PORTO: PALÁCIO DE CRISTAL

Palácio de Cristal - Porto
Acho que, de forma inconsciente, tenho prolongado estas publicações sobre o Porto porque tenho muitas saudades da cidade e, se pudesse, mudava-me hoje para lá. Infelizmente, depois desta, só restam, em princípio, três publicações e já estou a sofrer por antecipação. Mas vamos lá recordar o Palácio de Cristal, shall we?

A visita ao Palácio de Cristal ficou para a penúltima tarde que passámos no Porto. Visitámos o Estádio mais bonito do mundo do Dragão e o Museu do FC Porto (falei-vos de ambos aqui), fomos almoçar uma bela francesinha já bem perto das três da tarde e depois ficámos livres. Na lista de locais que queria visitar só faltava os Jardins do Palácio de Cristal e foi para lá que nos dirigimos.
Palácio de Cristal - Porto
Palácio de Cristal - Porto
Palácio de Cristal - Porto
Não sei se vos acontece o mesmo, mas, para mim, visitar um lugar novo deixa-me sempre a imaginar se conseguia viver ali. Por exemplo, quando fui a Cascais pela primeira vez senti logo que não era um sítio onde me imaginava a viver. Já a primeira vez que estive no bairro de Alvalade fez-me sentir que aquele bairro devia ser bom para viver (embora não possa comprovar por experiência própria, conheço quem viva lá e adore!).

Nestes dias no Porto houve muitos momentos em que achei que conseguia viver ali à vontade. Quem me conhece há mais tempo sabe, até, que gostava muito de poder ir viver para o Porto. No entanto, o momento em que se fez clique e eu me imaginei realmente com uma vida portuense foi quando nos sentámos na relva nos jardins do Palácio de Cristal e eu consegui ver-me ali a passar tardes de sol a ler, ir aos jogos no Dragão, estar frequentemente na Rua de Santa Catarina para ir à Fnac... olhem, não sei o que desencadeou aquele exercício de imaginação.
Palácio de Cristal - Porto
Palácio de Cristal - Porto
Palácio de Cristal - Porto
Apesar do nome, não há ali nenhum palácio feito de cristal. Houve um edifício, em ferro e vidro, há umas boas décadas, mas foi demolido no início da década de 1950 e deu lugar a um outro edifício, o Palácio dos Desportos ou, como é conhecido hoje em dia, o Pavilhão Rosa Mota. Foi no Palácio dos Desportos que, em 1952, se realizou o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.

Além do Pavilhão, cuja cúpula se vê de vários pontos da cidade, o Palácio de Cristal tem uma área de oito hectares de jardim, com a famosa Avenida das Tílias, muitos pavões e vários miradouros para mirarem o Douro*. Dali, têm vista privilegiada não só para a Gaia e para a zona da Alfândega do Porto, mas também para a Ponte da Arrábida e para a Foz, lá ao fundo.

*espero que tenham apreciado o meu esforço de piada. Foi má, mas o que conta é a intenção, certo?
Palácio de Cristal - Porto
Palácio de Cristal - Porto
Palácio de Cristal - Porto
Os jardins do Palácio de Cristal foram um dos meus locais preferidos no Porto. A vista conquistou-me e fez-me apaixonar ainda mais por esta cidade incrível e os jardins, onde estivemos algum tempo, transmitiram-me tão boas energias que só queria ter um sítio assim onde ir todas as semanas. Além disso, é nestes jardins que se realiza a Feira do Livro do Porto e gostava muito de poder lá voltar nessa altura, porque, pronto, livros.
Palácio de Cristal - Porto
Palácio de Cristal - Porto
Palácio de Cristal - Porto
Contem-me: conhecem o Palácio de Cristal? E, já agora, gostaram das fotografias? Esqueçam a modéstia: enquanto as escolhia não consegui parar de sorrir por me parecerem tão bonitas!

Mais Porto aqui.

Informações Úteis
Horário
De 1 de Abril a 30 de Setembro: 8h - 21h
De 1 de Outubro a 31 de Março: 8h - 19h

Localização
Rua de D. Manuel II

10 Theories So Far

  1. O Palácio de Cristal e os seus jardins são a minha parte favorita da minha cidade! É o melhor sítio para dar um passeio romântico ou com amigos, para admirar o pôr do sol, e até para estudar (na Biblioteca Almeida Garrett)! Fico mesmo contente por o teres apreciado tanto como eu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei mesmo!! E também me pareceu ideal para vários tipos de programas - vi casais, famílias, grupos de amigos...

      Eliminar
  2. Adoro esse sítio, apesar de só aí ter estado uma vez. A vista é fenomenal! E os pavões são muito engraçados xD
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez é suficiente para ficar fã (pelo menos para mim também chegou só uma vez ahahah)!

      Eliminar
  3. Adoro os Jardins do Palácio de Cristal, sem dúvida, dos meus sítios preferidos no Porto. E, claro, o facto de a Feira do Livro do Porto acontecer aí faz deste sítio ainda mais especial :)

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente aquilo de que eu suspeitava! Vou ter de arranjar forma de um dia ir lá na altura da Feira do Livro!

      Eliminar
  4. Adoro! É dos meus lugares favoritos no Porto. E, sempre que posso, vou até lá passear :)
    As fotografias ficaram lindas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica já registado que invejo o facto de poderes ir lá muitas vezes!

      Eliminar
  5. Trabalho pertíssimo do Palácio de cristal e dos seus maravilhosos jardins. É um refúgio lindo do "nosso"Porto. :)

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.