DIA DO LIVRO: 5 LIVROS QUE ME MARCARAM

Dia do Livro
Há umas semanas, não sei a propósito de quê, estava a ver um calendário de efemérides e reparei que dia 23 de Abril — hoje mesmo — é Dia Mundial do Livro. Não é a primeira vez que o celebro, mas, desta vez, não quis celebrar sozinha. Desafiei algumas bloggers de que gosto muito para partilharem cinco livros que as marcaram. Já sabem que adoro publicações sobre livros (bookaholic alert!) e achei que esta era a publicação ideal para trazer mais livros à blogosfera e para poder conhecer um bocadinho melhor estas bloggers. Afinal, os livros que nos marcam também contam um bocadinho da nossa história e de quem nós somos. Como não podia deixar de ser, vou também partilhar os livros que me marcaram!

1984de George Orwell
Foi o primeiro livro que li quando me mudei para Lisboa, o primeiro livro que li enquanto aluna da ESCS, porque não chegava estar traumatizada com as aulas de LEP, o professor decidiu referir o 1984 logo nas primeiras aulas e eu senti-me realmente inculta. Li-o em inglês, mesmo nunca tendo lido um livro em inglês. Um livro tão à frente do seu tempo e tão actual, cada vez mais. Há um mês consegui finalmente comprar a versão em português, algo que queria há muito tempo. Quero relê-lo. Foi um dos livros que mais me deu que pensar e é um livro quase obrigatório para toda a gente. É bom que o leiam... porque o Big Brother is watching you.

A Sangue Friode Truman Capote
E os pesadelos que eu tive quando li este livro? Não sei se estão a imaginar o que é ler um livro sobre a história real de uma família que foi morta a sangue frio (o título do livro)... é arrepiante e perturbador. Li-o antes de ser aluna de Jornalismo e foi o livro que me deu certezas em relação ao curso que queria e que escolhi, porque eu queria aprender a escrever assim ou, pelo menos, aprender a escrever para chegar perto (embora muito longe) deste nível. Continuo com dúvidas em relação à forma detalhada como o Capote descreve algumas cenas, mas, bem, é um livro incrível e toda a gente que gosta de ler sobre policiais e crimes devia ler isto!

Crónica de Uma Morte Anunciada, de Gabriel García Marquez
É possível que este seja o meu livro preferido de sempre. Recebi-o há uns 5 ou 6 anos, não me recordo. Mas recordo-me perfeitamente do quanto fiquei revoltada no final! Como percebem pelo título, a personagem principal vai morrer e eu fiquei tão revoltada com o final que li o livro duas vezes no espaço de uma semana, só para tentar perceber se era eu que estava errada. A história triste aqui é que emprestei o meu exemplar... e não o voltei a ver. É triste.

Eu não sei como é que lidava com esperas de livros na altura. É que, vejamos, não havia livrarias em Trancoso e eu não fazia compras online pelo que esperar pelo último livro da saga Harry Potter deve ter sido um sacrilégio autêntico porque tinha de esperar que o livro chegasse à biblioteca da escola! Sei que, na altura, alguém o requisitou antes de mim e eu implorei que o guardassem assim que a pessoa o devolvesse para o poder ler. Escusado será dizer que, durante uma semana, fui todos os dias à biblioteca ver se já o tinham devolvido. Acho que a bibliotecária já devia estar farta de mim! Quando finalmente o li... bem, foi o final de uma bela aventura literária!

Open, de Andre Agassi
Nunca poderia dizer que a biografia do Agassi não me marcou. Vou explicar-vos: acompanhei os últimos anos da carreira do Agassi, tenista, e de vez em quando ouvia falar dele. Tenista incrível, talentoso, mas não sabia assim tanto sobre ele. No ano passado, encontrei o livro dele e li um excerto que me atingiu de uma forma assustadora. Quando, uns dias depois, recebi uma fita para escrever, sabia perfeitamente que tinha de o incluir naquele pedaço amarelo. Não é um livro brilhante, mas é um livro de alguém brilhante. E sinto que me deu aquilo de que precisava quando eu não sabia bem o que fazer da vida. Principalmente porque são muitas as vezes que dou por mim a relembrar algumas partes do livro.
Leiam a review do livro.


Quero agradecer às meninas que aceitaram partilhar livros neste dia! Espero que tenham gostado de participar no desafio! Vejam os livros escolhidos por:


10 Theories So Far

  1. Hello, minha querida! <3
    Portanto, na minha lista encontram-se também o "1984" e o "Crónica de Uma Morte Anunciada". Amei-os!!!
    Quanto ao "A Sangue Frio", sinto-me absolutamente burra por ainda não o ter lido e tenho de tratar de o fazer o mais rapidamente possível!

    Beijinhos e boa semana <3

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TENS DE LER O A SANGUE FRIO TIPO... JÁ!!! Ainda por cima, para uma super jornalista como tu, vai ser uma leitura incrível!

      Eliminar
  2. Obrigada pelo desafio. O Harry Potter e os Talismãs da Morte, também foi um dos livro que me marcou - o que me marcou mais da série inteira. No entanto, só pude escolher 5 ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem colocou essa regra dos 5 livros não devia ser boa pessoa ahahahah

      Eliminar
  3. A primeira vez em que ouvi falar do "A Sangue Frio", foi pelo youtube, e desde então que o tenho visto nas vossas listas e assim. Estou a ficar cada vez mais curiosa!
    Quanto ao "1984", até tenho vergonha de admitir que ainda não cheguei às primeiras 100 páginas desde o ano passado. Quero muito lê-lo, assim de forma urgente, mas não sei o que é que se anda a passar!!! :o
    Obrigada eu pelo convite! Diverti-me imenso a escrever a publicação e espero por mais desafios no futuro!
    Beijinho!

    LYNE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lyne: tens de os ler!!! O 1984, em princípio, vai ser a minha re-leitura de Maio! E o "A Sangue Frio" é muito bom! Vais ter arrepios, mas é muito bom!

      Eliminar
  4. Tenho vergonha de dizer isto, mas bem... não gosto de ler. Li menos que 30 livros na vida (muitos obrigatórios na escola e poucos por realmente interesse), mas tenho a dizer que este post inspirou-me e fiquei com vontade de ir ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há vergonha nenhuma! Acho que muitas pessoas sentem que não gostam de ler porque somos "obrigados" a ler determinados livros na escola e passamos a associar o acto de ler a uma obrigação, o que retira tudo o que de bom há na leitura.
      Se quiseres realmente começar a ler, acho que deves começar por livros simples, sobre temas de que gostes. Normalmente é mais fácil começar com calma, com livros mais leves. :)

      Eliminar
  5. Harry Potter são os melhores livros de sempre!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. porra n chego a tempo de tb participar ahah acho que nem conseguiria fazer o top5, mas sem duvida que harry potter la estaria <3..

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.