#masterchefcádosítio
AUTUMN SPECIAL

#masterchefcádosítio
Sou daquelas pessoas que gostam do Outono... quando não tem chuva nem demasiado frio. Infelizmente, por estes lados tem estado frio e, quando começa a ficar mais frio, apetece mesmo passar o dia a beber coisas quentinhas: chás, cappuccinos e chocolates quentes. É inevitável! E, claro, o que vai mesmo bem com estas bebidas quentinhas é... castanhas assadas, obviamente! Haverá lá melhor combinação?

Como hoje é dia de São Martinho, também conhecido como o dia em que há magustos um pouco por todo o lado, decidi partilhar duas receitas ideais para experimentarem no fim-de-semana e celebrarem também o dia de hoje!

#masterchefcádosítio
Castanhas Assadas
De todas as formas de cozinhar castanhas, as castanhas assadas serão sempre as minhas preferidas! Sejam assadas da forma mais tradicional, num assador de barro, sejam assadas de uma forma mais moderna, como vos vou mostrar, as castanhas assadas são, sem dúvida, uma das melhores coisas desta vida!

Assá-las é das coisas mais simples desta vida: só têm de fazer um pequeno corte na casca da castanha (para que não rebentem) e depois colocam-nas num tabuleiro com algum sal. Cá em casa não colocamos muito sal e ficam excelentes! Depois é só colocá-las a assar. 

Ora, podem fazê-lo num forno normal (nunca fiz por isso não sei temperatura nem o tempo que demora) ou então dar uso à patusca, como nós fazemos. Neste caso, ligamos as duas resistências e deixamos as castanhas assar durante cerca de 20 minutos. Convém ir mexendo com uma colher de pau, para verificar que está tudo certinho. Em 20 minutos têm castanhas maravilhosamente assadas.
#masterchefcádosítio
Chocolate Quente... com Nutella!
No ano passado, o Jota partilhou uma receita de chocolate quente super simples. Depois, o rapaz decidiu apagar o blog e, com ele, a receita espectacular que repeti várias vezes mas que acabei por esquecer depois de uns meses sem a fazer. Este ano, quando a temperatura começou a baixar e a pedir chocolate quente, procurei várias receitas simples e acabei por repetir a mais simples de todas (que acho que era a que o Jota tinha), com dois ingredientes apenas:

Leite;
2 colheres de chá de Nutella.

Tão simples quanto isto! Podem fazê-la ao fogão ou no microondas, o que é uma vantagem enorme! As duas colheres de Nutella é o que uso para uma caneca normal, mas se fizerem ao fogão talvez compense fazerem em maior quantidade. E a receita é tão simples quanto: colocar a Nutella e o leite num recipiente e levar a aquecer. Convém irem sempre mexendo, para misturar a Nutella com o leite.

Quando faço no microondas, por exemplo, coloco primeiro metade do leite e aqueço. Só depois de misturar bem é que adiciono o resto do leite. Já sabem que quanto mais Nutella acrescentarem mais escura (e doce) fica a bebida. No final podem adicionar natas e marshmallows. Há, ainda, quem adicione chocolate em pó mas acho que é demasiado chocolate junto! Mais simples do que isto parece impossível!


Se repetirem esta receita contem-me como correu. E no Instagram marquem-me na foto e usem a minha hashtag: #masterchefcádosítio.


4 Theories So Far

  1. Adoro castanhas assadas, e o chocolate quante com nutella é uma bebida que faço várias vezes! É delicioso :)

    ResponderEliminar
  2. tenho de fazer a bebida do jota :p

    ResponderEliminar
  3. Ri-me imenso. Fui aquela pessoa que achaste que não sabia o que era uma patusca. Estava a ler muito bem quando: dar uso à patusca e... patusca?! Vejo que tem um link e só penso: obrigada, Sofia!
    O chocolate quente parece-me óptimo mas ter um pote de nutella em casa é uma tentação que estou a tentar guardar para Dezembro. Vou experimentar nessa altura :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou muito útil ahahahahah Na verdade, incluí o link porque sei que há locais onde dão nomes diferentes e não sabia como explicar melhor :p

      Se experimentares, conta como correu :)

      Eliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.