LONGE DO MAR

Book Review: "Longe do Mar", de Paulo Moura
A Bárbara trouxe-me um pequeno monte de livros quando esteve cá em Novembro. No entanto, desnaturada como eu sou, só no primeiro dia do ano os comecei a ler. Comecei com este Longe do Mar, por ser o mais pequenino do conjunto, e só precisei de umas quatro ou cinco horas para o ler. Ao início da tarde do dia 2 já eu tinha o livro despachado e estava a pensar neste texto. Yap, that's how awesome I am.

Longe do Mar começou como uma série de reportagens para o jornal Público. Em comum, havia uma viagem feita ao longo da Estrada Nacional 2, a mais longa do país, que vai de Chaves a Faro. Ao longo da viagem, feita durante o Verão, Paulo Moura foi escrevendo várias reportagens sobre as pessoas com histórias interessantes com quem se cruzou. A EN2 pode ser o fio condutor mas são as várias histórias que vão ditando o rumo do livro. Eu gostei desta forma de contar as histórias e achei que conseguiam traçar um retrato real e fidedigno da realidade portuguesa em zonas que às vezes caem no esquecimento.

Como devem ter percebido, o livro é pequenino e as suas 126 páginas lêem-se super rápido. Se há uma ou duas situações em que a narrativa toca a escrita literária acho que nunca conseguimos alhear-nos totalmente do propósito jornalístico. No entanto, isso não nos impede de ler tudo de seguida, sem pausas. O autor do livro foi, na realidade, meu professor na ESCS, em várias cadeiras, mas nunca quis ler os livros dele enquanto me dava aulas porque não queria que uma coisa influenciasse a outra. Gostei deste livro e tenho cá outros dois dele para ler, além de a Bárbara já ter dito que me vai enviar um terceiro livro. No meio disto tudo, é triste saber que o Público não soube dar valor ao jornalista que tinha. E o curioso é eu estar a terminar este texto no mesmo dia em que o professor Paulo Moura (para mim será sempre professor) anunciou a sua saída do jornal.



Título: Longe do Mar
Autor: Paulo Moura
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Ano: 2013
Nota ASW: 8/10


4 Theories So Far

  1. O livro parece-me muito interessante.
    dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ter tanta paciência como tu, para ler livros, a sério que gostava!

    ResponderEliminar
  3. pelo que descreves acho que vou adorar, tenho mesmo de comprar

    ResponderEliminar
  4. O Paulo Moura também foi meu professor na ESCS. Já li este livro há algum tempo, gostei imenso, as histórias que ele vai contando ao longo do caminho são tão pequeninas e ao mesmo tempo tão grande. Ser jornalista é um bocado isso, encontrar histórias e saber contá-las!
    bjs
    http://andreiamoita.pt/

    ResponderEliminar