LISBOA: REGRESSAR AO CASTELO DE SÃO JORGE

Castelo de São Jorge - Lisboa
Regressar ao Castelo de São Jorge não era uma prioridade. Estive lá em Fevereiro de 2016, numa visita que até podem recordar aqui, e, embora não tenha visitado a Câmara Obscura, não era um lugar que estivesse no topo da lista de lugares lisboetas onde queria voltar. Um dia volto lá, dizia sempre. Mas esse dia não fazia parte dos planos de um futuro próximo. No entanto, no final do Verão, descobri que a minha mãe nunca tinha ido ao Castelo e achei que era a ocasião ideal. Aproveitámos um domingo em que ambas estávamos pela capital e fomos até lá.
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
Por esta altura já sabem que adoro aproveitar as entradas gratuitas das manhãs de domingo, certo? Pois bem, esta foi mais uma visita de domingo de manhã, com entrada gratuita, como eu tanto gosto! Subimos pelo elevador da Rua dos Fanqueiros e depois, na Rua da Madalena, voltámos a subir de elevador, que fica no edifício do Pingo Doce. Este truque facilita muito todas aquelas subidas e quem me dera tê-lo sabido na primeira vez que fui ao Castelo! Nessa altura, descobrimos o do Pingo Doce apenas para descer, not cool. Felizmente agora já conhecia o truque certo para não chegar ao Castelo muito menos cansada.
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
A fila já estava um bocadinho longa quando chegámos, mas, curiosamente, nem demorámos assim tanto a adquirir bilhetes. A nossa maior espera veio depois. O castelo estava cheio de turistas espanhóis, franceses, alemães... you name it! Visitámos o castelo e o sítio arqueológico com calma e depois veio a longa espera para a visita à Câmara Obscura. Decidimos que não saímos dali sem a visitar e tivemos de esperar cerca de 50 minutos para o fazer. Se esperar 50 minutos para uma sessão de 15 minutos vale a pena? Bem, depende da vontade que tenham de visitar a Câmara Obscura. Eu queria muito visitá-la e não queria sair do Castelo de São Jorge sem a ver pela segunda vez.
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
A visita à Câmara Obscura é obrigatoriamente guiada e só um número limitado de pessoas pode entrar em cada visita (dez, se não estou em erro). A sessão dura cerca de 15 minutos e há sessões em português, espanhol e inglês, uma a cada hora. Não me deixaram fotografá-la, mas a Câmara Obscura não é mais do que uma forma de vermos a cidade de Lisboa em 360º, graças a um sistema óptico de lentes e espelhos que se encontra numa das torres. O mecanismo é um bocadinho sensível e se estiver muito vento, chuva ou nublado não costuma ser possível usá-lo. Felizmente fomos num dia de sol e conseguimos ver tudo. A nossa guia não só explicou como funcionava o sistema óptico, mas também tornou a visita mais interessante, com os factos históricos que ia partilhando.
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
Castelo de São Jorge - Lisboa
Acredito que uma visita ao Castelo de São Jorge é uma daquelas coisas que toda a gente que esteja em Lisboa deve fazer pelo menos uma vez na vida. O preço de um bilhete normal é um bocadinho puxado para algumas pessoas no entanto todos os domingos de manhã a entrada é gratuita para residentes em Portugal (antes era apenas para residentes em Lisboa), o que deita por terra todas as desculpas sobre o preço que possam ter. Se o visitarem, aproveitem a Câmara Obscura também. É uma experiência incrível, diferente e que vale completamente a pena.

Já foram ao Castelo de São Jorge e à Câmara Obscura?


Informações Úteis
Horário
De 1 de Novembro a 28 de Fevereiro: 9h - 18h
De 1 de Março a 31 de Outubro: 9h - 21h

Câmara Obscura:
10h - 17h20
(última entrada às 17h)

Bilhetes
Normal - 8,5€
Estudantes até aos 25 anos // maiores de 65 anos - 5€

Entrada gratuita para crianças até aos 10 anos e para residentes em Portugal todos os domingos até Às 14h

Localização
Rua de Santa Cruz do Castelo


4 Theories So Far

  1. O Castelo de S. Jorge é lindo e dá-nos a possibilidade de ver tão bem Lisboa.

    Visita o Meraki
    Redes sociais: Facebook || Instagram

    ResponderEliminar
  2. Acho que fui ao Castelo de São Jorge quando era pequenina. A vista não me é estranha. Fiquei muito curiosa acerca dessa câmara obscura
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A câmara obscura é mesmo muito interessante, não só pela forma como funciona mas também porque te permite ver Lisboa toda! Recomendo!!!

      Eliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.