PORTO: À NOITE

Porto - Portugal
Esta publicação tem banda sonora:

Dizem que nunca conhecemos realmente uma cidade até vermos como vive à noite, como se transforma. Talvez pareça exagero, mas também só amamos totalmente uma pessoa quando a conhecemos no melhor e no pior, não é? À noite, as cidades mudam. Há zonas que perdem movimento e outras que ganham uma vida diferente, uma luz diferente. Quando se tratou de nos despedirmos do Porto, escolhemos fazê-lo à noite. Só depois disso podíamos amar realmente aquela cidade.

O Porto, durante o dia, é um misto de sombra e de cor. No dia em que chegámos, o Porto recebeu-nos num misto de sol e céu nublado, como podem recordar aqui. Ora parecia que ia tornar-se um dia de sol espectacular, ora estava tão nublado que não parecia Verão. Em ambos os casos, via-se a sombra e a cor da cidade, às vezes ao mesmo tempo. Depois, fomos recebidas com muito sol nos dias seguintes. Durante o dia, o Porto é lindo, claro, mas à noite... à noite talvez não haja outro lugar no mundo que se compare a esta cidade.
Porto - Portugal
Porto - Portugal
Porto - Portugal
Porto - Portugal
Lisboa foi a minha casa durante quatro anos e, por isso, muitas vezes saía à noite e via a cidade com outra luz. Há muitos sítios onde ir à noite em Lisboa, há muita vida em alguns sítios de lá, mas juro-vos que nada se compara ao Porto à noite. Primeiro, porque tanto de Gaia como do Porto há uma vista incrível para aproveitar. Depois, porque acho que havia tanta gente no Jardim do Morro à noite como havia de dia. A sério, não é exagero! E, claro, porque não há nada como uma noite de Verão no Porto. Desculpa, Lisboa, sabes que te adoro do fundo do coração, mas vais ter de dividir esse fundo com o Porto para o resto da vida.

Ao rever estas fotografias, é impossível não ficar de coração cheio e com uma vontade gigante de regressar. Os meus cinco dias no Porto alimentaram o blog durante vários meses e ainda estão a alimentar o meu Instagram (@asofiaworld). Daquilo que tinha planeado escrever sobre a cidade no início das publicações, esta é a última publicação. Embora tenha mais duas que quero muito fazer, mais lá para a frente, pensar que não tenho mais impressões a partilhar sobre os locais que visitei no Porto deixa-me com mais saudades ainda.
Porto - Portugal
Porto - Portugal
Porto - Portugal
Porto - Portugal
Não sei quando é que os meus caminhos vão dar ao Porto novamente. Mas sei que, se uma parte da cidade já era parte de mim, agora muitas partes do Porto são parte de mim. É assim que sabemos que um lugar nos marcou.

Para recordarem o Porto:


7 Theories So Far

  1. A cidade do Porto é encantadora, seja de dia como de noite, sem dúvida.

    Blogue Meraki
    Redes sociais: Facebook || Instagram

    ResponderEliminar
  2. Sempre que leio uma publicação tua sobre o Porto, fico com mais e mais vontade de largar tudo e ir viver para lá, o que me impede? Ainda conseguir chamar lar à minha cidade.
    De qualquer forma, todo o encanto do Porto, diurno e nocturno, deixa-me nas nuvens, e as tuas fotos estão incríveis.
    Acredita, minha querida Sofia, que compreendo bastante bem o que referes <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres saber uma coisa? Sempre que escrevo sobre o Porto fico com mais e mais vontade de ir viver para lá também!

      Eliminar
    2. Ainda ontem comentei isso com uma amiga minha. Porém, algo que me deixa muito nervosa é o trânsito, mesmo quando não estou a conduzir, ou quando nem estou no carro, e o Porto tem trânsito para dar e vender!!!!
      Mesmo assim, é talvez a única cidade pela qual deixava tudo!

      Eliminar
  3. Já fui imensas vezes ao Porto, tantas vezes que já perdi a conta mas, ainda assim, sinto que não conheço verdadeiramente a cidade, por esse mesmo motivo: nunca a explorei à noite. Bem, já passeei uma vez por lá de noite, mas era muito novinha, pelo que não conta. Essas fotos estão verdadeiramente deslumbrantes e estou como a Ju, dá vontade de largar tudo e ir viver para lá.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. O Porto à noite é de outra categoria, sem dúvida! Parece que algo se desperta pelas ruelas, tornando tudo ainda mais apelativo!!

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.