PORTO: PELOS ALIADOS

Porto - Avenida dos Aliados
No início do nosso segundo dia pelo Porto apanhámos o metro em direcção à Trindade. Os nossos planos para o dia passavam pela zona dos Clérigos, mas antes queria comprar os bilhetes Andante Tour no posto de turismo ao cimo da Avenida dos Aliados e o percurso que nos fez mais sentido foi o de descer a Avenida e depois subir para os Clérigos e afins. O posto de turismo é um edifício amarelo, do lado direito da Câmara Municipal, visto por quem está com o edifício da Câmara atrás e a Avenida dos Aliados à frente. Parece fácil, mas, antes de percebermos exactamente onde podíamos comprar os bilhetes, descemos a Avenida e depois tivemos de voltar a subir. #fail

Mas voltando à Avenida dos Aliados. Em 2010, na primeira visita que fiz ao Porto, passei ao fundo da Avenida, de autocarro. Foi giro, mas não deu para perceber a dimensão real do sítio pelo qual estava a passar. A Avenida dos Aliados, para mim, é aquele lugar que tantas vezes vi, na televisão, encher-se de azul e branco. É o segundo lugar que me vem ao pensamento quando penso nas vitórias do Porto. Claro que, de dia, sem tanta gente, tem outra vida.
Avenida dos Aliados - PortoAvenida dos Aliados - Porto
Avenida dos Aliados - Porto
Avenida dos Aliados - Porto
A Avenida dos Aliados foi inaugurada em 1916 e chamou-se Avenida das Nações Aliadas, antes de passar a chamar-se Avenida dos Aliados. E Aliados porquê? Estávamos a meio da I Guerra Mundial (1914-1918) quando a Avenida foi inaugurada e, por isso, o nome Aliados vem evocar e, de certa forma, homenagear os países Aliados, dos quais Portugal fazia parte. A primeira construção da avenida foi obra de um arquitecto inglês, Barry Parker, mas em 2004-2006, quando foi remodelada, foram os portugueses Siza Vieira e Souto Mouro os arquitectos responsáveis.

Ao cimo, na Praça do General Humberto Delgado, está a Câmara Municipal do Porto. Um edifício imponente e que eu acho muito bonito, desenhado por Correia da Silva, que foi construído entre 1920 e 1957. A torre do edifício tem um miradouro que pode ser visitado no primeiro domingo de cada mês. Imagino que a vista seja incrível, por isso, se o quiserem fazer informem-se aqui. Excluindo a opção de visita à Câmara, acho que a Avenida dos Aliados é um local gratuito que devem juntar à vossa lista quando forem ao Porto.
Avenida dos Aliados - Porto
Avenida dos Aliados - Porto
Avenida dos Aliados - Porto
Avenida dos Aliados - Porto
É um bom local para caminhar e ao longo da avenida têm várias estátuas – vindo da Câmara para baixo são: Almeida Garrett (de Barata Feyo), Meninos - A Abundância e Menina Nua - A Juventude (ambos de Henrique Moreira) e, ao fundo, a estátua de D. Pedro IV, a cavalo. Depois, claro, os Aliados são ladeados por edifícios históricos e arquitectonicamente maravilhosos, incluindo, ao fundo, na Praça da Liberdade, o Café Imperial (aka o McDonald's Mais bonito do Mundo). Eu adoooooro fotografar edifícios (perguntem a quem me acompanha), por isso fui muito feliz ali.



Mais sobre o Porto aqui.


1 Theory So Far

  1. Ahhh, que maravilha poder "regressar" a esta Avenida, através dos teus registos!! Não sei se tiveste a oportunidade de deambular por lá de noite, mas fica sabendo que também ela ganha um brilho avassalador!!! A vontade, ao nos depararmos com um espaço enorme só para nós, é de ficarmos por ali a bailar ao som de um clássico, deitarmo-nos com os olhos postos no céu e adormecer por ali algures, ao abrigo da fonte, enquanto o dia amanhece! Rico Porto!! <3

    novo blogue: "IMPERIUM"

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.