HOW TO FIND FULFILLING WORK

Book Review: "How to Find Fulfilling Work", Roman Krznaric [2012]
Há umas semanas, a Joana, uma amiga minha, colocou duas ou três fotos no Snapchat que me despertaram alguma curiosidade. Eram páginas de um livro, que ela estava a ler, e as frases pareciam-me realmente interessantes. Perguntei-lhe que livro estava a ler e foi assim que fiquei a conhecer o The School Of Life, algo que mudou a minha vida.

De uma forma resumida, o The School Of Life é uma espécie de escola da vida, que nos tenta ensinar aquilo que não aprendemos na escola a sério. Além das séries de livros, há também um canal no Youtube, um site com vários conteúdos, onde podemos conhecer as escolas físicas (sim, há escolas físicas!), comprar os livros e ter acesso a toda uma panóplia de actividades associadas a este projecto.

We get so worried about regreting making a bad choice that we may end up making no decision at all, and remaining frozen in our current unfulfilling career.

O livro que a Joana estava a ler era este How To Find Fulfilling Work, do Roman Krznaric. Eu tinha terminado os meus deveres de estudante uns dias antes e achei o livro interessante, principalmente porque tinha surgido na minha vida numa altura em que eu estava prestes a entrar nesse mundo assustador de procurar trabalho e, acima de tudo, procurar um trabalho que me dissesse algo. Na parte de procurar trabalho continuo na mesma, mas o interesse pelo livro e pelo conceito da The School of Life foi tanto que não resisti a pesquisar e a ficar a conhecer melhor o livro, antes de o comprar. Comprei outro, que ainda não li, e fiquei de olho em mais alguns livros. Optei por comprá-los no original, em inglês, mas alguns volumes estão disponíveis em português.

Mas vamos lá ao How To Find Fulfilling Work. Ao longo de um mês, percorri cada capítulo com calma e tentei ter alguns momentos de introspecção sempre que terminava cada um deles porque, de facto, este livro permite-nos auto-avaliar um bocadinho a nossa vida e aquilo que queremos realmente fazer dela. Parece-me um livro mais indicado para quem está entre trabalhos ou para quem já trabalhou em alguma área. No entanto, apesar da minha falta de experiência e de estar apenas à procura do meu primeiro trabalho, acho que este livro me permitiu outro tipo de consciência a cada currículo enviado e permitiu-me também saber aquilo em que me queria focar no período em que ainda não tivesse trabalho, dure o tempo que durar.

We can easily find ourselves pursuing a career that society considers prestigious, but which we are not intrinsically devoted to ourselves.

O livro está cheio de excertos espectaculares, que nos fazem pensar um bocadinho sobre nós e que deviam servir mais vezes de inspiração para aquilo que fazemos. Além disso, é aquele tipo de livro que nos ajuda sem ser um livro de auto-ajuda, porque não o é. É, isso sim, um livro que, através de histórias inspiradoras e de exemplos úteis, nos permite ter uma visão diferente sobre a nossa vida.


2 Theories So Far

  1. Fiquei muito curiosa em relação ao livro. Adoro os excertos! Acho que seria muito bom ler esse livro, principalmente porque eu ainda não sei se estou a estudar para a profissão em que me vejo a trabalhar para toda a vida.
    Obrigada pela sugestão :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Fiquei bastante curiosa! É sempre bom debruçarmo-nos em temas destes, mesmo quando ainda não estamos na "altura" certa para o fazer! Já vai para a lista!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

A resposta aos comentários é dada na própria caixa de comentários.

Não serão aprovados comentários de carácter ofensivo (para mim, para quem possa estar mencionado no texto ou para os meus seguidores e comentadores) e/ou que atentem contra a liberdade humana. Assim como não serão aprovados comentários de ódio puro.