COMO CUMPRIR OS OBJECTIVOS DE 2018

cumprir objectivos 2018
Há uns dias, quando o ano começou, prometeram que este ano iam fazer uma série de coisas: ler mais, fazer exercício 5 vezes por semana, mudar de emprego, escrever um livro, etc. Claro que, agora que já passaram alguns dias, os objectivos começam a ficar para trás e daqui a umas semanas já se esqueceram de que era suposto estarem a cumprir o que prometeram. Estou aqui para vos ajudar, como é óbvio, por isso trago-vos as dicas mais simples para conseguirem estabelecer objectivos e cumpri-los! Mas além disso, trago-vos um extra, uma dica de organização que vos pode ser útil para cumprirem todos esses objectivos. Vamos a isto! 
objectivos 2018
Ser realista.
Primeiro, escrevam todos os vossos objectivos. Todinhos, dos mais fáceis aos mais difíceis. Agora que já escreveram tudo, está na hora de lerem a vossa lista e terem sentido crítico. Eu sei que estabeleceram os objectivos de boa vontade, mas neste momento têm de ser realistas e perceber quais são os objectivos incluídos que sabem que não vão cumprir. Sejam sinceros: há aqueles objectivos que todos os anos dizem que vão cumprir, mas nunca o fazem, por exemplo. Está na hora de admitirem que não os vão cumprir.

Estabelecer objectivos mensais.
O primeiro instinto é o de estabelecer objectivos unicamente para o ano inteiro. No entanto, no ano passado, optei por estabelecer objectivos anuais e, depois, ir estabelecendo objectivos a cada mês. Optei por objectivos mensais porque percebi que, em alguns casos, é mais fácil cumprir objectivos assim. Para este ano, como podem ver na fotografia em cima, estabeleci 10 objectivos. Mas, para este mês, por exemplo, tenho já 3 objectivos definidos e, apesar dos objectivos para o ano inteiro, sinto que é muito mais simples não deixar coisas por cumprir se as limitar a um determinado período de tempo.

Pensar como os marketeers.
Eu explico: há uma coisa chamada objectivos SMART: Specific, Measurable, Achievable//Attainable, Relevant/Realistic, Time Bound. Em português são objectivos Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes/Realísticos e definidos no Tempo. Ter isto em conta permite-vos atingir os vossos objectivos de forma muito mais eficaz. Parece complicado? Não é. É mais simples cumprirem um objectivo se tiverem uma forma de o medir e uma data. Seja deixar de seguir pessoas em redes sociais (done!), seja limpar a caixa de entrada do vosso e-mail (done!), seja perder peso. Nesse caso, o objectivo de perderem, por exemplo, 5kg em 3 meses é específico (5kg em 3 meses), mensurável (basta pesarem-se com regularidade), atingível (têm de fazer exercício e ter uma alimentação saudável), relevante (melhora a vossa saúde)/realístico (conseguem perder 5kg em 3 meses) e está definido no tempo (3 meses). Fácil!

Pronto, de uma forma ainda mais simples, sem nomes estranhos: estabeleçam objectivos realísticos, que sabem que conseguem cumprir, e estabeleçam um prazo para os cumprir ou para ir cumprindo as etapas necessárias para o objectivo.
objectivos 2018
Definir uma forma de organização para o vosso ano.
Agenda física ou virtual? Bullet Journal? Aplicações? Há dezenas de opções para se organizarem, claro, mas esta em particular é o segredo (que tanto elogiaram) para me lembrar de tanta coisa para incluir no resumo do ano. É o segundo ano em que o meu caderno de Barcelona vai ser mais do que um caderno. É aqui que incluo os objectivos para o ano e depois os objectivos para cada mês. Além disso, todos os meses aponto os livros que li e os filmes e séries que vi, além de outros acontecimentos que considere relevantes. Foi também este caderno que levei para o Porto, para poder escrever sobre os meus dias lá, e para o workshop da Rita.

Este caderno tem sido um excelente companheiro e todos os meses vou apontando lá e defino sempre os meus objectivos lá, além de escrever um bocadinho sobre o melhor e o pior do mês.
writing in pixels
Writing in pixels.
Como devem ter reparado, não partilhei a habitual lista de objectivos para o ano, ao contrário do que acontecia desde 2010 (wooooow). No entanto, vou falar-vos deste objectivo em específico: escrever mais e, de preferência, escrever todos os dias. Escrever mais não é algo totalmente mensurável, mas escrever todos os dias pode ser. Para isso fui roubar uma ideia aos bullet journals e transformei o ano em píxeis em a escrita em píxeis. Sempre que escrever vou pintar o rectângulo correspondente (estou a escrever isto no dia 2, por isso ainda não há muito para verem) e espero, sinceramente, que no final do ano o meu calendário esteja mais azul do que branco.

Esta é uma ideia que podem adaptar a outras coisas: podem marcar os dias em que fazem exercício físico, os dias em que fotografaram ou gravaram vídeos, etc. Não é algo elaborado e é uma boa forma de se manterem motivados e conseguirem perceber se estão a cumprir o vosso objectivo.

Não estabelecer objectivos só por estabelecer.
Acho que há muito a ideia de estabelecer objectivos só porque o ano muda e toda a gente começa a estabelecer objectivos e o caraças. Se estão a fazê-lo só porque sim, ou por pressão social ou para se sentirem incluídos: esqueçam! Não precisam de estabelecer objectivos no início de um ano novo. Ou no vosso aniversário ou no início de um mês. A verdade é que acredito que muitas coisas funcionam melhor se nos focarmos nelas e estabelecermos que aquele é o nosso objectivo. No entanto, o tempo que definimos para as realizar não tem de ser definido pelo final de um ano, nem mesmo por um calendário normal. Estabeleçam objectivos se fizer sentido para vocês fazê-lo, se for algo que vos motiva ou que vos dá outro ânimo para trabalhar em algo.


Estas são algumas das dicas que sigo para cumprir os meus objectivos. Não são infalíveis nem muito originais, mas resultam comigo e servem para o efeito. Quais são as vossas dicas para cumprir objectivos sem desistir a meio?


20 Theories So Far

  1. Eu muito agradeço as dicas porque, no dia 5, normalmente já nem me recordo... Obrigada!
    Um bom ano!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano vais conseguir cumprir tudo! 💪
      Bom ano!

      Eliminar
  2. o meu maior (e único?) problema em relação ao novo ano é que, no início, penso sempre "ai, tenho de fazer um caderno e ir colando lá fotografias do ano". dia 4 e onde anda o caderno? em lado nenhum. imagina a meio do ano ahahahah

    ResponderEliminar
  3. Este post é extremamente útil e está escrito de forma prática, devo parabenizar-te por isso! Na verdade, apliquei algo semelhante no meu dia-a-dia e nos objectivos que tracei para este ano. Simplesmente, por precisar de coisas palpáveis, das quais pudesse sentir os benefícios e frutos.
    O ano em pixeis é uma ideia bastante interessante e talvez ainda a aplique a algum pedaço da minha vida. Obrigada, Sofia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada digo eu!!! Ainda bem que é útil!
      O ano em pixeis pareceu-me realmente engraçado para utilizar! 😊

      Eliminar
  4. Olha que bem. Acho que te vou roubar a ideia dos pixeis - eu fazia uma cena mensal no meu BJ, mas dava tanto trabalho que...bem, não pego nele há meio ano. So...lol ya, vou simplificar :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força nisso! Eu só não tenho um BJ porque dá mesmo muito trabalho e eu não sou assim tão dotada no campo das Artes! 😂

      Eliminar
  5. adorei as dicas (:
    fiz opinião do teu livro lá no blog, adorei-o (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/2018/01/books-seja-o-que-for-o-amor.html
    Tem um ótimo ano!

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá! Acho que é o meu primeiro comentário no teu blog, mas sou leitora assídua (aqui no twitter e insta :P).
    Só para dizer que gosto muito do blog.
    O teu caderno está lindo, eu já tentei montes de vezes fazer assim coisas giras, mas definitivamente não fui feita para isso. Sendo assim, valem-me as aplicações no telemovel e no pc e as velhas agendas (já com as linhas feitas senão era uma desgraceira :P).
    Gosto da resolução de escreveres mais e fazeres mais posts para o blog. A malta agradece ;)
    ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário tão simpático! <3
      Garanto que o que me ajudou a ter as linhas minimamente direitas por já ter linhas porque, caso contrário, não parecia tão arrumadinho ahahah
      Vou tentar! Mais uma vez obrigada! É mesmo bom ler comentários destes! :)

      Eliminar
  7. Eu este ano decidi não fazer resoluções, porque tenho tendência a não cumpri-las. Substitui por objetivos/mantive os objetivos do ano passado e vou mais na calma (por exemplo, para perder peso primeiro preciso de continuar a aprender a comer e a fazer exercício)
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que importa é trabalhares para conseguires o que queres! 💪

      Eliminar
  8. Boas dicas, Sofia. Considero que por mês fica mais fácil definir objectivos e cumprir. Gostei bastante da tua ideia dos quadradinhos azuis porque ajuda a ter noção da quantidade de vezes que fazemos ou falhamos o nosso objectivo!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Penso da mesma forma! Acho que quando começamos a pensar que temos "muito tempo" para fazer algo acaba por correr mal!

      Eliminar
  9. Adorei a ideia de "escrever em pixels" e acho que a vou colocar em prática :)

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Essa de construir uma tabela e pintá-la, à medida que ia fazendo algo, foi um método que adotei desde Agosto do ano passado, só para ver no que é que daria. A verdade é que a cada dia que passava e eu ia pintando os quadrados correspondentes aos dias em que exercitava, eu só me sentia ainda mais motivada a treinar, só pelo prazer de ter a tabela toda colorida. Claro que ver os resultados no espelho - tu és testemunha disso! - também me ajuda imenso a continuar! Tenho de fazer a minha tabela para o ano inteiro e continuar com este hábito!
    Tens aqui umas dicas muito boas!!! \Õ/ Parabéns!


    novo blogue: IMPERIUM

    ResponderEliminar
  11. adorei este post querida Sofia. Eu estabeleci uma lista de objectivos mensais. Acho muito mais prático e fácil escrever sobre as coisas que queremos fazer em vez de as deixar no ar na noite de dia 31. Este mês de Janeiro está a ser bem produtivo nos objectivos que estipulei e espero que o resto do ano acompanhe. Outra coisa que falas e bem e que eu defendo sempre em tudo: objectivos realistas. A maioria das pessoas acha que precisa de fazer grandes mudanças na vida e depois quando não consegue desmotiva e dá o ano como perdido. beijinho grande

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.