5 DICAS DE SEO PARA BLOGS

Dicas de SEO para blogs
Agora que a minha Pós-Graduação está a terminar (só faltam trabalhos!), posso dizer-vos, com todas as certezas, que tive módulos que me ensinaram muitas coisas importantes para Marketing e para blogs. Um desses módulos foi o de Search Engine Optimization, ou seja: SEO. Há alguns anos que leio muito sobre o assunto, porque acho que é algo muito útil para um blog e, na realidade, não é assim tão difícil pôr algumas técnicas em prática.

O que é SEO?
Search Engine Optimization é a optimização de páginas e sites para que sejam melhor compreendidas pelos motores de busca e, consequentemente, sejam mais facilmente encontradas (com sorte aparecem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa). É algo que se pode fazer de forma gratuita, sem custos, apenas com algumas coisas simples que talvez até já sigam.

Para quem usa Wordpress, há plugins que ajudam (o Yoast, por exemplo). Para quem, como eu, tem um blog construído no Blogger (ou para quem usa o SAPO), não há plugins... o que não significa que não seja possível fazer algo interessante ao nível de SEO. Aliás, para quem quer ter um blog mais profissional e apelativo (aos motores de busca) e menos amador é importante ter um blog bem optimizado.

Dicas de SEO para blogs

Palavras-chave e long tail keywords
Este é o básico dos básicos. Ou, pelo menos, é suposto ser. Imaginem que querem escrever uma publicação sobre os White Walkers*. White Walkers será o tema principal e, por isso, uma palavra-chave essencial para o título e para o texto. Supondo que vão centrar-se em "10 coisas que ninguém sabe sobre os White Walkers", sendo este o vosso título. A palavra-chave "White Walkers" está já no título e devem usá-la algumas vezes ao longo do texto, mas sem exagerar! Se puderem usar alguns sinónimos da vossa palavra-chave então melhor ainda!

Algo que, em SEO, casa bem com palavras-chave são as long tail keywords. Em português, isto é algo do género palavras-chave de cauda longa, ou seja, são mais ou menos frases-chave. Voltando ao exemplo dos White Walkers: se souberem que as pessoas costumam pesquisar (a internet seria útil ao Jon Snow) usando os termos "como matar um White Walker", podem transformar essa frase na vossa palavra-chave, tornando o vosso post mais específico para as possíveis pesquisas mais específicas.

Ferramentas úteis: Google Keyword Planner; Google Trends (para saberem quais os assuntos que estão na ordem do dia).

*se não sabem o que são White Walkers, pesquisem sobre Game of Thrones.

Dar nome às imagens
Quer usem as vossas próprias imagens quer usem bancos de imagem, é importante dar um nome ao ficheiro das imagens. No caso de uma imagem vinda de uma câmara fotográfica, o nome do ficheiro poderá ser algo do género: "IMG_0000". Em termos de SEO isto é o equivalente de... nada. Experimentem dar à imagem o mesmo nome do título do post, por exemplo: "dicas-muito-fixes-sobre-seo-para-blogs". Separem as palavras com "-" e no final podem incluir o nome do vosso blog.

Além disso, quando fizerem o upload para o vosso blog dêem-lhe também um Alt Text. No Wordpress, que usei no Fifteen-Love, é muito fácil dar nome às imagens e atribuir-lhes o Alt Text. Quando, no vosso post, clicam em adicionar conteúdo ou imagem, aparece-vos uma janela semelhante a esta. Em vez de seleccionarem as imagens e clicarem logo em inserir, seleccionem uma imagem e cliquem em editar.
SEO para blogs - seo para imagens wordpress
Nesse caso, a janela vai ficar semelhante a esta:
SEO para blogs - seo para imagens wordpress
É na barra lateral que poderão alterar tudo, de forma simples, além de terem acesso a informações sobre a imagem. Se o vosso post for sobre locais gratuitos para visitar em Lisboa, esta poderá ser uma boa forma de darem um título à imagem e de definirem o alt text.
SEO para blogs - seo para imagens wordpress
Depois, podem também verificar o URL correspondente à imagem e o nome da imagem, assim como o tipo de ficheiro, as dimensões e a data em que a carregaram. Neste caso, o nome da imagem não é nada interessante em termos de SEO.
SEO para blogs - seo para imagens wordpress
No caso do Blogger, têm de carregar a imagem e depois adicioná-la ao corpo do post. Depois, seleccionam a imagem e aparece um menu assim:
SEO para blogs - seo para imagens blogger
Nesse menu, clicam em propriedades e aparecerá uma janela deste género, onde só têm de preencher os campos que vos pedem. Super simples!
SEO para blogs - seo para imagens blogger

Fui testar o SAPO e lá funciona assim: quando carregam uma imagem aparece-vos uma janela deste género:
SEO para blogs - seo para imagens sapo blogs
Nesta janela, só têm de ir ao menu texto e link e personalizá-lo de acordo com o vosso post. Aqui, além do texto alternativo (alt text), podem também personalizar o link da imagem, o que também pode ser útil.

Algo importante a lembrar: se usarem imagens de outras pessoas, por amor de todos os santinhos, digam de onde tiraram a imagem e atribuam os devidos créditos!

O que é Alt Text: é a descrição da imagem. Um motor de busca não lê a imagem em si, mas lê a descrição da imagem, que lhe dirá de que trata a imagem, posicionando-a na pesquisa.

Linkbuilding
Provavelmente sabem como é bom quando um blog publica algo com um link para o vosso blog: recebem visitas, talvez até novos seguidores. O linkbuilding, no entanto, vai um pouco além do número de visitas ou de seguidores que ganham. Sempre que, num post, incluem links para blogs ou sites estão a fazer linkbuilding. Esta é uma estratégia comum, que muitas vezes usamos sem pensar que é boa para SEO. Sempre que incluímos ligações externas ou internas (para outras páginas do nosso blog, por exemplo) estamos a dar credibilidade à nossa página, algo que é tido em conta pelos motores de busca. O mesmo acontece quando alguém inclui links para o nosso blog: dá-nos credibilidade e posiciona-nos melhor.

No entanto: isto não é carta branca para encherem os vossos textos de links. Isso pode virar o feitiço contra o feiticeiro e os motores de busca irão pensar que vocês estão a armar-se em espertos e prejudicar-vos. Usem um número sensato de links, nas palavras-chave realmente importantes.

Transmitindo conhecimentos: Idealmente, devemos evitar um excesso de links na mesma página: não só no texto do post mas na barra lateral ou na barra de navegação. Ora, isso inclui aqueles blogs que têm a lista de blogs que seguem na barra lateral. Se calhar até gostam de a ver lá, mas essa lista pode estar a prejudicar-vos. Criem uma página separada para esses links, por exemplo. Em vez de 100 passam a ter apenas um link.

O tamanho dos posts
Não vamos discutir novamente o assunto, porque já o fiz aqui. Continuo a não ver problema num ou outro post curto, de uma linha ou assim, no entanto, em SEO, o tamanho importa. Isto significa que um post bem optimizado deverá ser minimamente longo e completo. Quanto mais completa a informação melhor posicionado ficará.

No entanto acho importante lembrar uma coisa: por muito que queiramos um blog bem optimizado e posicionado, continuo a achar que um post de uma linha não mata ninguém. Afinal, um blog demasiado certinho e optimizado acaba por matar um bocadinho do propósito inicial de ter um blog. Recomendo sempre equilíbrio entre publicações. Se fizerem um post mais elaborado sobre algo é óbvio que vão querer que tenha bons resultados, pelo que uma boa optimização é essencial. Optimizem esse post o melhor que souberem e puderem. Estas dicas são exactamente para poderem tirar partido do trabalho que fazem, da melhor maneira, mas não se esqueçam de viver os vossos blogs e não se esqueçam do lado humano.

Usar ou não usar códigos que impeçam cópia?
Provavelmente não repararam, mas, até há uns meses, eu tinha um código no blog que impedia que seleccionassem e, assim, copiassem o texto ou as imagens. Até que um dia, na aula de SEO, o Marco nos diz que este tipo de código impede a cópia... e muito mais! Algo que eu não sabia é que este tipo de códigos impede também que os motores de busca leiam o texto. Ora, se os motores de busca não conseguem ler vão passar completamente por nós... e ignorar-nos! E ninguém quer isso, certo?



O que acharam destas dicas?


17 Theories So Far

  1. Adorei as dicas , e eu não tinha ouvido falar muito da SEO mas depois deste post vou fazer uma pesquisa mais avançada sobre esse assunto :)
    e já agora dei uma vista de olhos pelo o teu blog e adorei.
    Obrigada pelas dicas
    Beijinhos
    http://su-lifestyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Achei a publicação tão pertinente! Obrigada, Sofia, por partilhares essas dicas tão úteis :)

    ResponderEliminar
  3. o post foi super hiper mega util, muitos parabéns, não fazia ideia de metade das dicas mas já vou por em prática a das imagens
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas <3 Muito Útil e excelente ajuda <3 Obrigado .Beijokas

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  5. Excelentes dicas! Obrigada por partilhares! É assim que se aprende :)
    Beijinho

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Extremamente útil a publicação! Adorei as dicas, Sofia. Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Uma das melhores publicações que já vi. Muitos parabéns :) Super útil

    ResponderEliminar
  8. Muito útil, sem dúvida. Já conhecíamos algumas das dicas, mas houve uma ou outra que nos surpreendeu!

    IndigoCrush

    ResponderEliminar
  9. Adorei as dicas, serão, sem dúvida, muito úteis, sobretudo para mim, que não percebo grande coisa de SEO.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  10. tu dás sempre boas dicas :)

    ResponderEliminar
  11. Ótimas dicas. Já conhecia algumas, de uma formação de Marketing Digital que tive. Curiosamente com o Marco

    ResponderEliminar
  12. Olá!!!

    Amei as dicas. Sou Blogueira iniciante, e algumas dessas dicas eu já venho seguindo, sem nem saber que eram tão benéficas. Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. Obrigada, Marco! Aprendi com o mestre do SEO :)

      Eliminar
  14. Top Sofia! Podias fazer mais posts deste genero e mesmo com mais dicas de SEO, super facik entendimento. Obrigada !

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.