LISBOA: MUSEU DO TRAJE

Museu do Traje - Lisboa
Demorou, mas finalmente trago-vos uma publicação sobre o Museu do Traje, em Lisboa! Achei que hoje, dia em que se celebra o Dia dos Museus, era o dia ideal para este post e então lá fui eu editar fotos. Estas foram algumas das últimas fotografias que tirei com a minha câmara anterior, que já andava a sofrer um bocadinho em cenários de pouca luz, e foi um bocadinho doloroso para mim editar fotos depois de quase um mês a fotografar e editar imagens tão bonitas captadas pela minha DSLR. Maaaaaas não é para falar de fotografia que estamos aqui!

Depois de fazer o percurso no lindo Parque Botânico do Monteiro-Mor até chegar ao Museu do Teatro e da Dança, atravessei novamente o Parque (dei uma volta quase em redondo) para voltar ao ponto de partida e entrar no Museu do Traje. A exposição principal e permanente situa-se no andar de cima do edifício. No início de cada década, há uma explicação relativa ao tipo de roupa que homens e mulheres usavam na altura, uma boa informação complementar aos trajes que vamos vendo. Os trajes vão desde o final do século XVIII até aos dias de hoje e, além de roupa, vemos também vários acessórios e calçado, das várias épocas.

Museu do Traje - Lisboa
Museu do Traje - Lisboa
Museu do Traje - Lisboa
Museu do Traje - Lisboa
Museu do Traje - LisboaApanhei uma visita guiada mesmo a começar, mas optei por ver o museu sozinha porque a visita era de alunos do secundário (ou do básico) e eu já não me lembro de como os alunos nessas idades conseguiam ser tão imaturos e rir de tudo e mais alguma coisa. Ainda assim, posso dizer-vos que se faz uma boa visita mesmo sem guia, porque as informações dadas ao longo da exposição são mais do que suficientes.
Museu do Traje - Lisboa
Museu do Traje - Lisboa
Museu do Traje - Lisboa
Museu do Traje - Lisboa
Museu do Traje - Lisboa
Tenho de confessar já que adorei estes três últimos vestidos: o azul e estes dois últimos, mais hippie. Estive quase a cometer um crime e a roubá-los, de tão giros que os achei! Acho que, aliás, visitar o Museu me permitiu ver que, de facto, há coisas que não passam de moda ou, pelo menos, que são facilmente adaptadas a outras épocas.

No rés-do-chão, está uma exposição-irmã da mesma exposição temporária do Museu do Teatro e da Dança, chamada Peças em peças - Do Trajar ao Figurar. Tal como no outro museu, esta exposição traz roupas desenhadas especificamente para peças de teatro em alguns espectáculos do Teatro Nacional de São João, no Porto, sempre com indicação de qual o espectáculo de cada peça.
Museu do Traje - Lisboa
Museu do Traje - Lisboa

Já conhecem o Museu do Traje?


Informações Úteis:
Horário
3.ª feira: 14h00 - 18h00 
4.ª feira a Domingo: 10h00 - 18h00
Encerrado à 2.ª feira e 3.ª feira de manhã 
Encerrados ao público todo o dia: 1 de Janeiro; Domingo de Páscoa, 1 de Maio, Feriado Municipal (13 de Junho), 25 de Dezembro
Bilhetes
4 € para visita ao Museu
6€ para bilhete conjunto (Parque + Museus)
Desconto de 50% para portadores do Cartão Jovem ou do Cartão de Estudante
Localização
Largo Júlio de Castilho - Lumiar 


2 Theories So Far

  1. Dos meus museus favoritos em Lisboa, principalmente porque se pode aproveitar a visita para passear pelo Parque Botânico! Fico tão feliz por tê-lo mesmo ao pé de casa (e dos museus serem grátis no primeiro domingo do mês!) :D

    Joan of July

    ResponderEliminar
  2. Há vestidos tão lindos que estou com vontade de os roubar AHAH. I mean, é melhor calar-me porque um dia ainda acontece algo e depois culpam-me!

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.