AS MINHAS MANIAS DE ESCRITORA

manias de escritora
Que audácia esta de vir aqui designar-me como escritora! Anda uma pessoa a escrever há dez anos para agora vir aqui realmente dizer que é escritora! Não há condições! Isto cada um faz o que quer! Mas, verdade seja dita, já ando mesmo a escrever ficção (e não só) há dez anos (aiiiiiii, como assim 2007 já foi há 10 anos?) e com tanta gente a dizer que sou escritora eu acabo por ser influenciada...

Pronto, vou tentar falar um bocadinho mais a sério. A Inês, no seu Litteris, tem um rubrica muito interessante onde fala sobre as peculiaridades de vários escritores no seu processo de escrita: o Hemingway escrevia de pé (o que talvez deite por terra a teoria de que escrevia bêbedo, porque duvido da capacidade de se manter em pé com demasiado álcool no sangue), o Truman Capote escrevia deitado, etc. Ora, quando a Inês publicou o primeiro post da rubrica eu fiquei intrigada: mas toda a gente tem rotinas e manias de escritor? Toda a gente excepto... eu? Ai, não pode ser! Eis que passei os dias seguintes a tentar perceber quais eram as minhas, mas, claro, estava a fazê-lo de forma tão consciente que percebia que não era natural.

Então, depois de uns tempos, comecei a apontar cada vez que notava algo. E, meus caros, eu tenho muitas manias! Algumas nem são bem manias, são rituais (de escrita, não satânicos) ou rotinas tão enraizadas que já mal as noto. Ora, vamos lá a isto!

01 | Só consigo mostrar as primeiras 20 páginas.
Quem diz vinte páginas diz os primeiros capítulos, aqueles mais introdutórios. No início, não tenho problema em mostrar o que estou a escrever, até porque gosto do feedback e de perceber o que as pessoas acham que vai acontecer. Mas depois disso não consigo mostrar. Não dá. Não é por mal, mas não o consigo fazer. Sinto que há ali um momento em que só faz sentido mostrar a alguém quando estiver concluído e, aí, normalmente quero mostrar a uma editora.

02 | Quando escrevo em Word, a primeira coisa que faço é ajustar o tipo e o tamanho da letra e o espaço entre linhas e parágrafos.
E faço isto sempre que uso o Word, incluindo em trabalhos. Abro o Word, meto o meu tipo de letra preferido para escrever (Arial, no caso de quererem saber), coloco o tamanho a 12 e meto o espaçamento igual em tudo (1,5, quase sempre). Só depois é que começo a escrever. Achava eu que não tinha manias...

03 | Não tenho playlists específicas.
Escolho sempre a música que vou ouvir de acordo com aquilo que me apetece ouvir no momento. Não tenho uma playlist, mas vou construindo à medida que escrevo, com músicas que inspiram algum momento do que escrevo. Normalmente escrevo sempre com música, mas não sou esquisita. Tanto pode ser rock, pop ou EDM. Se a escrita estiver a correr bem o mais provável é nem reparar bem no que ouço. De momento, aquilo que ando a ouvir mais enquanto escrevo é o álbum do Harry Styles e o álbum novo dos Linkin Park.

04 | Já não sigo o molde 'quando leio mais, escrevo menos' e vice-versa.
Costumava fazê-lo. Se estava numa altura de escrever mais lia menos. Se escrevia menos então lia mais. Há três anos, quando o Tiago me entrevistou para o Espalha-Factos, as coisas eram diferentes. Agora acho que equilibro melhor e, como podem ver, já li muito este ano e também já escrevi muito. O equilíbrio é melhor!

05 | Guardo o documento onde estou a escrever em mais do que um sítio.
Demasiado medo de perder o trabalho de uma vida. A sério. Pelo menos no computador e na cloud estão de certeza. Há uns anos, quando só tinha três livros  e alguns contos escritos, imprimi-os. Uns tempos depois o computador teve um problema e fiquei sem tudo. Se não tivesse a versão impressa tinha ficado sem tudo, não haveria Teremos Sempre Londres e provavelmente nunca teria publicado algum livro até hoje.

Quais são as vossas manias quando escrevem?


4 Theories So Far

  1. Ah, realmente, que ideia gira esta de ver as manias dos escritores, gostei muito do post :).
    Eu, em trabalhos, também faço sempre isso, o meu tipo de letra favorito também é o Arial.
    Bem, eu nem sequer sei se me posso considerar uma escritora ( só escrevo no blog e umas histórias de ficção que nunca ninguém leu) mas, assim no momento, não me lembro de manias que eu tenha, mas de certeza que as tenho xD.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Hmm, quero esse ponto 1. Quero ler os capítulos introdutórios dos próximos!!! :D

    ResponderEliminar
  3. Que publicação interessante! :D
    Assim que me vem à cabeça, 1) eu nunca escrevo sem música, porque fico com a impressão de que metade do cérebro fica mais para lá do que para cá. Com a música é como se tudo se compactasse e nada se perdesse! 2) Tenho de ter sempre chá comigo, ou então não resulta! 3) Nunca escrevo tudo de uma vez só, de uma forma em geral. Se escrevo um grande pedaço de texto, tendo a concentrar-me na edição de fotos - ou outros -, releio o que escrevi e só depois dou continuidade! 4) E nunca mostro nada a ninguém, ahahah.

    LYNE

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.