DE VOLTA AOS QUINZE

De Volta aos Quinze de Bruna Vieira
Acompanho o Depois dos Quinze há tanto tempo que, sinceramente, nem me lembro de quando o comecei a fazer. Quando comecei a seguir, adorava o blog brasileiro porque a Bruna Vieira era uma espécie de eu em versão brasileira e com mais sucesso. Identificava-me com problemas, com a paixão pela escrita e com o facto de sermos ambas do interior (eu de Portugal, ela do Brasil) e termos ido para a cidade grande sozinhas (eu para Lisboa, ela para São Paulo). Claro que, na realidade, não sei se somos ou não parecidas, mas foi assim que fiquei a acompanhar o blog durante todos estes anos.

Há algum tempo que queria ler os livros dela, mas aqui em Portugal só o Depois dos Quinze está disponível e ficava demasiado caro mandar vir livros do Brasil de propósito, claro está. No entanto, com o Kindle, consegui resolver o problema e comprei três dos livros dela a preços bem baratinhos. Sim, porque quatro euros por livro é baratinho! Tenho umas largas dezenas de livros no Kindle que foram gratuitos por isso pensei que se lixe, vou comprar! E assim foi. Comprei o De Volta aos Quinze, o De Volta aos Sonhos e o A Menina Que Colecionava Borboletas. Hoje falo-vos do De Volta aos Quinze.

De Volta aos Quinze de Bruna Vieira
A minha maior curiosidade era ler a Bruna Vieira em versão livro. Aliás, sempre que um blogger lança um livro eu tenho essa curiosidade! Neste caso, o De Volta aos Quinze é um livro young adult com uma história que, sinceramente, não achei extraordinária. Lembrei-me muito do filme 13 going 30. Isto porque o livro conta a história de Anita, que, aos 30 anos, não podia sentir-se pior com a vida que tem! Depois de quase arruinar o casamento da irmã, Anita descobre o blog que começou a escrever quando tinha 15 anos e a sua vida muda a partir daí porque, quando lê o primeiro post, Anita viaja no tempo e dá por si novamente com 15 anos, no primeiro dia de aulas.

Mas a história não é toda de Anita com 15 anos. Nada disso! Cada vez que ela altera algo no passado, ela volta ao presente e há algo que mudou. Até que um dia o melhor amigo dela, o Henrique, arranja namorada e ela descobre que o Henrique foi apaixonado por ela durante anos... e ela nunca tinha percebido que também estava apaixonada por ele! Quando ela volta aos 15 anos e tenta mudar a situação, acaba a piorar tudo e, no presente, Henrique não é sequer seu amigo.
De Volta aos Quinze de Bruna Vieira
É uma história leve e o livro tem dois pormenores que achei muito interessantes: algumas ilustrações bem bonitas e playlists, tal como podem ver nas fotografias. Adorei as escolhas musicais. A maior parte das músicas são internacionais, mas também há música brasileira pelo meio e adorei ficar a conhecer alguns temas (e cantar outros tantos com o meu pior sotaque brasileiro... desculpa aí, galera!)! De resto, a escrita é simples e confesso que dei por mim a ler algumas coisas com sotaque do Brasil, só porque era mais engraçado. Se estiverem à procura de um livro para ler num par de horas, este não é um livro extraordinário, mas entretém... e é isso que se quer!

Já conheciam a Bruna Vieira e este livro?


Meu Primeiro Blog - De Volta aos Quinze
Autor: Bruna Vieira
Editora: Guttenberg [no Brasil]
Ano: 2013


1 Theory So Far

  1. Tive a sorte de uma amiga lá ir ao Brasil e trouxe-me o seu primeiro livro. A Bruna tem uma criatividade de meter inveja. O blogue é só uma parte, porque ela vai conquistar muito com a escrita dela ;)

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.