5 SNACKS TO TRY

Snacks to Try
Sou pouco criativa quando se trata de preparar pequenos-almoços ou lanches. Fico-me sempre pela mesma coisa, não vario muito, e, por isso, aborreço-me muito. É muito fácil cair em rotinas e é ainda mais fácil fazê-lo quando nos habituamos a comer sempre o mesmo. Para contrariar essa tendência, tenho tentado fazer snacks diferentes... e não tem sido difícil! Estamos em época de frutas que adoro: morangos, mirtilos, melancia, amoras e framboesas, pelo que não é difícil chegar ao meu frigorífico e encontrar morangos, muitos morangos. Por isso, lembrei-me de vos trazer cinco ideias de snacks muito simples, que até podem preparar no dia antes. O ponto em comum em todas as ideias? Todas as receitas levam morangos e sementes de chia. Vamos a isto?

P.S.: A aveia instantânea a que me refiro mais abaixo é a que vêem na primeira imagem. Normalmente prefiro flocos de aveia, mas encontrei esta no Continente e trouxe para experimentar. A diferença é estar já em farinha e ao juntarem com leite só têm de colocar 2 a 3 minutos no microondas e fica pronta.
Yogurt Bowl
Yogurt Bowl
Precisam de:
- Um iogurte (natural ou com sabor, tanto faz)*
- Morangos
- Mirtilos
- Sementes de Chia
- Côco ralado

Coloquem o iogurte numa tigela. Costumo usar iogurtes cremosos ou gregos, por causa da consistência, mas podem usar aqueles de que mais gostem. Juntem a fruta lavada e acrescentem as sementes de chia e o côco como topping. Querem algo mais simples?
Pudim de Chia
Pudim de Chia
Precisam de:
- Leite
- Sementes de Chia
- Morangos

Esta é uma receita para fazerem de um dia para o outro. Num frasquinho ou numa caixinha, como eu fiz, coloquem 2 ou 3 colheres de sopa de sementes de chia e acrescentem leite (podem usar leite normal ou leite de soja, arroz, etc.) até cerca de 2/3 daquilo que têm em sementes. Misturem tudo bem, de forma a que as sementes de chia não fiquem colocadas ao fundo. Podem fechar o recipiente e agitá-lo, para facilitar. Coloquem no frigorífico durante umas horas (daí ser ideal ficar de um dia para o outro). Como topping juntem morangos. Podem também colocar mel. Esta receita também funciona bem se colocarem pedacinhos de morangos na mistura de leite e sementes antes de a colocarem no frigorífico.

[na dúvida, não coloquem sementes a mais... eu coloquei um bocadinho a mais e ficou muito mais consistente do que aquilo que eu queria]
Fruit Bowl
Fruit Bowl
Precisam de:
- Morangos
- Melancia
- Sementes de Chia
- Côco ralado

Isto é tão fácil que até parece parvo explicar, mas cá vai: lavem a fruta e partam-na em pedaços. Coloquem-na numa tigela e acrescentem as sementes de chia e o côco. Também é maravilhosa sem o côco ralado. E é muito boa para levarem para qualquer lado!
Papas de Aveia
Papas de Aveia com Chocolate
Precisam de:
- Aveia (usei aveia instantânea, mas funciona com flocos de aveia)
- Leite
- Morangos
- Sementes de Chia
- Chocolate/Cacau em pó
- Côco ralado

Como disse em cima, esta aveia instantânea é fácil de fazer. Eu coloquei 4 colheres de sopa de aveia e 1 de chocolate em pó e misturei com leite. Normalmente meto dois minutos no microondas e vou verificando a consistência, porque esta versão da aveia coze muito rápido e rapidamente parece bolo da caneca. Para o topping é só colocar os morangos partidos, as sementes de chia e o côco ralado.
Panquecas de Aveia
Panquecas de Aveia
Precisam de:
- 1 ou 2 ovos
- Aveia instantânea (podem usar farinha normal ou farinha de aveia)
- Leite
Topping:
- Morangos
- Sementes de Chia
- Côco ralado

Normalmente, faço a receita a olho, mas usem 1 ovo e misturem 2 a 3 colheres de aveia. Podem usar farinha; eu não tinha em casa por isso teve de ser improvisado. Depois de misturarem bem juntem leite. A quantidade de leite depende um bocadinho do vosso gosto. Eu uso o suficiente para que a massa fique um bocadinho líquida, mas não demasiado. Depois da massa feita, usem uma frigideira (se for anti-aderente, melhor; se não for, coloquem um bocadinho de manteiga). Usei como medida para cada panqueca: duas colheres de sopa de massa. Quando a parte de cima começa a fazer bolhinhas é quando têm de virar a panqueca. Esta quantidade de massa dá para umas 5 mini-panquecas.

Já publiquei outras receitas de panquecas no blog, é só escolherem!


O que acharam destas 5 receitas?
Acho-as muito simples e são facilmente adaptadas ao gosto de cada um!


6 Theories So Far

  1. Ui :o tenho que comprar dessa aveia, sou uma preguiçosa do demónio! ahahah

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta! Eu continuo a preferir em flocos pequenos, mas tenho usado muito mais esta!

      Eliminar
  2. Deliciosoooos Sofia! Tão simples e tão equilibrado :)

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.