AQUILO QUE GOSTAVA DE TER SABIDO ANTES DAS COLOCAÇÕES

Coisas que gostava de ter sabido antes das colocações na universidade
Estão quase a sair as colocações do ensino superior, não é? Aposto que, por esses lados, já há muitos nervos e alguma ansiedade. Passei por três fases de colocações por isso sei bem o que estão a sentir mas respirem fundo e aproveitem bem os últimos dias sem correrias, sem stress. Vejam filmes, séries, leiam, vejam televisão... aproveitem estes dias para descontrair porque assim que entrarem a vossa vida muda toda. Se concorreram para um curso de Jornalismo (o meu foi tirado na ESCS), este post foi feito a pensar em vocês. Se não concorreram, este post foi feito a pensar em vocês na mesma.

Bem, deixem-me contar-vos um segredo: há três anos, no dia de hoje, eu estava uma pilha de nervos e a fingir estar calma. Devorei chocolates que a minha prima ofereceu de propósito para a ocasião e tive muito medo. O dia em que saem as colocações do ensino superior é suposto ser um dos mais felizes da nossa vida mas, ainda assim, obriga-nos a passar por um certo nível de ansiedade. No entanto, como espírito certo, o dia aguenta-se. A sério que sim. Se pudesse falar com o meu eu de 2012 e de 2013, eis o que gostava de lhe dizer.

Pondera bem a concretização de cada uma das tuas opções.
Isto deveria ser feito na altura em que nos candidatamos mas, havendo falta de bom senso nessa altura, tentem prever um bocadinho da vossa vida caso entrem em cada uma das opções: onde ficam alojados, as viagens que terão de fazer, a distância do alojamento à faculdade, quem conhecem na mesma faculdade. Metam na cabeça que todas as opções são possíveis e mais vale estarem preparados para isso.

Rodeia-te de pessoas que não vão estar sempre a falar sobre as colocações.
Já é suficiente estarem nervosos, não é necessário haver alguém a lembrar-vos, constantemente, de que as colocações estão prestes a sair. Prefiram a companhia de alguém que vos distraia e que vos consiga fazer sentir descontraídos.

Maratonas de séries, de filmes ou de livros: siiiim!
Estão a chegar ao fim das vossas férias e a vossa vida vai mudar, mas, até lá, nada vos impede de fazer pipocas, reunir mais algumas gordices e ficar no sofá a ver filmes e séries horas a fio. Aproveitem a distracção, não vos faz mal nenhum!

Até ao fim do dia não te preocupes em estar sempre no computador.
Ainda por cima agora, que os smartphones têm mil e uma aplicações que permitem verificar e-mails e redes sociais, é muito mais simples. Coloca o teu smartphone a dar alertas dos e-mails, só para o caso, e sai de casa, vai passear, sair com amigos, visitar familiares... estares o dia todo a ver o computador não vai apressar os resultados.

Não há sensação que se iguale à de ver colocado em na ficha de candidatura.
Todo um mar de possibilidades, um mundo de braços abertos... aproveitem aqueles momentos, celebrem, mas tirem uns minutos para vocês, para que vos caia a ficha e percebam que aquela tão esperada etapa chegou.

Acima de tudo, aproveita.
E isto é o mais importante. Aproveitar a mudança, a celebração, a vida nova... parece assustador mas há coisas muito mais assustadoras e têm muito tempo para se preocuparem com essas!


Escrevi um texto sobre a minha experiência falhada de 2012 e sobre como ultrapassar o facto de não se conseguir entrar na universidade: E se não consigo entrar na universidade?


3 Theories So Far

  1. O meu espírito agradece por esta publicação! Nem sabes como certos pontos me acalmaram um pouco! Obrigada, a sério!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita sorte para esta fase, Lyne! Vai correr tudo bem! :D

      Eliminar
  2. Faltam 3 dias e os nervos estão mesmo a aparecer. Achei curioso o ponto de "rodeia-te de pessoas que não vão estar sempre a falar de colocações" porque optei por não contar a quase ninguém que me tinha candidatado só para não haver "pressão" por parte de terceiros.

    Obrigada pelos conselhos :)

    ResponderEliminar