POLIGAMIA LITERÁRIA

poligamia literária
Sou totalmente a favor de se ler mais do que um livro ao mesmo tempo e não acho que deva ser criticada por isso. Obrigada e bom dia! Ah, esperem! Não vão já! Afinal tenho mais a dizer sobre as relações poligâmicas. Relações literárias poligâmicas, claro! As outras ficam para outra ocasião. Ou talvez não.

Se são meus amigos no Goodreads ou se acompanham mais ou menos o que eu leio, já devem ter reparado que são raras as vezes em que eu estou a ler um único livro. Há alguns anos que leio mais do que um livro ao mesmo tempo, o que é estranho para muita gente e completamente normal para mim. Gosto de ler pelo menos dois livros ao mesmo tempo, normalmente um livro físico e um ebook. Desde que tenho o Kindle, há quase um ano, tenho estado sempre a ler algo lá. Depois, ao mesmo tempo, leio um livro físico. Às vezes dois. Ou então estou a ler dois ou três no Kindle. Bem, já perceberam a ideia, certo? Mas, afinal, porque é que ler mais do que um livro ao mesmo tempo parece ser tão estranho?
poligamia literária
Consegues envolver-te totalmente com a história se estás a ler vários livros?
Consigo e consigo muito bem, na verdade! Não sei se é do hábito de acompanhar várias séries ou do facto de escrever ficção e ler, mas consigo abstrair-me facilmente e envolver-me com aquilo que leio mesmo que esteja a ler vários livros. Também ajuda, claro, eu normalmente ler coisas de temas diferentes. E mesmo que esteja a ler dois livros do mesmo género, não me confundo na história, não confundo o enredo, nada disso. Se forem pessoas que têm mais dificuldade em abstrair-se e só conseguem envolver-se com uma história de cada vez e preferem ler assim então continuem!

Mas se estás a ler vários livros ao mesmo tempo como é que decides em qual vais pegar na hora de ler?
Normalmente pego primeiro naquele em que a leitura está mais atrasada. No entanto, às vezes escolho ler um livro que sei que vai demorar mais a ler e depois começo a ler outros mais leves e simples. Quando é assim e sei que o livro que está a demorar mais a ler é um daqueles livros em que preciso de absorver o que leio melhor, pego naquele que me apetecer ler naquele momento, seja aquele em que li pela última vez, seja outro qualquer. Acontece-me estar a ler um livro técnico e decidir que o vou ler quase como se fosse um livro de estudo, por isso leio apenas algumas páginas por dia e dedico o resto do tempo a ler outro livro.
poligamia literária
Também posso ler dois ou mais livros ao mesmo tempo? Como faço para não deixar nenhum para trás?
Às vezes também começo a achar que estou a ler 4 ou 5 livros mas um deles está a ficar para trás porque não o leio há mais tempo ou porque não estou a encarrilhar com a história, o que for. Nesses casos começo a terminar os livros sem começar livros novos até finalmente terminar o livro que estava a ficar de parte. É assim que, de vez em quando, consigo ver a reading shelf do Goodreads vazia. Um pequeno milagre!

Para lerem mais do que um livro ao mesmo tempo só precisam de querer. Se sentem que não conseguem aproveitar a leitura quando lêem mais do que um então leiam só um. Não é por haver quem leia vários livros ao mesmo tempo que todos têm de ler assim. Também não é por haver quem ache que ler mais do que um livro não é normal que não devem ler mais do que um livro.

O que estou a ler de momento:
Depois do Fim, do Paulo Moura | É um livro pesado (literal e figurativamente), por isso estou a lê-lo há algum tempo, desde o final de Janeiro. Sabia que ia ser assim, por isso a leitura avança mais devagar do que o normal e vou lendo outras coisas ao mesmo tempo.

My Blogging Secrets, da Amber McNaught | Este estou a ler no Kindle e acho que vai ser uma leitura leve e rápida, que vai ocupar-me pouco tempo. Escolhi-o por ser um livro que tenho há algum tempo na lista de leitura e por querer reduzir um bocadinho o tamanho dessa lista de leitura.

Breve História de Quase Tudo, do Bill Bryson | Outro livro, outro tema. Ainda mal o comecei, mas é um livro diferente dos anteriores, o que é bom para aliviar dos relatos do Depois do Fim e para aprender outras coisas. Ainda não tenho ideia de como vai funcionar a leitura deste livro, se vai ser daqueles que devoro num instante ou se vou dedicar-me a ele mais calmamente... vamos ver!


Costumam ler mais do que um livro ao mesmo tempo?
Já leram algum dos livros que estou a ler?


Já agora, aproveitem para ler:


10 Theories So Far

  1. Há algum tempo que não leio mais que um livro sobre mesmo tempo. Mas sinto falta porque é bom ter mais que uma opção de leitura. Definitiva não e mesmo um "bicho de sete cabeças" como muitos pensam. Até porque há muita gente que vê mais que uma série, mas que um reality show,mais que uma novela, mais que um podcast ao mesmo tempo. Nada disso faz interferência, por isso não percebo porque é que há quem veja problema, ou que pense que seja difícil ler mais que um livro ao mesmo tempo também

    ResponderEliminar
  2. Antigamente era o tipo de pessoa que olhava de sobrolho franzido para pessoas que me diziam ler mais do que um livro ao mesmo tempo. Havia a desculpa de que não me iria conseguir concentrar e aproveitar suficientemente bem os dois. Agora, com uma licenciatura em literatura pelo meio que me obrigava a misturar livros da universidade com livros que lia por lazer, consigo perceber porque é uma coisa natural e normal. Nem sempre o faço, mas de vez em quando já dou por mim a ler pelo menos dois livros ao mesmo tempo :)

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vai mudando um bocadinho... antigamente tinha menos acesso a livros por isso também nunca tinha tantos livros que quisesse ler e não tinha grande "necessidade" de ler mais do que um ao mesmo tempo!

      Eliminar
  3. Leio, sim, mais do que um livro de cada vez. Embora tente perceber as pessoas que me criticam por nem me envolver no enredo e nas personagens, não podia discordar mais destas. A verdade é que, até aos dias de hoje, ainda não confundi uma personagem, ainda não falei de um enredo e me apercebi que estava a falar do livro errado, etc. Consigo separar as histórias, os factos, as características literárias de forma quase perfeita, além disso, tendo duas casas, para evitar andar a transportar os livros de uma para a outra com risco de me esquecer deles na outra casa, tenho sempre pelo menos um em cada - sendo que demoro sempre mais a ler os que ficam em casa do meu papi por estar lá menos horas! -.
    Gostei muito que tivesses falado disto, Sofia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual!!!
      Um livro em cada casa é um sistema muito bom! Tens sempre o que ler onde quer que estejas e escusas de andar sempre com os livros de um lado para o outro! :)

      Eliminar
  4. Ler este post foi muito engraçado, porque eu faço parte do grupo de pessoas que só lê um livro de cada vez e acha estranho quem leia vários de uma vez. Depois de ler o teu relato e o de outras pessoas, acredito que de facto existam pessoas que conseguem ler vários livros de uma vez e envolverem-se de igual forma com todos os enredos, mas acredito também que a poligamia literária não é para todos. Eu cá prefiro ler um livro de cada vez, sinto que me envolvo melhor com a história e as personagens, para mim esse sistema iria ser muito confuso.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente o que digo: nem todos lêem mais do que um livro ao mesmo tempo. No entanto, é totalmente possível e não é nada assim tão extraordinário quanto possa parecer!

      Eliminar
  5. Eu costumava so ler um livro de cada vez até me deparar com o Guerra e Paz. Percebi que tinha de fazer uma pausa, interrompi a leitura para ler algo mesmo leve e, quando voltei, até parecia que absorvia melhor o primeiro. Agora estou a ler dois livros ao mesmo tempo porque um é de histórias muito curtas e outro é um romance normal. Agora, só me falta ler a 2ª parte do Guerra e Paz que não tenho cá comigo
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando leio livros mais "pesados" é quando leio mais coisas ao mesmo tempo :)

      Eliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.