#RRSP17: TRILOGIA TO ALL THE BOYS I'VE LOVED BEFORE

Desde Julho que não vos falava do Re-Reading Season Project, o projecto de releituras que tenho em parceria com a Lyne. Não foi propositado, mas como os livros de Agosto e de Setembro fazem parte da mesma trilogia, achei que fazia sentido falar-vos dela como um todo. Apesar de ter lido os livros em inglês, a trilogia To All The Boys I've Loved Before existe em Portugal, apesar de só incluir os dois primeiros volumes, com o título A Todos os Rapazes Que Amei.

Da trilogia, apenas os dois primeiros livros foram uma releitura, uma vez que o terceiro foi editado em Maio deste ano. O facto de ter saído esse terceiro livro foi o motivo para ter relido os dois primeiros. Tinha-os lido no final do Verão de 2015 e, sinceramente, já não me lembrava de algumas coisas, principalmente em relação ao segundo livro.
To All The Boys I've Loved Before -  Jenny Han
To All The Boys I've Loved Before
Lara Jean é a irmã do meio da família Covey. A mãe morreu há alguns anos e, desde aí, as três irmãs apoiaram-se no pai. No entanto, Margot, a irmã mais velha, vai para a universidade na Escócia, a várias centenas de quilómetros de casa, e Lara Jean e Kitty rapidamente percebem que a vida em casa não mais voltará a ser igual. Na mesma altura, no meio de arrumações, Lara Jean encontra uma caixa de chapéus, que costumava ser da mãe, onde guarda cartas de amor. Não são cartas de amor que recebeu, mas sim as cartas que escrevia sempre que gostava de um rapaz e deixava de gostar. Em vez de as enviar, guardava-as. Um dia, misteriosamente, as cartas são enviadas para os destinatários, entre eles Peter Kavinsky (Peter K, para os amigos!) e Josh, o agora ex-namorado de Margot. Para convencer Josh de que aquilo que escreveu na carta já não é sentido, Lara Jean e Peter K decidem fingir que namoram. O resultado? O namoro a fingir rapidamente ganha outras proporções, como era de esperar.

Dos três livros, para mim, este é o melhor. A narrativa é leve, simples e, apesar de não ser muito surpreendente, é agradável e quando começamos a ler torna-se quase impossível parar.
P.S. I Still Love You - Jenny Han
P.S.: I Still Love You
Depois de reler este livro percebi o porquê de ter apagado da memória tudo o que dizia respeito ao mesmo. A história começa exactamente no mesmo ponto em que a história do livro anterior acaba: Lara Jean e Peter decidem começar um namoro a sério e Lara Jean tem de aprender como é estar numa relação que não é a fingir. Claro que tudo se complica quando um dos destinatários das cartas enviadas no primeiro livro, John Ambrose McClaren, aparece novamente na sua vida e, com ele, alguns sentimentos que dificultam a vida de Lara Jean.

Sinceramente, este livro, embora siga o estilo do anterior, torna-se aborrecido a certo ponto, principalmente se, como eu, simpatizaram mais com o Peter K do que o Ambrose.
Always and Forever, Lara Jean - Jenny Han
Always and Forever, Lara Jean
Quando soube que este livro ia existir comecei logo a pensar no tipo de história que iria incluir. Sinceramente, esperava que se passasse alguns anos depois dos dois anteriores, mas a continuação é linear. Lara Jean está agora nos últimos meses do ensino secundário e espera entrar na mesma universidade do que Peter K. Ocupada com os preparativos do casamento do pai, Lara Jean tenta ignorar o facto de ter decisões importantes a tomar e de não saber se consegue ser como Margot, a grande influência feminina da sua vida, ao deixar a casa da família e o namorado para ir estudar para longe. Além de este livro ser melhor do que o segundo, acho que a personagem que mais amadureceu ao longo dos três livros foi a Kitty, a irmã mais nova de Lara Jean.

No geral, é uma trilogia leve, sem grandes dramas e com uma história agradável de ler, daquelas que combinam com o Verão. O primeiro volume da saga está a ser adaptado para cinema e deverá estrear em 2018. Já conheciam esta trilogia?


To All the Boys I've Loved Before
Autor: Jenny Han
Anos: 
Edição: 1.ª edição (versão Kindle)



Este livro faz parte do Re-Reading Season Project 2017. Podem descobrir mais sobre o projecto e aderir aqui. Podem acompanhar os livros que vou reler aqui ou na shelf que criei no GoodreadsSaibam o que a Lyne anda a reler aqui.


2 Theories So Far

  1. Já conhecia mas não sei porquê, não lhes achei grande piada

    ResponderEliminar
  2. Até hoje, oiço falar bastante desta trilogia. No entanto, tenho tanta coisa para ler e reler -ahahah socorro-, que já nem considero pegá-la! Talvez um dia!

    novo blogue: "IMPERIUM"

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.