COMO CRIAR UMA ROTINA DE ESCRITA

7 dicas para criar uma rotina de escrita
Eis as três maiores discussões que tive no último mês: 1) foi/não foi penalty; 2) soalheiro vs. solarengo; 3) é impossível ter tempo para escrever todos os dias. A do penalty acabou a mal, porque é assunto muito sensível. A do soalheiro venci, obviamente. A do tempo para escrever abandonei, porque não me queria chatear. Mas depois decidi que talvez fosse boa ideia falar sobre ter uma rotina de escrita. E voilá!

Antes de começarem a querer escrever mais regularmente, convém terem noção de como funciona o vosso dia: a que horas acordam, quantas horas trabalham/estudam por dia, a que horas regressam a casa, de quanto tempo precisam para as vossas tarefas domésticas e para cuidados diários. Não é preciso terem tudo cronometrado ao minuto, até porque não estou aqui para vos dar dicas obsessivas e difíceis de manter. Terem noção do vosso dia é útil precisamente para saberem o tempo que têm livre e, claro, para o organizarem.

ORGANIZAR O TEMPO LIVRE
Imaginem que acordam às 7h, saem de casa às 8h para ir trabalhar das 9h às 18h e chegar a casa às 19h. Supondo que planeiam refeições com antecedência e não têm de cozinhar, talvez aproveitem para fazer exercício ou para tomar banho antes de jantar. Supondo ainda que jantam e fazem uma série de tarefas domésticas até às 21h, 21h30. Se forem dormir às 23h ainda ficam com algo entre 1h a 1h30 de tempo livre. Agora é assim: se querem escrever todos os dias e esse é o vosso horário livre então vão ter de abdicar de algumas coisas como ver séries ou algo do género a essa hora.

Vamos supor que sobra mesmo uma hora por dia. Para começar talvez queiram apenas escrever 3 vezes por semana por isso têm três horas por semana para se dedicarem à escrita. Nos outros dias podem ler, ver séries, olhar para a parede, o que quiserem. O importante aqui é perceberem quanto tempo por semana têm livre e quanto desse tempo querem gastar a escrever. Se decidirem que querem escrever meia hora antes de ir dormir (meia hora por dia já é muito bom, acreditem!), então comecem a fazê-lo o mais depressa possível.
7 dicas para criar uma rotina de escrita
ADEUS ÀS DISTRACÇÕES
Algo que diminui o tempo que temos para escrever são as distracções. Para fazerem render o tempo de escrita precisam de não estar sempre a ser interrompidos ou a arranjar desculpas para se distraírem. Se vivem com outras pessoas, peçam-lhes que respeitem aquele tempo de escrita. Ao mesmo tempo, desliguem as notificações do telemóvel e as do computador. Se for necessário, desliguem o acesso à internet! Pensem em tudo o que vos distrai e afastem-se disso na hora de escrever.

LEVEM A ESCRITA A SÉRIO
Não precisam de ser ou de querer ser profissionais de escrita, mas tratem o vosso tempo para escrever como se o fossem. Não é algo para vos bloquear, mas sim para que não arranjem desculpas para não escrever e para que não comecem a desleixar-se quando o assunto é escrever. Se querem ter uma rotina de escrita é porque sentem que precisam de se dedicar a isso e só vai resultar se levarem as coisas a sério.

MAS NÃO EXAGEREM
Se há um dia em que estão mais exaustos, se estão doentes, ou se por outro qualquer motivo não estão com cabeça para escrever, não escrevam. Não se martirizem por falharem um ou outro dia. Desde que não seja regra, não há nenhum motivo pelo qual não possam tirar uma folga de escrita.

TENHAM OBJECTIVOS
Saibam o que querem escrever e estabeleçam objectivos: escrever duas publicações para o blog, escrever um capítulo do livro ou da tese, o que for. Definam aquilo que vão escrever em cada dia, como forma de orientação e motivação. Se, por exemplo, se tratar de um livro ou de algo maior, separado por capítulos, tenham um outline onde vão apontando o que acontece/de que se fala em cada capítulo. No caso de um blog apontem as ideias e os pontos-chave que querem mencionar nessas ideias. Isto é excelente quando não sabemos bem o que escrever ou como avançar, uma vez que perdemos menos tempo a pensar no que vamos escrever.
7 dicas para criar uma rotina de escrita
ADIRAM A/CRIEM UM DESAFIO
Tentem um blog everyday durante um mês, adiram ao NaNoWriMo, ou simplesmente criem um desafio que vos faça escrever todos os dias sobre alguma coisa (experimentem adaptar desafios fotográficos e escrevam sobre o tema de cada fotografia). A primeira semana custa, na segunda já começam a ganhar ritmo, na terceira já é rotina, e ao fim de um mês já é algo que está enraizado em vocês e torna-se mais fácil manterem a rotina de escrita.

QUINZE MINUTOS POR DIA
Por fim, vou deixar-vos uma sugestão de exercício para começarem a escrever mais e mais vezes por semana. Talvez pensem que é pouco, mas se todos os dias tirarem quinze minutos para escrever, sem distracções, conseguem começar a ganhar ritmo de escrita. São quinze minutos, até podem tê-los antes de dormir, para escreverem qualquer coisa (adiantar um post, um capítulo ou só para escreverem sobre o vosso dia) e são suficientes para, sem distracções e sem pausas aleatórias, escreverem umas boas centenas de palavras ajudam-vos a ganhar o hábito de escrever todos os dias.


10 Theories So Far

  1. Love it. Vou deixar-me inspirar por isto e tentar fazê-lo!

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho um livro por editar/reescrever e se te disser que há 8 meses estou na luta para o terminar e só editei 6 capítulos? Antes porque o curso estava mesmo no fim e entre exames e alguns projetos não consegui sequer olhar para ele, agora porque estou no estágio, acordo às 6:30 e entro às 8:30 e saio às 18:00. Chego a casa pelas 19:45-20:00, fazer jantar, comer, limpar as coisas, tratar de outras, ajudar no que é preciso e ir tomar banho. Quando já batem as 23:30 ainda falta-me secar o cabelo e fazer a minha rotina de cuidados corporais. Escrevo no blog até entre as 00:00-02:00 e às vezes mais tarde. Que tempo tenho para editar o livro? É verdade que escrevo, escrevo todos os dias. E tenho sempre coisas para escrever e acabar de escrever. É muito complicado. Beijinhos

    https://www.bycarolina.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte de editar é toda uma questão à qual ainda vou dedicar um texto (ou vários), porque é completamente diferente da parte de escrever. Ainda assim, se tens de o editar é certo que vais ter de abdicar de horas de escrita para o fazer...

      Eliminar
  3. Adoro quando fazes publicações sobre escrita, aprendo sempre algo novo. Normalmente, só escrevo aos fins de semana, para o blog. Mas, estou a pensar seriamente seguir essa dica de escrever 15 minutos por dia, é pouco tempo e algo que se incorpora facilmente na rotina.
    Já tinha ouvido falar do desafio "NanoWrimo" em vídeos de booktubers, é mesmo uma forma muito interessante de estimular as pessoas a escrever todos os dias.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que bom! Experimenta os 15 minutos por dia e depois conta-me se resultou!!
      A cena do "NaNoWriMo" é que, realmente, um desafio apenas para quem quer escrever um livro e faz isso num mês...

      Eliminar
  4. Adorei este teu post sofia :) dá-me logo vomtade de começar a escrever. Obrigada.
    Beijinho

    MP
    http://margaridapestana.pt

    ResponderEliminar
  5. Gostei de todas as tuas dicas Sofia, mas esta última dos 15 minutos vou mesmo levar comigo e implementar no próximo mês. Tenho andado a procrastinar muito e acho que incutir este ritmo vai-me ajudar bastante. Depois digo-te se funcionou :) beijinhos

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta e depois fala-me dos resultados!!!

      Eliminar
  6. Agora que tenho vindo a cronometrar algumas das minhas atividades, apercebo-me de que gasto imenso tempo ou a estudar, ou a ler ou mesmo a cansar-me. Ando a fazê-lo para ir descobrindo onde reside a falha e, de facto, só me resta grande tempo para escrever ao domingo! Aproveito sempre para orientar umas quantas publicações, outros textos e assim, mas por vezes também opto por escrever antes de dormir, num caderno que fica sempre na mesa de cabeceira!!
    Mas tens aqui uma grande publicação! Aliás, todas as tuas publicações com dicas são um máximo! 👌

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.