HIDDEN FIGURES: O GIRL POWER TAMBÉM É ISTO

hidden figures
Estamos numa época em que palavras como feminismo e feminista surgem em tudo quanto é sítio, em que a igualdade entre géneros é debatida até à exaustão, em que se defende a igualdade de direitos e, ainda assim, ainda há tanto racismo, tanta desinformação, tanta estupidez. Tenho de ser sincera: às vezes já não tenho paciência para ver coisas sobre feminismo. E isto só acontece porque essas coisas vêm de femenazis e não de feministas. É por isso que quando vejo algo com mensagens relevantes acho importante partilhar. É por isso que venho falar-vos do Hidden Figures.

O Hidden Figures estava na minha lista de filmes para ver, da qual só me falta ver o Lion e o Beauty and the Beast, e era o filme para o qual tinha expectativas mais elevadas. Todas as críticas que li eram tão positivas que eu esperava algo realmente bom... e não me desiludi!

hidden figures
Baseado numa história verídica, Hidden Figures decorre numa época história de que eu gosto bastante: a Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a União Soviética travavam a tão conhecida corrida espacial. Ora, o espaço era uma incógnita e os EUA e a URSS queriam ganhar a corrida com um trunfo especial: colocar o Homem no espaço.

Neste contexto, a NASA, numa equipa maioritariamente masculina e branca, teve uma equipa feminina muito importante nesta corrida, uma equipa que torna a mensagem deste filme numa mensagem tão importante nos dias de hoje: uma equipa de mulheres negras que se ultrapassaram e tiveram papéis centrais nas suas equipas.

Essas mulheres negras são Katherine Goble, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Katherine trabalha como matemática numa equipa que parece não confiar totalmente nela, Dorothy coordena a equipa de mulheres negras mas não consegue o papel de supervisora e Mary quer ser engenheira mas parece que o caminho se dificulta de cada vez que se aproxima do objectivo final.
hidden figures
O certo é que todas elas lutam contra os preconceitos de que são vítimas por serem negras, todas acabam por se destacar nos seus postos de trabalho e todas são importantes para que a missão de colocar o Homem no espaço seja sucedida. Ora, na época em que vivemos, o racismo e a descriminação de géneros e de raças é ainda uma questão que precisa de ser debatida. E estas três mulheres conseguem mostrar-nos como é importante lutarmos pelos nossos direitos.

Alguns acontecimentos recentes, principalmente nos Estados Unidos, dão a entender que o mundo continua racista e desrespeitoso mas eu acredito que, se lutarmos da forma certa, lutar pelos direitos humanos nunca será uma batalha perdida. It's equal rights. I have the right to see fine in every color


Sobre o Hidden Figures
Título Original: Hidden Figures
Título em Português: Elementos Secretos
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe
Realizador: Theodore Melfi
Ano: 2016
Nota IMDB: 7,9/10
Nota ASW: 8/10


5 Theories So Far

  1. Como assim ainda não viste o Lion?

    Vai ver, por favor. E garante que tens uma caixa de lenços perto de ti!

    (Aquele comentário deixou-me de coração quentinho. Obrigada, fofinha, por estares desse lado.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, eu também ainda não vi o Lion! :P

      Adriana
      https://bomdestino.wordpress.com/

      Eliminar
  2. Tambem tenho este filme na minha lista de filmes para ver e cada vez tenho mais expectativas para com ele!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado, sua linda :D Espero que a vida nos faça cruzar em breve :D

    Este é um dos filmes que me deixa mais curioso por o ver :D Está, sem dúvida, na minha lista de prioridades por ser um filme com bastante conteúdo!

    NEW REVIEW POST | Avène Cleanance Mat: Mattifying Emulsion.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Adorei o Hidden Figures ♥ acho que tem tudo o que eu gosto num filme.

    Adriana
    https://bomdestino.wordpress.com/

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.