5 DICAS DE FOTOGRAFIA... PARA TODA A GENTE

Dicas de fotografia
Comprei a minha (mesmo minha) primeira câmara fotográfica há quatro anos. Costumava usar uma câmara compacta super normal, que não era realmente minha, mas como sempre gostei de fotografia comecei a sentir que aquela câmara já não me enchia as medidas e queria evoluir. Ao mesmo tempo, sabia que não tinha o dinheiro nem os conhecimentos para investir numa DSLR. Optei por uma bridge, da Fujifilm, que me serviu na perfeição durante três anos. Depois, começou a ter problemas de foco e soube que ia ter de mexer nas poupanças e dizer um tão aguardado olá ao mundo das câmaras reflex.

Sinceramente, nunca na vida compraria uma DSLR se não soubesse usar todos os modos que a câmara oferece. Acho, aliás, que é um erro investir numa câmara do género, que não é propriamente barata, se só usamos o modo automático e se não temos o tempo necessário para aprender o resto. É um desperdício tão grande que nem consigo colocar em palavras! As bridges, assim como algumas compactas mais elaboradas, permitem-nos começar a explorar modos de fotografia diferentes e dão-nos as bases necessárias de fotografia.

Ainda tenho muito para aprender sobre fotografia, mas decidi trazer-vos algumas dicas que ajudam qualquer um a fotografar melhor e também a começar a trabalhar com câmaras mais avançadas. Aproveito também para vos convidar a visitar o Fifteen-Love, o meu projecto fotográfico, que agora está pelo Nouw. Quais são as vossas dicas sagradas em fotografia?
Dicas de fotografia
Ler o manual de instruções e tutoriais.
Sim, a sério! Muita gente acha aborrecido e desnecessário ler o manual de instruções, no entanto eu acho que é absolutamente obrigatório! É importante perceberem para que servem os botões e quais as funcionalidades e a única forma de o saberem é lendo o manual, quer tenham uma DSLR ou uma bridge ou até mesmo uma câmara compacta completamente básica. São estas coisas que vos vão ajudar a tirar boas fotografias, não é o tipo de câmara que têm. Depois do manual, é uma boa ideia procurarem e lerem tutoriais interessantes para o vosso tipo de câmara, mesmo que fotografem com um smartphone. Eu costumo guardar tutoriais que considero interessantes no Pinterest e pesquiso a melhor forma de conseguir as fotografias que quero.

Know your stuff!
Desculpem insistir no assunto da leitura, mas um bom livro (ou vários) de fotografia pode ser essencial para aprenderem conceitos básicos e como funcionam: ISO, velocidade de obturador, abertura, equilíbrio de brancos... tudo conceitos que influenciam a imagem que captam. Há dezenas de opções, mas a colecção Read this if... é uma das minhas preferidas. Tenho andado a estudar outro livro, pelo que se tiverem interesse falar-vos-ei dele quando terminar!

Não ter medo de experimentar.
No que toca a fotografia, o meu único medo é mesmo o de estragar uma lente ou assim. Acho importante não termos medo de mexer nas configurações e de experimentarmos os vários modos de fotografia. Brinquem com a velocidade do obturador, mexam na abertura da lente, experimentem lentes... se não experimentarem e treinarem não vão conseguir melhorar. Se a primeira fotografia não ficar bem podem tirar outra. Eu adoro fazer experiências fotográficas: já fiz longas exposições, pintei com luz e até já tentei fazer milky water. Se nunca tentarem nunca saberão!
Dicas de fotografia
Levar a câmara para todo o lado!
Pode ser chato, caso tenham uma câmara maiorzinha e com lentes pesadas, no entanto é mesmo o melhor a fazerem. Lembram-se de quando tínhamos aulas de Matemática e, depois da teoria, os professores nos diziam que só depois de fazermos muitos exercícios íamos saber se tínhamos percebido a teoria? É a mesma coisa em fotografia: depois de lerem a teoria só praticando muitas vezes podem ter a certeza de que compreenderam os conceitos. Se fotografam com o telemóvel, normalmente já andam sempre com ele, mas pode ser útil pegar na câmara e levá-la para aquele passeio de fim de tarde ou para o lanche com amigos.

Desafia-te.
Se tiveres uma DSLR, é normal que no início só tenham uma lente, aquela que vem com a câmara quando a compram (normalmente é a 18-55mm; no meu caso é a 18-135mm). Não acho que seja necessário correrem a comprar mais lentes, por muito que queiram uma 50mm ou assim (I want it sooooo bad!). Conheçam primeiro a lente que têm. Usem-na e abusem dela. Depois, à medida que forem comprando lentes novas, façam o exercício anterior e levem a câmara com essa lente. Os efeitos das lentes são diferentes, por isso é importante praticarem com cada lente, para a conhecerem a fundo. Quando tiverem mais do que uma lente desafiem-se: num dia saiam de casa só com uma das lentes e fotografem só assim. Ou mesmo que não tenham uma DSLR, criem os vossos próprios desafios fotográficos: hoje só fotografo retratos; amanhã só vou usar a opção de abertura; depois de amanhã vou brincar com a velocidade de obturador; durante esta semana vou escolher um local e fotografá-lo todos os dias; etc. Vão divertir-se e vão aprender muito mais do que se fizerem sempre as mesmas fotografias.


6 Theories So Far

  1. Adorei as dicas! Não tenho uma máquina a sério pelo que uso apenas o telemóvel neste momento, mas sem dúvida que vou querer saber tudo e mais alguma coisa sobre a máquina assim que tiver uma, e isto ajudou imenso! :p

    Facebook
    BLOG - VOCHEL
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo com o telemóvel, podes sempre tentar experimentar coisas diferentes e tirar fotografias maravilhosas :)

      Eliminar
  2. Já estive umas duas ou três vezes para ir fazer um mini curso de fotografia, porque há sempre tanta coisa que uma pessoa pensa que sabe, mas na verdade não sabe nada, mas à última da hora existe sempre alguma coisa que se cruza no meu caminho e eu acabo por não poder fazer o curso. Mas qualquer dia há-de ser o dia xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de fazer um curso de fotografia, mas ainda não surgiu a oportunidade monetária :p E tenho conseguido encontrar muitas informações úteis na internet, em vários sites!

      Eliminar
  3. Adorei as dicas e parece que veio mesmo a calhar visto que hoje acabei de comprar a minha primeira camâra fotográfica que é uma reflex! Obrigada pelas dicas!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes: lê o manual de instruções! :)

      Eliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.