9 COISAS QUE APRENDI COM A PÓS-GRADUAÇÃO

Coisas que aprendi na pós-graduação de Marketing Digital
Desde o dia 27 sou uma pessoa pós-graduada. É verdade! Depois de meio ano, a minha pós-graduação em Marketing Digital terminou e, sinceramente, acho que foi uma boa altura para a ter feito. É uma pós-graduação que queria muito fazer e foi bom ter algo a ocupar-me e a ensinar-me outras coisas. Umas vezes sentia falta de algumas noções básicas de Marketing, noutras sentia que estava bem informada devido aos vários anos de pesquisa e estudo de algumas áreas (SEO e Analytics, por exemplo), mas não senti, em momento algum, que o Marketing e o Jornalismo não se relacionavam ou que estava a cometer um erro no caminho que estava a escolher.

Se tiverem dúvidas sobre o que é uma pós-graduação ou para que serve, fiz este post há uns meses, onde explico exactamente o que é. Se tiverem questões ou dúvidas, estejam à vontade para as colocar!

Nunca é demasiado tarde nem demasiado cedo para procurarmos outras paixões.
Há quem acredite que fazer uma pós-graduação logo a seguir à licenciatura pode ser uma desvantagem, porque não temos experiência logo podemos não saber ao certo qual a área em que nos queremos especializar. A verdade é que qualquer altura é boa para procurarmos outras coisas, para nos apaixonarmos por outras coisas. Quer tenhamos acabado o curso há uns meses, quer estejamos a trabalhar há anos. Prova disso? Muitos dos meus colegas já trabalhavam há muitos anos e estavam ali a aprender outras coisas, em alguns casos numa área que nem era a deles.

Os grandes desafios podem ser também os mais interessantes.
Lembram-se do vídeo? Foi um desafio que me tirou por completo da zona de conforto e, no entanto, foi também o desafio mais interessante de toda a pós-graduação! A vida torna-se mais interessante quando brincamos com as fronteiras da nossa zona de conforto.

Sei mais sobre Analytics e SEO do que imaginava.
É importante perceberem que, desde há vários anos, leio muita coisa sobre SEO e sobre o Google Analytics. Implementei o Analytics no blog desde o início e já o usava no blog anterior, por isso queria saber realmente o que estava a usar e como analisar os dados de que dispunha. O mesmo aconteceu com SEO: sempre quis saber o máximo possível sobre a área e, por isso, lia muita coisa sobre o assunto. Apesar disto, não esperava saber tanto sobre estas coisas. Acreditem que vale a pena começarmos a estudar em casa as coisas que nos interessam.

Legislação e boas práticas.
Okay, há muita coisa que sabemos que não devemos fazer em Marketing Digital. Mas também há muita coisa que não sabia, principalmente a nível de legislação. Um exemplo? Para podermos recolher bases de dados (para newsletters, por exemplo) temos de pagar à Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD). Embora em alguns países não funcione assim, em Portugal é obrigatório informar a CNPD de que estamos a recolher dados (e porquê) e pagar uma taxa por isso.

SPAM vem de...

Ter aulas à noite exige quase tanta força de vontade como ter aulas às 8h da manhã.
Se acordar cedo para uma aula exige força (d)e vontade, sair de casa ou do trabalho para uma aula das 18h30 às 22h30 exige o mesmo. Apanhei poucos dias de chuva e frio, mas às vezes dava mesmo vontade de não sair de casa só para uma aula. Claro que, sinceramente, foi mais fácil ir a estas aulas do que seria ir às das 8 da manhã.

Também se aprende nos intervalos.
A minha turma criou logo um grupo no Facebook e no Whatsapp e rapidamente começámos a falar uns com os outros: antes das aulas, no Whatsapp, nos intervalos em que íamos jantar. Para mim, o facto de muitos dos meus colegas serem mais velhos foi também uma forma de aprender com eles também, com os percursos deles e com as opiniões que partilhavam. Na licenciatura claro que aprendia algumas coisas com os meus colegas, mas, regra geral, tínhamos a mesma idade (mais ou menos) e experiências de vida não tão díspares. Aprendia coisas com eles, mas não da forma que pude aprender com os colegas da pós-graduação.

Se é para ser viral nas redes sociais, por favor que não seja no dia em que tens aula de Social Media Marketing.

O mundo está sempre a mudar.
É óbvio que, em todas as áreas, devemos estar atentos às mudanças e novas tendências. No entanto, numa área como o Marketing Digital, as coisas mudam muito mais depressa. É importantes estarmos sempre atentos e estarmos sempre a aprender. O que hoje é tendência, amanhã é história.


Do mesmo género:


3 Theories So Far

  1. Por acaso sabia essa da CNPD por causa dos inquéritos. Também tens de notificar quando queres fazer recolha de dados e os inquéritos tinham de ser autentificados, era um banzé. Mas gostei de ler sobre as tuas aprendizagens, especialmente porque são relativas a uma experiência bem diferente :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas tão boas dicas!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Parabéns :)

    O meu percurso profissional é bem semelhante e concordo plenamente contigo***

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.