#masterchefcádosítio presents
SUNDAY PANCAKES

Sunday morning & some pancakes
Não sou pessoa de grandes pequenos-almoços. De manhã prefiro coisas simples, que não exijam grande preparação. Aqueles pequenos-almoços com muita variedade de comida são muito bonitos... mas apenas se já estiverem à minha espera na mesa. O pequeno-almoço é aquela refeição que tomo ainda meio a dormir, logo é totalmente incompatível com trabalho. Quanto mais simples, melhor.

Hoje, no entanto, acordei com vontade de comer panquecas. Acordar com vontade de comer algo específico é, só por si, um acontecimento estranho. Então aproveitei o facto de ter acordado cedo (obrigada, mudança da hora!) e comecei a preparar um pequeno-almoço mais elaborado. Lá fui eu fazer as minhas panquecas. Já não cozinhava panquecas há muitos meses. Antes, costumava fazê-las mais regularmente. Agora parece que nunca as faço. Como sempre, não segui propriamente uma receita. Na verdade, juntei os ingredientes que queria e não me preocupei muito com seguir uma receita.

Apesar de não estar temperatura de Outono, acho que a estação combina com panquecas. E chás e bebidas quentes. Esta receita é ligeiramente saudável. Só ligeiramente, para não me comprometer. E porque não usei exclusivamente ingredientes fit. Para acompanhar, uma infusão de framboesa. Uma boa forma de começar o dia. Costumo fazer panquecas a olho, sem grandes medidas, por isso apontei as quantidades que usei hoje, para ser mais fácil repetirem a receita. Esta quantidade de massa dá para algo entre as 10 e as 12 panquecas.

Sunday morning & some pancakes
Para as panquecas:
3 ovos
2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 colher de sopa de sementes de linhaça
2 bananas
1/2 chávena de farinha
Canela q.b.

Normalmente começo por misturar a farinha com os flocos de aveia e as sementes de linhaça. É aqui que a receita peca no ser saudável. Usei farinha normal, de bolos. Mas se tiverem farinha de aveia ou um equivalente usem-no. Depois de misturar os ingredientes secos junto os ovos e mexo tudo muito bem. É nesta fase que junto a canela. A canela é que vai dar a maior parte do sabor à massa mas é mais um ingrediente opcional do que uma imposição da receita em si. Por fim, parto as bananas em rodelas não muito grossas e misturo com a massa. Também já fiz com fatias fininhas de maçã e ficou uma maravilha. Em qualquer um dos casos não uso açúcar e acho que não precisam de o fazer.

Para cozinhar as panquecas só têm de aquecer uma frigideira com um bocadinho de manteiga e depois vão fritando cada panqueca. A medida que uso para uma panqueca é de duas colheres de sopa de massa, mais coisa menos coisa. Hoje, por acaso, usei uma frigideira pequenina e por isso as panquecas ficaram com o tamanho certo da frigideira.
Sunday morning & some pancakes
Se repetirem esta receita contem-me como correu. E no Instagram marquem-me na foto e usem a minha hashtag: #masterchefcádosítio.


Share Your Theory

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.