HARRY POTTER: UMA MARATONA MUITO COMPLETA

saga harry potter
Recebi os meus primeiros livros da saga Harry Potter no Natal de 2003. Sinceramente, não foi algo que me entusiasmasse. O primeiro filme da saga já dava na televisão e não tinha despertado interesse. Deve ter sido a primeira e única vez que receber livros não me entusiasmou. No Natal de 2005 voltei a receber um livro da saga, o penúltimo, mas desta vez não fiquei desiludida. Queria aquele livro. Queria muito aquele livro! Na altura tinha já lido os dois exemplares que tinha (a Pedra Filosofal e o Cálice de Fogo) e tinha requisitado os outros na biblioteca da escola. Depois seguiu-se a espera longa pelo último volume da saga. Tive de esperar que chegasse à biblioteca da minha escola e houve alguém que o conseguiu requisitar antes de mim e eu achei que aquela era a semana mais longa que já tinha vivido!

Agora é que vem o facto mais chocante: a primeira vez que vi todos os filmes da saga foi só em 2012. Nunca tinha visto nenhum filme completo da saga até àquela altura. E foi porque o meu querido melhor amigo me pressionou. A pressão de pares é real! Bem, verdade seja dita, desde aí todos os anos tenho feito maratona por isso talvez (só talvez!) a pressão não tenha sido negativa. No ano passado, decidi que estava mais do que na hora de reler os livros. No entanto, como já vos contei, queria ler à medida que comprava os exemplares que me faltavam, mas não estava fácil poder gastar dinheiro em livros. Foi aí que entrou a Joaninha. Começámos a falar sobre os livros, que ela estava a começar a ler, e eu não resisti e decidi ler o que já tinha no Kindle.

Em vez de vos trazer reviews dos livros e dos filmes, decidi responder a algumas perguntas que me foram fazendo sempre que eu publicava fotografias dos livros nas Instagram Stories (se ainda não seguem: @asofiaworld).

Como foi ler Harry Potter tantos anos depois?
Meus amigos, foi mágico, foi realmente mágico! Só li em português os livros que tenho em formato físico, pelo que, nos outros, em inglês, deu para absorver ainda melhor a escrita da J.K. Rowling. Além disso, já não me lembrava de muitos pormenores e gostei muito de explorar este mundo nos livros.

Prefiro os livros ou os filmes?
Como se fosse possível separar os dois! Bem, na verdade, eu amo os filmes! Vejo-os todos os anos e não os trocava por nada. Mas os livros são o que nos dá todo o conhecimento que não podemos adquirir só pelos filmes, são o que inclui a magia da saga em todo o seu esplendor. Há diferenças, claro. E prefiro a ordem do plot dos livros, mas acho que os dois universos de completam e são aquilo que torna a experiência realmente mágica.

O que é que explica esta nova vaga de fanatismo pela saga?
O facto de terem passado mais de cinco anos desde o último filme e mais de dez desde o último livro não impedem a J.K. Rowling de continuar a divulgar coisas sobre a saga, a um nível que muitas vezes me obrigada a dizer: Tens de parar, Jo, já chega! Além disso, muita da geração Harry Potter continua a falar dos livros e dos filmes, o que desperta interesse nas gerações mais novas. E, por último, os filmes Fantastic Beasts. Apesar de serem uma prequela, acabam por introduzir este mundo mágico a mais pessoas e isso leva-as a querer descobrir mais e mais sobre o rapaz com uma cicatriz na testa.

Qual é o teu livro preferido? E o filme?
Filme: Cálice de Fogo e Talismãs da Morte 2.
Livro: Ordem da Fénix e Talismãs da Morte.

SPOILER! O que é que devia ter passado dos livros para os filmes e não passou?
O Peeves, o poltergeist! Adorava tê-lo nos filmes.
A acção com os elfos. Não só o activismo da Hermione na S.P.E.W. (a sociedade para promover o bem-estar dos elfos), mas também todas as cenas do Dobby e, mais importante, do Kreacher. O Kreacher no último livro revela-se um bom elfo e eu gostava de ter visto isso nos filmes (além de querer saber o que lhe tinha acontecido depois da Batalha de Hogwarts).
*A despedida do Dursley! Não deviam tê-la cortado!

Vou terminar a compra da saga e vou voltar a ler os livros?
Hell yeah! Não vou terminar a compra para já. Nem para já nem devo fazê-lo este ano. Mas quero terminar, claro. Só faltam três livros (o 3, o 5 e o 7), por isso não vou desistir deles.
E é óbvio que vou voltar a ler os livros! Talvez comece a ler todos os anos como vejo os filmes, nunca se sabe!


Contem-me tudo: qual é o vosso livro preferido da saga? E o filme?


Podem ler as reviews únicas de:

E ainda uma mini-review:


8 Theories So Far

  1. Adorei ler HP, gosto dos filmes à mesma mas os livros acrescentaram-me tanto. Só falta ai umas cenas que acrescentava aos filmes - como lupin se tornou lobisomen, a entrada dos weasley na casa da petúnia ah e a despedida dos tios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, obrigada por me lembrares a despedida dos tios! Fiquei mesmo triste por terem cortado essa cena da edição final!

      Eliminar
  2. Eu entro nesta história, yaaay, e ainda bem que te levei a leres os livros de novo. Assim, podemos discutir com mais vivacidade.
    De facto, é incrível que o 1° livro tenha sido publicado em 1997 e ainda seja tão a atual, I mean, whaaaat? Adoro como, passado tantos anos, novas pessoas, eu incluída, se identificam com as personagens e se deixam abraçar por este mundo.
    Até agora, o meu livro favorito também é The Order os Phoenix. Além disso, ler em inglês é realmente uma experiência mágica.
    Há muitos detalhes dos livros que complementariam a história dos filmes lindamente... porém, percebe-se a escolha de algumas mudanças 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que entras! :D
      É espectacular pensar que o mundo criado pela Rowling live há tantos anos!

      Eliminar
  3. Nunca experimentei ver nada de Harry Potter porque nunca me despertou curiosidades, mas cada vez mais tenho tido vontade de ver os filmes e saber um pouco mais sobre este mundo.

    ResponderEliminar
  4. Dos livros, adoroooo "O Príncipe Misterioso"! Para mim, é aquele que nos aproxima da verdade duma perspectiva alucinante e viciante!
    Quanto aos filmes, teria de os rever para me decidir! :P

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.