos livros, mas juro que me controlei bastante :P
      Obrigada mais uma vez por aceitares o meu convite tardio para participar :)

      Eliminar
  5. Adorei!
    As "perguntas" são diferentes do normal e tenho adorado ver as respostas de toda a gente.
    Não resisti em fazer também: http://marquesadecaraba.blogspot.pt/2018/04/e-dia-mundial-do-livro.html

    Beijinhos e feliz dia do livro!

    ResponderEliminar
  6. Não li nenhum deles ainda, mas já ouvi falar muito da Lua de Joana :)

    https://quase-italiana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Sofia, que iniciativa linda! Obrigada por teres posto a blogosfera toda a falar sobre livros, que coisa tão boa :)

    ResponderEliminar
  8. Foi preciso ver esta tua iniciativa para me aperceber que não te estava a seguir por aqui :o ando sempre a ver-te pelo Instagram e só agora me apercebi desta falha... que já está corrigida!

    Além disso, peguei neste teu desafio para o meu blog. Estava mesmo a precisar de algo assim para falar de livros por lá! Por isso, muito obrigada por esta ideia! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAHAHAH Realmente era uma falha muito grande!

      Fizeste muito bem!!! Vou lá espreitar!

      Eliminar
  9. r: É uma das minhas metas literárias para este ano :) mas primeiro gostava de comprar os livros todos

    Foi um gosto enorme, obrigada pela oportunidade <3

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito de conhecer as tuas escolhas! A Lua de Joana foi um dos meus primeiros livros, até porque a autora foi dar uma palestra à minha escola e, claro, fiquei a conhecer este livro.
    Adorei o teu blog! Ganhaste uma nova seguidora!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.