LAST WEEK'S RE-READING
3 LIVROS PARA O FIM-DE-SEMANA

Book Review: "A Pipoca Mais Doce" e "O Problema Não és Tu, Sou eu", de Ana Garcia Martins + "Solteiros, Casados e Divorciados", de Ricardo Martins Pereira
De vez em quando apetece reler livros. Mesmo que tenha uma montanha de livros por ler, gosto daquele confortozinho de ir ler qualquer coisa que já li. Na semana passada, enquanto terminava o Anjos e Demónios, do Dan Brown, apeteceu-me mesmo ir reler o primeiro livro da Ana Garcia Martins. Aproveitei a viagem até à sala e trouxe mais dois livros da família Pipoca-Arrumadinho para o quarto. Podia ter-me dado para reler toda a colecção — eram só mais dois livrinhos —, mas por agora foi isto, que tenho ali a autobiografia do boss Springsteen a fazer-me olhinhos.

Acompanho a Ana Garcia Martins blogosfericamente desde que me dei conta de que existiam estas coisas espectaculares chamadas blogs, algures no ano de 2008. Lembro-me de percorrer o blog dela de uma ponta à outra, da primeira publicação à última. Era mais fácil na altura do que é agora, convenhamos. São muitos anos, muitas publicações. A Pipoca sempre foi uma espécie de inspiração blogosférica. Desejava conseguir escrever tão bem como ela, chegar assim às pessoas e ter um blog de sucesso, com bom conteúdo e do qual as pessoas gostassem (e eu gostasse ainda mais). Continuo a trabalhar para isso, é certo. E, enquanto o faço, a Pipoca vai crescendo. Dos livros que publicou, só não tenho os da colecção Mateus, porque não me apeteceu comprar livros para crianças (embora tenha lido o primeiro num corredor da FNAC, shiiiuuuu). Quando ela apresentou o último, há dois anos, fui lá, armada em pseudo-jornalista. Foi giro, ela deu-me um autógrafo engraçado, pude falar um bocadinho com ela e com o Ricardo Martins Pereira (aka O Arrumadinho himself!) e deu nesta reportagem.

O Ricardo Martins Pereira, por sua vez, chegou-me um bocadinho depois, quando publicou o primeiro livro enquanto Arrumadinho (do qual já vos falo ali em baixo). Como os meus grandes problemas amorosos começaram em 2012 acho que foi uma excelente altura para conhecer O Arrumadinho. Também comprei o Desamor e venham mais (e haja orçamento) que também virão cá para casa. A Pipoca e o Arrumadinho são leitura tão frequente que até a minha mãe sabe quem são (uma vez ligou-me a dizer que a Pipoca estava na televisão. Demorei uns segundos para assimilar. Não o facto de a Pipoca estar na televisão mas o facto de a minha mãe reconhecer assim a Pipoca). Em 2017, fica já aqui o desejo, espero conseguir (finalmente!!!!!) fazer o curso de blogs deles, no Palavras Ditas. Mas primeiro, vamos lá aos livros!

Book Review: "A Pipoca Mais Doce", de Ana Garcia Martins
A Pipoca Mais Doce
Ler o primeiro livro da Pipoca é quase como fazer uma viagem no tempo e aterrar nos primórdios do blog da Ana Garcia Martins. Para quem leu os primeiros anos de blog, o livro não traz novidades, é certo, mas traz uma forma prática de recordar textos espectaculares com o sarcasmo e sentido de humor que trouxeram a Pipoca Mais Doce ao topo da blogosfera. A Pipoca mais corrosiva, por assim dizer, está ali! Mas não é só sarcasmo. Há textos tão sinceros e espectaculares que é impossível não sentirmos saudades de quando a Ana escrevia assim para os leitores. É impossível não rir com este livro.

Book Review: "Solteiros, Casados e Divorciados", de Ricardo Martins Pereira
Solteiros, Casados e Divorciados - Como Perceber a Cabeça dos Homens
Deixem-me já desiludir-vos: ninguém fica expert em compreender homens só com este livro. Não chegariam todos os livros do mundo para o fazer! No entanto, não deixa de ser interessante ler o ponto de vista do Ricardo em relação a situações pelas quais já passámos ou já vimos alguém passar. Não conhecendo nenhum homem divorciado, os capítulos dos Solteiros e dos Casados (que interpretei mais à luz de quem está numa relação) foram sempre uma boa forma de ver um bocadinho do que vai na cabeça destes seres tão complexos e por vezes irritantes!
Book Review: "O Problema Não és Tu, Sou eu", de Ana Garcia Martins
O Problema Não És Tu, Sou Eu
Dos dois livros da Pipoca de que falo aqui, este é o meu preferido. É interessante ver a evolução dela, sabem? Neste livro, a Ana dá resposta a 30 questões que, diz ela, preocupam as mulheres de 30. Na realidade, muitas delas preocupam as mulheres mais novas e, por isso, é bom ver a perspectiva da Ana e dar por mim a pensar que concordo (ou não) e a responder eu mesma às questões que são colocadas. Ao contrário do primeiro livro, este não tem conteúdo exclusivamente do blog e, por isso, é uma forma de termos um bocadinho mais da Pipoca além da versão online.

Já leram algum destes livros? O que acharam?


2 Theories So Far

  1. São três livros que estão na minha lista de leitura :).
    Acho que és uma excelente blogger, e acredito quem um dia, se continuares assim, poderás ter um blog com tanto sucesso como o da Pipoca ( os estilos de escrita são diferentes, obviamente, mas é por isso que eu sigo o teu blog).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada, querida Cherry! É tão bom ler coisas dessas :D

      Eliminar