DEZEMBRO EM LIVROS

dezembro em livros
Por uns segundos, enquanto preparava esta publicação, tive de parar e ir verificar a lista de livros que aqui vou incluir. É que, por um momento, achei que tinha lido no Kindle e fiquei um bocadinho surpreendida e assustada. Depois lembrei-me de outro livro e passou-me. Mas, ainda assim, sete em oito dos livros que aqui estão foram lidos em versão ebook. Acho que podemos concordar que o Kindle é mesmo uma das minhas coisas preferidas. Adiante. Depois de vos ter mostrado o que li em Novembro, decidi que vou mesmo tentar tornar esta publicação regular e mostrar-vos o que vou lendo. Em Dezembro foi assim...
boa noite - pam gonçalves
Boa Noite
Isto de seguir autoras/bloggers/youtubers brasileiras nas redes sociais tem destas coisas. Gostei dos vídeos da Pam Gonçalves à primeira e, por isso, estava muito curiosa em relação aos livros dela. Claro que em Portugal é difícil encontrá-los, mesmo em versão ebook, mas consegui comprar este na Black Friday por 2,81€, na Google Play. Uma maravilha, até porque não tinha muito mais dinheiro para gastar. Fiquei agradavelmente surpreendida com o livro, que, na verdade, li no último dia de Novembro! A Alina é caloira do curso de Engenharia da Computação, vai viver para uma república e parece ter finalmente uma oportunidade de deixar o passado para trás, conhecer novas pessoas e ser diferente do que era. Alina começa a sair com os colegas da república e começa a mudar, mas há uma página de Facebook que avalia as raparigas da faculdade e que vai dificultar a vida de Alina. É uma história leve, mas que foca assuntos muito importantes como o assédio e a violação, sem que se tornem temas demasiado pesados.
The Magic Misfits - Neil Patrick Harris
The Magic Misfits
Facto: eu adoro o Neil Patrick Harris. Facto: este foi o livro mais juvenil que li no ano passado. Facto: este foi um dos melhores livros que li no ano passado. O The Magic Misfits é o primeiro de uma série de livros juvenis que o Neil Patrick Harris está a escrever. É um livro juvenil, é verdade, sobre um rapazinho, o Carter, que foge do tio, que usa truques de magia para atrair pessoas e assaltá-las, para poder viver uma vida mais honesta. O Carter acaba por dar por si sozinho numa terra onde um grande circo acabou de chegar, mas rapidamente faz amigos. Além da história, o livro inclui ainda dicas de pequenos truques de magia. A cada página que lia, quase ouvia o Neil contar a história e, sinceramente, o meu coraçãozinho quase derreteu quando o Other Mr. Vernon apareceu porque oh-meu-deus é totalmente uma versão do David Burtka!
Learning not to Drown - Anna Shinoda
Learning Not To Drown
Ainda não tenho palavras para o quanto a escrita da Anna Shinoda me surpreendeu! Este livro é um thriller incrível sobre a família da Clare, que tenta parecer uma família feliz, mas que tem um esqueleto no armário, como todas as famílias. A Clare, por ser a personagem principal, influencia-nos um bocadinho e, como ela, queremos mesmo acreditar que o Luke é um bom rapaz e queremos gostar dele. No início demorei a entrar na história, mas há um momento em que somos absorvidos de tal forma que só queremos perceber o que vai acontecer e torna-se urgente lermos tudo.
Love, lies and lemon pies - Katy Cannon
Love, Lies and Lemon Pies
Depois de ler o livro da Anna, que se torna um bocadinho mais pesado, quis ler o livro mais leve que encontrasse na minha biblioteca do Kindle, para mudar de ares, e este foi o que me pareceu mais adequado – e acertei! O livro conta a história da Lottie, cujo pai morreu e, desde aí, ela deixou de participar nas actividades da escola e o director está preocupado. Para que a deixem em paz, a Lottie decide juntar-se ao Bake Club. Ao mesmo tempo, por castigo, Mac é obrigado a juntar-se também ao clube. A história não é muito imprevisível, mas dá uma boa leitura (foi uma viagem de 4h totalmente ocupada) e é o tipo de livro que escolhemos quando não sabemos o ler e queremos algo leve e para entreter. O melhor pormenor do livro: cada capítulo é separado por uma receita!
let it snow - John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle
Let It Snow
Já vos falei dele, por foi o livro que encerrou a minha participação no #RRSP17. O livro escrito pelo John Green, a Maureen Johnson e a Lauren Myracle foi também uma forma de entrar um bocadinho mais no espírito natalício. Não vou falar-vos muito sobre ele, para não me repetir, mas podem ler a publicação dedicada ao mesmo aqui. Por falar em John Green, espero que seja este o ano em que acabo de ler toda a obra dele. Só falta um, na verdade...
GNR Onde Nem a Beladona Cresce - Hugo Torres
GNR - Onde Nem a Beladona Cresce
A minha mãe recebeu o livro no ano passado, leu-o rápido (ainda por cima ela não costuma ler) e levámos o exemplar para ser autografado num concerto no final de Novembro. Passou um ano até o ler – admito já que é uma vergonha só o ter feito agora! Há uns anos li uma biografia dos GNR que detestei (Afectivamente GNR) e confesso que, depois dessa, ler este livro é muito melhor. Não é uma biografia convencional, principalmente porque é escrita por um jornalista e, muitas vezes, a estrutura e a linguagem são mais jornalísticas do que literárias. No entanto, depois de crescer a ouvir GNR e a ler e reler os artigos que a minha mãe ainda tem guardados, é bom chegar a este livro e recordar e mesmo conhecer muito daquela que é uma das melhores bandas portuguesas (ou mesmo a melhor).
Uma História de verão - pam gonçalves
Uma História de Verão
Mais um livro da Pam, sim! E, novamente, encontrei-o a pouco mais de 2€ na Google Play. Juro que não sei como tive tanta pontaria! Este livro não é relacionado com o Boa Noite, mas uma das personagens, a Manu, participa nesta história e adorei esse pormenor. Neste livro, a Analu está no último Verão antes da faculdade e começa a ter de lidar com o que a vida adulta lhe vai trazer... principalmente porque os pais achavam que ela ia estudar Direito, mas ela quis seguir aquilo que a apaixona: Cinema. Como se não bastasse, Murilo, o primeiro amor de Analu reaparece para complicar tudo. Gostei mais deste livro, a escrita da Pam evoluiu muito e fiquei a querer uma continuação deste livro. Acho que a história da Analu ainda tem muito para contar e, não sei porquê, mas acho que o Murilo é uma personagem que ainda pode "crescer".
Harry Potter and the prisoner of azkaban - JK Rowling
Harry Potter and The Prisoner of Azkaban
A culpa é da Joaninha. No ano passado li o primeiro livro da saga e depois consegui comprar o segundo e li-o também. O meu objectivo era ir comprando os livros que me faltam (este, a Ordem de Fénix e os Talismãs da Morte) e ler à medida que ia comprando. Claro que comecei a ver que ia demorar muito tempo a conseguir comprar e até tinha as versões originais no Kindle, mas decidi manter-me no plano inicial. Depois conversei com a Joana sobre a saga e fiquei com vontade de ler e... olhem, lá fui eu reler o terceiro livro. Como já não o lia há muitos anos e costumo ver os filmes todos os anos, não pude deixar de notar as diferenças tão acentuadas entre o livro e o filme. Entretanto já comecei a reler o quarto livro (que tenho há alguns anos) e o objectivo é acabar de reler a saga este mês, por isso vamos ver se se concretiza.




10 Theories So Far

  1. 5 dos 8 livros que apresentaste não me suscitaram grande interesse, acho que já me cansei um pouco de livros na onda do John Green, se bem que acho nunca ter gostado muito... É o tipo de livro que se lê bem e até tem uma mensagem, porém, sinto sempre que me falta algo.
    De qualquer forma, adoro esta rubrica, digamos. Fiquei indubitavelmente interessada no livro do Neil, mesmo muito. Nem sabia que ele escrevia e também gosto muito dele.
    Quanto ao último, uhuhuhuhuh, gosto disso! Assim, reavivas a memória e podemos discutir muito este mundo e os seus acontecimentos.
    Beijinhos, fofinha!

    P.S.-Já vi o 1° e o 2° filme 🙈 tens razão: há detalhes que escapam nos filmes, apesar da extensão destes!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À medida que for publicando mais nesta rubrica, vais perceber que eu leio muitas coisas completamente diferentes! Sobre o John Green podia dizer muita coisa, mas acho que vai ficar para quando ler o que me falta e depois avalio tudo num conjunto :p
      Gostas do Neil??? Aiiii, gosto ainda mais de ti agora! :D

      Pronto, estou a ver que temos de conversar mais um bocadinho sobre a saga!

      Eliminar
    2. Mal posso esperar, é das minhas rubricas favoritas no geral dos blogues! Adoro aprender e explorar mais a cultura e o gosto cultural dos outros :)
      *Caí nas boooooas graças da Sofiiiiia, avéeeee*

      Sim, o meu coração está aqui apertadinho com tudo o que está a acontecer no 3º!!

      Eliminar
    3. Também gosto de ver... nunca se sabe quando não descobrimos livros novos!

      Mantém-me informada! Estou no início do 5.º!

      Eliminar
  2. Fizeste uma boas leitura :D ai que inveja tens os livros da Pam... vou deixar de te seguir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vais nada ahahahahah Comprei em versão ebook, porque à espera de que chegassem a Portugal em versão física não sei se sobrevivia!

      Eliminar
  3. Adoro ler estes posts porque assim dão me ideias sobre novos livros para ler, obrigada!!

    ResponderEliminar
  4. Gosto bastante do Neil Patrick Harris, mas confesso que não conhecia o livro. Fiquei bastante curiosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, não sei se foi muito mencionado cá em Portugal, como não existe em português...

      Eliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.