PORTO: UM SALTINHO À PRAIA

praia de Leça da Palmeira
O nosso terceiro dia no Porto começou num sítio que talvez considerem pouco habitual: Matosinhos. Como tínhamos tempo para ver as nossas prioridades com calma, achei que era interessante incluir dois locais que não fazem parte da lista de recomendações habituais. Foi por isso que, naquela manhã, entrámos no metro e seguimos até Matosinhos. Confesso que não sabia se ia fazer uma publicação dedicada ao passeio entre os dois locais, mas estava a ver as fotografias da praia e, bem, está um temporal lá fora e apeteceu-me mesmo escrever sobre algo mais quente.
porto de Leixões
porto de Leixões
porto de Leixões
A estação do Mercado de Matosinhos fica mesmo ao lado da Ponte Móvel do Porto de Leixões, que liga Matosinhos a Leça da Palmeira. Esta ponte, a quarta maior do mundo (de acordo com a pesquisa que fiz), foi inaugurada em Julho de 2007 e foi construída para substituir a ponte móvel que existia antes, que tinha mecanismos de funcionamento já antigos. Com as melhorias na ponte, passou a ser possível rentabilizar o número de vezes que o tabuleiro tinha de subir. Daí até à praia de Leça é uma caminhada curta, de cerca de 20 minutos.
praia de Leça da Palmeira
praia de Leça da Palmeira
praia de Leça da Palmeira
Leça da Palmeira, terra mais bonita de Portugaaaaaal! Ou, pelo menos, é o que os Expensive Soul pensam. Sabem o que é que toda a gente diz sobre as praias do Norte, certo? Pronto, é verdade: a água é gelada, a areia é um bocadinho mais grossa e têm mesmo muito vento. Almoçámos na praia de Leça, onde, apesar do vento, o ambiente estava agradável, com poucas pessoas, tal como eu gosto. A água estava tão fria que dava vontade de soltar um ou outro palavrão, for real.
praia de Matosinhos
praia de Matosinhos
praia de Matosinhos
praia de Matosinhos
No regresso apanhámos novamente o metro, mas saímos em Matosinhos Sul, porque a nossa primeira paragem da tarde era ali perto. Claro que, de todos os caminhos possíveis, optámos por aquele que nos permitia caminhar mesmo ao lado da praia de Matosinhos. Aqui estava muito vento e havia muita areia no ar, o que não foi a experiência mais agradável. Ainda assim, valeu a pena escolher algo menos habitual para ocupar a manhã.


Mais publicações sobre o Porto.


3 Theories So Far

  1. Quando estive no Porto não experimentei a praia, mas será um ponto de passagem numa próxima visita :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca experimentei uma praia continental (água gelada), mas gosto muito da zona de Matosinhos, é um sítio muito giro para passear
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  3. Matosinhooooos!!! Traz-me tantas recordações, oh my!!! *0*
    E essas fotos? Nunca me canso!

    novo blogue: IMPERIUM

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.