12 DESEJOS PARA A BLOGOSFERA DE 2018

desejos para a blogosfera em 2018
Quando, à meia-noite, estavam a pedir os vossos desejos para 2018, um por cada passa, eu estava a pedir os meus desejos para a blogosfera. Bem, na verdade, não estava. Mas só não estava porque escrevi isto antes, claro! Em vez de ficar apenas a pensar nestes desejos, quis partilhá-los aqui, porque só assim fazia sentido. Contem-me: quais são os vossos desejos para a blogosfera neste novo ano?

Menos a blogosfera está tão parada.
Mais vou contrariar esta tendência e criar conteúdo.
Isto acontece umas 27381939 vezes por ano e, sinceramente, está na altura de parar. Eu também já fiz parte do grupo de pessoas que se queixava quando a blogosfera estava mais parada e isso tudo. No entanto, acho que está na altura de deixarmos de nos queixar e de passarmos à acção! Se temos um blog fazemos parte da blogosfera logo, quando ela está parada, também é nossa função dar-lhe vida. Não usem isso como desculpa para desmotivar, mas sim como motivo para trabalhar!

Menos publicações só para encher e dizer que publicaram.
Mais conteúdo interessante, relevante e trabalhado.
Não é fácil publicar diariamente e ter sempre coisas interessantes ou relevantes a partilhar. É excelente escrever todos os dias e publicar todos os dias, mas não o façam só porque sim, só para dizer que o fazem. Não fazem favores a ninguém se publicarem diariamente e o vosso conteúdo for fraco. Se só estão a publicar para fazer ver então façam um favor a vocês próprios e parem. Percam tempo a preparar coisas bonitas e que vos apaixonem: vai saber-vos muito melhor.

Menos imitações.
Mais histórias incríveis e inspiradoras.
Parem de tentar parecer ser quem não são, parem de tentar ser iguais aos bloggers que tem mais seguidores ou que já são quase mini-influencers. A sério: parem. Parem de querer imitar os outros, de forma mais ou menos óbvia. Cada blog e cada blogger deve ser um floquinho de neve único e a blogosfera precisa de mais histórias incríveis, únicas e inspiradoras e de menos pessoas que parecem não ter uma personalidade definida porque só querem ser quem não são.

Menos silêncio.
Mais opiniões.
Percam tempo a pensar naquilo que lêem e escrevem e dêem a vossa opinião da forma mais educada e ponderada que conseguirem. Não se limitem a um "concordo" ou "discordo" e expliquem-se, dêem opiniões, façam-se ouvir, dêem uso à vossa voz. Claro que têm de ter alguma atenção à forma como dão opiniões, mas dêem-nas. Acreditem que faz a diferença.

Menos seguir blogs só porque nos seguiram.
Mais limpezas.
Se já não se identificam com um blog, se não gostam do blog, se acham o conteúdo irrelevante ou desadequado àquilo de que gostam: deixem de o seguir. Não sigam alguém só porque vos segue. Não há nenhuma obrigação moral nisto de seguir blogs. Sigam blogs com conteúdos que vos satisfaçam e que considerem bons. Não tenham medo de limpar a vossa lista de blogs. Em 2017 deixei de seguir cerca de 30 blogs e não podia ter tomado uma decisão melhor.

Menos inveja.
Mais amor.
Menos inveja, menos egocentrismo, menos egoísmo, menos dar destaque a alguém para nos fazer sentir superiores, menos mesquinhice, menos medo de partilhar algo bom feito por outros, menos roubar conteúdos, menos ódio acumulado. Mais amor, mais entreajuda, mais amizades, mais partilhas, mais altruísmo, mais bondade, mais partilha de conhecimentos.


12 Theories So Far

  1. Identifiquei-me muito com este post. Estes também são os meus desejos para a blogosfera. Principalmente o desejo de dar vida à blogosfera. O ano passado, existiram muitas alturas em que a blogosfera está paradinha, e espero que este ano esteja mais viva. Todos nós temos vidas ocupadas, com mil e uma coisas para fazer, mas é como tu dizes, se fazemos parte da blogosfera, é a nossa função dar-lhe vida nessas alturas.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não sou a única a desejar, pode ser que se concretizem! 😊

      Eliminar
  2. Gostei tanto, tanto, tanto! Subscrevo, aliás, todos os pontos e espero mesmo que a blogosfera cresça e avoluma nestes aspectos. Assim, desejo-te um ano muito inspirador e bonito por estas bandas e prometo dar o meu melhor contributo para florir e rejuvenescer esta plataforma. 💛beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Joaninha! 😊 Desejo-te o mesmo e tenho a certeza de que vais continuar a dar uma vida bonita à blogosfera!

      Eliminar
  3. Estes desejos podiam ser meus - concordo com todos. Que continues a ser a blogger incrível que és em 2018 e que, de alguma forma, eu consiga ser um bocadinho mais como tu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wooooooooooooow, nem sei que dizer além de obrigada, Garcês! 🙈

      Eliminar
  4. O ano passado estive muito afastada da blogosfera, portanto nem sei bem o que aconteceu. Mas sim, concordo com a tua lista, principalmente com os potnso 2, 3 e 4. É preciso pessoas genuínas, que fazem isto não pelo dinheiro ou pot coisas de borla, mas sim pqe gostam. Beijinhos
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  5. Era tão bom que estes objectivos se concretizassem :D Mas pronto eu cá não prometo nada, só prometo estar aqui a ler o que escreves e a opinar tá bem?

    ResponderEliminar
  6. Aplaudo esta publicação. Eu escrevo muito para mim, no sentido em que escrevo o que gostaria de também encontrar pela blogosfera. Sigo poucos blogues, comento ainda menos (há que mudar) e selecciono o que leio, porque por mais influencers que hajam nós controlamos aquilo que procuramos e em parte o que chega até nós.
    Prefiro assim, como disseste, escrever menos e com conteúdo. Infelizmente chego à conclusão de que, por vezes, tenho feedback oco ou nada a ver com o post. O que vale é fazer e escrever porque se gosta. Aí ideias não faltam!

    ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Também sigo poucos e tenho comentado pouco, muito porque seguia alguns com os quais deixei de me identificar e tenho andado a tentar procurar melhores conteúdos para ler, de pessoas que gostam tanto do que fazem que isso se nota logo! Acho que são esses pormenores que fazem a diferença! 😊

      Eliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.