O QUE APRENDI COM O BEDA

aprendi com o BEDA
This is it. O mês de Agosto termina hoje e, com ele, o #BEDA2017. Admito que pensei que ia ser mais fácil do que realmente foi. Esqueci-me de agendar publicações e, em alguns casos, nem sabia bem o que publicar, pelo que publicava demasiado tarde. Mas, acima de tudo, não esperava que este projecto me fizesse pensar tanto no meu próprio blog e na blogosfera. A verdade é que isto mudou tanto e às vezes sinto que já não vale a pena estar aqui, porque é um dia mau, porque a blogosfera às vezes se deixa contaminar pelas epidemias que há nas redes sociais, porque às vezes sentimos mesmo que não vale a pena e que não temos qualquer valor aqui. Cumpri o calendário do BEDA e num dos dias fi-lo mesmo porque senti que não podia deixar assim as outras participantes e, num grupo tão distinto e tão especial, nenhuma de nós ia abandonar o barco. No way!

Então, enquanto me debatia com as minhas dúvidas e com os meus problemas, aprendi que é bom nos apoiarmos no trabalho dos outros. Não, não é copiar os outros nem nada disso! Mas em tempos de desmotivação é bom olharmos para o que os outros fazem e tentarmos motivar-nos com isso. Um dos posts do BEDA que teve este efeito em mim foi um da Filipa, sobre coisas que aprendeu com 200 publicações. A paixão que a Filipa transparece no blog dela é algo de que sinto falta em muitos blogs. Talvez o da Lyne seja um dos poucos onde vejo isso a cada publicação. Às vezes não encontro a paixão que tinha e é ao ver pessoas como estas que sinto que ainda há esperança para mim.
aprendi com o BEDA
Aprendi ainda que a partilha do trabalho dos outros é tão boa e devia ser valorizada. Já o disse algumas vezes, mas vale a pena repetir: é bom partilharmos o trabalho dos outros, aquilo que os outros fazem bem e que merece chegar a mais pessoas, aquilo que os nossos amigos fazem e nos deixa cheios de orgulho. Há umas semanas, o Felipe Pacheco, do Pequenos Monstros, falava no InstaStories sobre ajudar a internet a ajudar-te. Um conceito interessante que gostava de aprofundar um dia destes, que de uma forma resumida significa: partilhar o conteúdo de qualidade (e de que gostamos) para ajudarmos a pessoa que o produziu a trabalhar para continuar a produzir trabalho de qualidade e a alcançar mais pessoas. Felizmente, com o BEDA, partilhámos aquilo que as outras iam fazendo e isso foi realmente bom!

Também aprendi que ainda há lugar para publicações como as de antes. Na semana passada, o meu post do BEDA foi muito pessoal e muito do género de alguns que escrevia há uns anos. Algumas pessoas que me seguem não conhecem essa faceta e eu nem sabia até que ponto este tipo de textos tem lugar na blogosfera de hoje. E olhem: que surpresa! Já não escrevo como escrevia, mas depois de publicar algo que esteve para ser eliminado e ter reacções como as que tive... vale a pena. Vale muito a pena.


O que também vale a pena é agradecer às minhas quatro companheiras de BEDA! Acho que conseguimos um projecto interessante e espero que visitem os cantinhos delas:



6 Theories So Far

  1. Há uns dias vi um video no youtube onde a youtuber falou de apoiar criadores. Faz todo o sentido. Partilharmos os blogs que gostamos, comentar e dar-lhes o devido carinho é tão importante! Não só para ajudar no crescimento do espaço, mas também para o blogger que representa. Por trás de cada url há uma pessoa, um trabalhador incansável que nos proporciona uma parte dele com cada post. Mostrar apoio a esse criador faz toda a diferença.
    Para mim, os melhores blogs são aqueles onde vês paixão, gosto pela escrita, por cada palavra e opinião. Pessoas apaixonadas transparecem-nos com grande facilidade e tornam o seu cantinho muito mais especial.

    Xiá
    http://thecoffeecupblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho nada a acrescentar ao teu comentário a não ser que subscrevo completamente o que disseste! :)

      Eliminar
  2. Adorei a tua critica construtiva. É realmente bom dar valor como tu fazes ao trabalho dos outros, fico mesmo contente por ainda existirem pessoas assim na blogosfera e não que vejam isto como uma competição.
    Beijinho grande,

    Facebook
    BLOG - VOCHEL
    Instagram

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns por teres conseguido, deve ter sido estafante mas compensador
    Um beijinho enorme e continua o bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  4. A entreajuda é muito importante! Sempre achei... Gostava de ter mais interligação com outras bloggers/blogs, mas ou por falta de iniciativa minha, ou por achar que hoje em dia são poucas as pessoas que gostam de o fazer, acabo por não ter, o que me entristece.
    Foi uma iniciativa muito boa e tenho pena de só ter conhecido o teu cantinho agora. Gostei da tua honestidade e vou continuar a seguir o teu trabalho!
    Beijinho

    My Beauty Conspiracy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de tentar... quem sabe não tens surpresas agradáveis! :D

      Muito obrigada e bem-vinda! <3

      Eliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.