O TAMANHO IMPORTA?

O tamanho dos posts importa?
A discussão é mais velha do que a Sé da Guarda: até que ponto vale a pena publicar posts com apenas uma linha? Os posts só de uma linha não prestam? Já tive esta discussão muitas vezes, já a vi outras tantas e nunca escrevi sobre ela. Mas estava no Twitter a falar disto com a Carol, o Jota e a Olívia e, ironicamente, é difícil explicar o ponto de vista que temos sobre isto só numa linha (ou em poucas).

Eu tenho tendência a escrever muito. Gosto de desenvolver o que digo, gosto de romantizar e gosto particularmente de escrever coisas maiorzinhas. No entanto, de vez em quando, acho que não há problema em publicar algo curto, simples. Há coisas que fazem muito mais sentido e têm muito mais impacto se forem ditas em poucas palavras. Para quê complicar?

Aquilo que quero do meu blog é daqui a uns anos reler o que escrevi e conseguir recordar momentos que foram marcantes o suficiente para eu querer partilhá-los convosco. Sejam descritos em muitas ou em poucas palavras. Para mim não há que temer escrever publicações grandinhas. Muito pelo contrário! Acho que devemos dizer aquilo que queremos, com todas as palavras que quisermos. Isto não é um trabalho, não há limites de caracteres!

No entanto, também acho que, por vezes, uma linha chega. Em 2012 fiz uma publicação em que dizia só: Somos Porto, carago! O Porto tinha acabado de vencer o jogo que o fez ser campeão. Acho que não precisava de mais palavras. Não digo que todos os posts devam ser curtinhos, muito pelo contrário. Odeio blogs que se limitam a publicações de duas ou três linhas. Mas acho que pode e deve haver um equilíbrio e, por isso, se houver uma publicação ou outra só com uma ou duas linhas... qual é o problema?

Um dos meus objectivos blogosféricos para 2016 é registar aqui cada vez mais momentos, sejam eles merecedores de grandes textos ou sejam eles passíveis de ser descritos com uma ou duas frases que para vocês podem não dizer muito mas que fazem sentido para mim. Acho que não importa em quantas palavras dizemos algo, desde que seja aquilo que realmente sentimos.

Para mim só faz sentido assim.


16 Theories So Far

  1. Opto pelo equilibro das publicações maiores e das mais curtas porque para mim faz mais sentido! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! O equilíbrio entre ambas é o que acho que me parece fazer mais sentido :)

      Eliminar
  2. Estou contigo Sofia. Cada um escreve aquilo que quiser. O tamanho por vezes não indica qualidade, mas cada escreve o que quer e não é obrigado a dar explicações.

    ResponderEliminar
  3. Também escrevi o meu texto - enooooorme - sobre o assunto e, honestamente, gosto do equilíbrio do meu blogue (que inicialmente foi acidental mas que cumpro por uma questão de organização e estética): um post longo, outro mais curto - intercalados. E ninguém é melhor ou pior pela quantidade de palavras que utiliza numa publicação ou dos temas que escolhe abordar em cada uma delas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu dos blogs é dos mais equilibrados nesse sentido e acho que faz sentido e, aliás, é já uma "imagem de marca" para o Lucky 13!

      Eliminar
  4. Eu depende dos dias tanto posso escrever imensa coisa como uma palavra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é tão bom ter essa liberdade? :)

      Eliminar
  5. Sé da Guarda ? ahahah, por aqui diz-se "Sé de Braga" ! Muito bom xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha zona diz-se da Guarda :p

      Eliminar
    2. adoro xD e já agora, o tem blog está cada vez melhor!

      Eliminar
  6. Não podia estar mais de acordo :)

    ResponderEliminar
  7. Eu normalmente faço sempre posts longos porque lá esta gosto de explicar o meu ponto de vista mas também gosto de pôr uma frase e várias fotos...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar