SINTRA: QUINTA DA REGALEIRA

quinta da regaleira - sintra
Há alguns lugares no mundo em que tudo parece possível. E quanto digo tudo quero mesmo dizer tudo, incluindo cruzar-nos com uma qualquer personagem de ficção. A Quinta da Regaleira, em Sintra, é um desses lugares. É, garantidamente, um lugar onde entramos e onde não estranharíamos se uma princesa da Disney passasse por nós enquanto conversava com pássaros falantes.

A primeira vez que visitei a Regaleira foi em Outubro de 2014. Na altura, mal fotografei o local e dessa ida a Sintra podem até recordar a ida ao Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros, mas nunca cheguei a falar sobre este local, em parte porque senti que precisava de mais tempo lá. E esse tempo chegou no final de Agosto do ano passado, numa tarde de sábado.
quinta da regaleira - sintra
quinta da regaleira - sintra
quinta da regaleira - sintra
quinta da regaleira - sintra
A Quinta da Regaleira foi construída entre 1904 e 1910, naquilo que eram terrenos da Viscondessa da Regaleira (daí o nome), a quem António Augusto Carvalho Monteiro comprou a propriedade para fazer um projecto de arquitectura e paisagem único, obra de Luigi Manini. Além disso, os escultores, canteiros e entalhadores do local foram os mesmos que tinham trabalhado do Palace Hotel do Buçaco (que é lindo que se farta!).

Se pensam que toda a mística à volta do local é obra do acaso... enganam-se! Tudo na Quinta da Regaleira tem um significado, um propósito. O jardim foi, na realidade, idealizado para que fosse uma sucessão de lugares cheios de magia e mistério. Em vários pontos podemos ver referências cosmológicas e mitológicas, o que torna todo o local muito mais rico e interessante.
quinta da regaleira - sintra
quinta da regaleira - sintra
quinta da regaleira - sintra
quinta da regaleira - sintra
Nesta visita, infelizmente, os andares superiores do palácio estavam encerrados ao público, por isso não deu para rever muito dessa parte. Mas tudo o resto, com calma e tempo para visitar cada canto e andar num sem-número de túneis, resultou numa tarde bem passada. Gosto muito da Regaleira. Acho que é o local para várias ocasiões: passeios em família, passeios com amigos, passeios românticos. Para nós, foi um passeio em família.

A vila de Sintra, só por si, já tem um ambiente completamente diferente de qualquer outro lugar no mundo, por isso só faz sentido ser lá que existem estes sítios tão mágicos e únicos que nos fazem sonhar. Do que já visitei lá, a Quinta da Regaleira é mesmo o meu local preferido. Claro que, se formos bem a ver, visitei poucas coisas em Sintra, mas mantenho a crença de que é o meu local preferido.
quinta da regaleira - sintra
quinta da regaleira - sintra
quinta da regaleira - sintra
quinta da regaleira - sintra
Desta ida a Sintra ainda tenho um outro local para vos falar, mas fica para outro dia. Até lá, contem-me: já conhecem a Regaleira? Quais são os vossos locais preferidos de Sintra?

Mais de Sintra:


Informações Úteis
Horário
De 1 de Abril a 30 de Setembro:
9h30 - 20h (última entrada: 19h)

De 1 de Outubro a 31 de Março:
9h30 - 18h (última entrada: 17h)

Bilhetes
Adulto - 6€
Jovens (dos 6 aos 17) e Sénior (dos 65 aos 79) - 4€
20% de desconto para portadores do Cartão Jovem ou do Lisboa Card
Entrada gratuita até aos 5 anos e para pessoas com idade igual ou superior a 80 anos
Entrada gratuita aos domingos para os moradores do concelho de Sintra


* o preço das visitas guiadas é o dobro das visitas livres
Localização
Rua Barbosa do Bocage 5


2 Theories So Far

  1. Parece ser mesmo um lugar cheio de mistério e com muito encanto, sem dúvida. Deve ser um daqueles lugar que nos cortam a respiração. Eu sinto isso só de olhar para as fotos.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Sofia, ninguém me tira da cabeça que em Sinta se entra numa twilight zone cósmica e oculta inexplicável! Já visitei a Quinta da Regaleira duas vezes e é um local mágico, não há outra palavra. Adoro cada detalhe de cada construção, a simbologia, os jardins... Lindo, sem dúvida. E as tuas fotos fizeram justiça, estão fantásticas!

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.