3 DICAS QUE ME AJUDAM A LER MAIS

como ler mais
O meu Reading Challenge deste ano é a prova de que consigo ler muito. Para tal, só preciso de me organizar. Para ser justa, quando estabeleci 24 livros como meta para 2017 estava a pensar no facto de, no ano passado, ter lido pouco (20 livros, depois de ter lido 54 em 2015). Então, para evitar meses como o de Maio do ano passado, em que não peguei num livro, decidi que este ano ia ler dois livros por mês.

Quando comecei a Pós-Graduação achei que conseguir essa meta ia ser bom. Confiei pouco na minha capacidade de organização e acreditei sempre que a procrastinação ia vencer. Mas não venceu! Tenho tido muito trabalho, é certo, mas também criei rotinas de leitura que me têm permitido ler mais. Como, no momento em que escrevo isto, tenho já 32 livros lidos este ano (estamos a meio de Junho...), há muita gente que me diz «queria ler tanto como tu» ou «não sei como consegues ler tanto», decidi trazer-vos três coisas que têm ajudado a manter o ritmo.

LER NOS TRANSPORTES PÚBLICOS
Agora que voltei a andar de transportes, tenho sempre um livro (normalmente é o Kindle) comigo. No percurso entre casa e a faculdade tenho pouco tempo para ler, mas leio sempre enquanto espero pelo metro ou quando faço percursos maiores (principalmente quando vou de fim-de-semana). Só não consigo ler em autocarros, mas, felizmente, ando mais de metro e consigo ler muito aí... principalmente porque os tempos de espera conseguem ser desesperantes. Acreditem que, assim, o tempo passa mais depressa! E dá para avançar umas páginas no livro que estivermos a ler!

LER ÀS REFEIÇÕES
Há que ver uma coisa: faço 90% das minhas refeições sozinha. Em Lisboa, a não ser que vá comer fora com amigos (se for sozinha leio na mesma, I don't care), todas as minhas refeições são feitas sozinha. Em casa, a maior parte das vezes acabo por também ter refeições solitárias porque a minha mãe trabalha e não está em casa nessas horas. A minha companhia tem, por isso, sido a literatura. Dá-me mais jeito ler com o Kindle (porque os livros não se seguram sempre na mesma página) e tem sido uma forma de passar mais algum tempo a ler. Tenho a impressão de que é por isso que tenho passado semanas sem ver séries...

LER ANTES DE DORMIR
Tenho estabelecido uma espécie de rotina, mesmo em dias noites de aulas: obrigo-me a desligar o computador algum tempo antes de querer dormir e leio até estar já a cair de sono. Já tive este hábito, mas fui deixando de lado e só o retomava quando estava a ler algo realmente entusiasmante, que me fazia querer ler durante horas a fio. Agora, tenho tentado ler sempre um bocadinho antes de dormir. Não me tenho deitado tarde e, apesar de muitas vezes só ler durante uns quinze minutos, tem sido bom ficar offline mais cedo e ler.


Quais são as vossas dicas para ler mais?


14 Theories So Far

  1. São boas dicas :) mas, infelizmente, não resultam comigo. Os únicos transportes em que ando regularmente é carro e autocarro e, como tu também confirmas, uma pessoa fica bastante enjoada se puser-se a ler lá. Consigo ler no metro ou no comboio, mas esses meios de transporte eu não utilizo muito. À hora das refeições, como quase nunca como sozinha ( ou como com amigos ou com a família, é impossível eu pegar num livro sequer sem mandarem-me pousá-lo xD.

    A única dica que consigo, de facto, cumprir, é ler antes de ir dormir, porém só faço isso mais nas férias, ou agora que estou num estágio mais leve.

    No geral, não leio muitos livros durante o ano ( embora este ano tenha conseguido ler muito mais do que o costume), mas no verão devoro os livros todos que comprar ou for buscar à biblioteca.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante a licenciatura também não lia muito em tempo de aulas, pelo menos a partir do 1.º mês de aulas até ao fim do semestre. Tanto que no último semestre de licenciatura não li nadinha. Agora, com um horário diferente e com organização, é mais fácil ler mesmo em tempo de aulas.

      Eliminar
  2. Para mim é impensável ler às refeições, mesmo quando as faço sozinha - ou estar no computador ou o que seja.
    É o meu momento para parar, não pensar em nada e finalmente relaxar. Sabe-me bem aproveitar o silêncio e comer com calma :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, para mim ler enquanto como ajuda a relaxar também. E não gosto muito do silêncio às refeições, principalmente sozinha...

      Eliminar
  3. Uso todas estas dicas e sempre que vou para algum lado que sei que vou esperar, nem que sejam 5 minutos levo o meu livrinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando sempre com um comigo por esse motivo, acho que ajuda sempre a passar o tempo quando temos de esperar!

      Eliminar
  4. Nunca tinha pensado nisto do ler às refeições... em vez de estar com o telemóvel a tirar-me boa visão, bem que podia estar com um livro ou qualquer coisa do género. A primeira dica é muito interessante, mas, em espaços/transportes públicos gosto especialmente de ir a apreciar as pessoas, as relações, brincadeiras, conversas, voos de pássaros, por isso, não sei até que ponto me conseguiria concentrar na leitura!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi precisamente porque sempre que almoçava/jantava sozinha passava o tempo todo com o telemóvel que comecei a optar por ler (ou ver séries, mas, como disse, tenho visto poucas)! :)

      Eliminar
  5. O único transporte no qual consigo ler é no barco, mas sempre nas idas a Lisboa, porque na volta venho sempre a dormir, ahahah. E não estás sozinha no que toca a ler nas refeições. Há dias em que também o faço! Quanto ao ler antes de dormir, já há muito que não levo essa rotina a sério, mas quero muito regressar a ela!

    LYNE

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas :) no entanto,nos transportes públicos não consigo, agora já não ando mas quando andava, ficava logo enjoada :( Beijinhos

    http://dailyprinces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Para mim a que funciona melhor é sem dúvida a ler antes de ir dormir! Faz-me muito bem!
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  8. quando era (mais) miúda, também lia sempre antes de dormir. agora, já não o faço tanto mas acho que vou retomar :p

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito das dicas mas só consigo ler com silêncio. Antes de dormir, sinto sempre ansiedade e às refeições, como cozinho para a minha avó, não a quero deixar "pendurada" enquanto almoçamos ou jantamos ahah. :p

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Durante as refeições vejo séries/filmes. Acho que o livro não me daria muito jeito. No entanto, estou também a tentar aplicar essa última regra, mas nem sempre é fácil. Depois de um dia de trabalho, assim que me deito, adormeço logo. Portanto, acontece muitas vezes abrir um livro, ferrar e adormecer agarrada ao mesmo :)

    ResponderEliminar