OLÁ, NATAL!

christmas 2017
Acho que todos os anos noto algo diferente na minha relação com o Natal. Esta época do ano deixa-me sempre um bocadinho triste, mesmo quando até sinto o espírito natalício invadir-me mais do que o normal (como aconteceu no ano passado). Há um bocadinho de mim que não absorve a felicidade da época, mesmo quando andamos a passear de máquina fotográfica na mão, a tentar fotografar todas as decorações bonitas. Depois, há a parte de mim que adora estes passeios só para fotografar luzes e decorações, mesmo quando as mãos começam a ficar frias e é difícil segurar a câmara. É essa parte que obriga a minha mãe a deixar-me decorar a árvore de Natal. O processo de montar e decorar a árvore inclui sempre, como é óbvio, a parte dedicada à playlist de Natal, que, para ser sincera, toca algumas vezes por ano no meu computador. Lembram-se dela? Mostrei-a no ano passado, neste post do Blogmas.
christmas 2017
christmas 2017
Este ano não estou propriamente entusiasmada com a chegada do Natal. E, enquanto fazia a árvore de Natal, compreendi algo: depois de perdermos alguém importante, vemos o Natal de uma de três formas: ou não conseguimos voltar a sentir o espírito e o Natal deixa de ter magia para nós, ou refugiamo-nos no Natal como forma de tentar colmatar o buraco criado na nossa vida, ou oscilamos entre as duas versões anteriores. Acho que oscilo entre o não sentir magia e o querer tapar um bocadinho do buraco. E não há nada de errado nisso. Mas deixa-me assim, nesta mistura de sentimentos nada homogénea.
christmas 2017
christmas 2017
Do Natal deste ano só quero aproveitar a magia que enche Lisboa nesta altura. Quero aquela caminhada básica para ver e fotografar decorações, como se fosse a última vez. Quero não ser a pessoa com mais bagagem na viagem de comboio para o Natal. Quero um Natal calmo como no ano passado. Por agora, só tenho a árvore de Natal. Como é que anda o vosso espírito natalício?


4 Theories So Far

  1. Sofia! Que bonito texto. Descreve a situação de mais pessoas do que aquelas que seriam desejáveis. 😔
    Tenho de dar os parabéns à parte de ti que está entusiasmada, porque, a árvore está muito bonita e as luzes à volta também.
    Quanto à parte de ti que está nostálgica e tristezita, deixa-a absorver também as músicas mais calmas desta época.
    Espero que, apesar de tudo, o teu Natal seja muito doce e fofinho!

    ResponderEliminar
  2. O meu Natal no ano passado era assim como teu, não sentia o espirito.
    Este ano já é diferente, já estou mega entusiasmada e a pensar em todos os preparativos, prendas, tutti tutti.
    Já agora a árvore ficou encantadora :)

    ResponderEliminar
  3. Identifiquei-me imenso com o texto que aqui li... Espero que, ainda que triste e nostálgica tenhas um óptimo natal :) A árvore ficou muito bonita ^^

    Beijinhos da Mó
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro o Natal e as decorações de Natal.

    A angustia às vezes também a sinto mas associo mais a chegar ao final de um ano, ao cansaço,à mudança...

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.