PORTO: PARQUE DA CIDADE

Parque da Cidade - Porto
Talvez não saibam, mas o Parque da Cidade é o maior parque urbano do país. Só por aí, é mais do que óbvio que só vos consigo falar de um bocadinho do parque — o bocadinho que visitei. Ao início não era um local obrigatório na minha lista, mas depois não consegui evitar... até porque, em todos os dias que passei no Porto, o via da janela do quarto ou da cozinha, lá ao fundo, tão longe e tão notável. Afinal, feitas as contas, o Parque da Cidade tem cerca de 83 hectares, com árvores, lagos, caminhos e uma série de coisas que precisariam certamente de um dia inteiro para serem exploradas.
Parque da Cidade - Porto
Parque da Cidade - Porto
Parque da Cidade - Porto
Parque da Cidade - Porto
Vínhamos de Matosinhos, e o Parque da Cidade era o lugar ideal para, a meio do nosso dia, parar, comer e descansar. Sim, descansar. Já tínhamos andado muito e ainda íamos andar mais. Encontrámos uma sombra agradável junto a um dos lagos e ficámos por lá tempo suficiente para vos poder dizer que é tão, mas tão bom haver locais nas cidades onde podemos estar sem sentirmos que estamos, de facto, numa cidade. Há poucas coisas tão boas na vida como poder estar sentada na relva, a ler, e só ouvir os patos (muitos patos) ou crianças a jogar à bola, ao longe.

Acredito que o Parque da Cidade seja aquele lugar que enche sempre que o sol espreita e onde há piqueniques em família, jogos de futebol com amigos ou tardes de dolce far niente. E também acredito que este vai ser um dos locais onde vou querer sempre regressar, porque ficou ainda tanto por ver. 
Parque da Cidade - Porto
Parque da Cidade - Porto
Parque da Cidade - Porto
Não sei se foi sorte na zona onde escolhi passear, mas fiquei surpreendida por o parque ser tão limpo, incluindo o lago. Infelizmente, acho que há muitos parques que não são bem tratados pelas pessoas que os visitam, mas, neste caso, o parque pareceu tão limpo e muito bem cuidado, mais do que muitos outros parques onde já fui. Não sei se também vos acontece, mas sinto-me sempre um bocadinho triste quando as pessoas não tratam bem os espaços que visitam, principalmente os espaços verdes.

O Parque da Cidade foi projectado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal e foi inaugurado inicialmente em 1993 e depois finalizado em 2002. Para o visitarem, têm três entradas possíveis: na Estrada da Circunvalação, da Via do Castelo do Queijo e, depois, na Avenida da Boavista. A entrada da Estrada da Circunvalação é a um quilómetro do metro da Câmara de Matosinhos, mas há também autocarros a passar por lá. 
Parque da Cidade - Porto
Parque da Cidade - Porto
Parque da Cidade - Porto
Parque da Cidade - Porto



Informações Úteis
Horário
De 1 de Outubro a 31 de Março: 7h - 22h
De 1 de Abril a 30 de Setembro: 7h - 24h


Localização
Estrada Interior da Circunvalação, 15443

Entradas: Avenida da Circunvalação; Avenida da Boavista; Via do Castelo do Queijo.
Metro mais próximo: Câmara de Matosinhos


4 Theories So Far

  1. Adorei ver estas fotos! Como tu, uma das coisas que sinto ser certo fazer é regressar ao Parque da Cidade sempre que tenho tempo. É um dos meus sítios favoritos do Porto, uma das razões pelas quais tanto gosto do Primavera Sound e o sítio onde jogo futebol e passo bons momentos com os meus primos e os meus padrinhos!
    Que maravilhoso guardares este parque incrível no teu blogue :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada <3 Nem me lembrei de referir o Primavera Sound!

      Eliminar
  2. Por acaso, não coloquei lá os pés, mas tenho a sorte de ter um Parque da Cidade na minha cidade, exatamente a uns 10 minutos a pé! E é como afirmas, é bom ter um sítio destes para nos refugiarmoa da confusão do quotidiano, observar espaços verdes e animais na sua total liberdade... Há que cuidar destes espaços, disso não há dúvida!

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar
  3. Este parque tem muitas histórias para contar. Foi aqui que já ri muito, a fazer voluntariado, chorei de memórias passadas, corri, fotografei e encontrei amigos.
    Não o sabia ser o maior parque urbano do país! Sendo maior ou não, é lindo e vale a pena vasculhar cada canto!

    ❥ Biju da Ju,
    juvibes.blogspot.pt

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários que incentivem o ódio.